quarta-feira, março 29, 2006

MNE mais uma vez sem rumo...ao Canadá

É verdade que este Ministro dos Negócios Estrangeiros já nos habituou a uma estranha forma de actuação, reactiva face às críticas e muito pouco proactiva face aos problemas que até são em grande medida previsíveis.

Este caso flagrante em que o MNE se desloca ao Canadá depois e apenas depois das muitas críticas e lamentos dos emigrantes expulsos demonstra não só a sua falta de preparação como também um populismo extremo para consumo interno e um continuar de ajoelhar perante tudo e todos no exterior.

A questão é tão óbvia e tão simples, não fosse um grave problema humano para os que foram expulsos. Mas a esses o MNE já não poder solucionar o problema, já que presumo que o MNE do Canadá não tenha a mesma política genuflectida face ao exterior.

O que parece ninguém quer dizer é que os tais emigrantes foram simplesmente borlados no Canadá, sendo (mal) aconselhados a pedir um estatuto de refugiados políticos para legalizar as suas situações. Ora, que eu sabia Portugal é uma democracia aos olhos do mundo, não repressão nem perseguição; nem sequer me parece que o primeiro destino de um refugiado de Portugal fosse o Canadá. Mas tudo isto é bastante estranho. Ao MNE não compete ir PEDINCHAR ao Governo do Canadá para que resolva o problema de quem quis fazer passar-se por refugiado, apelidando o Estado Português de não-democrático. Se houve burla, o caminho certo são os tribunais. Não vou comentar a actuação do Governo do Canadá porque parece-me que em termos formais é irrepreensível. Alias, varias oportunidades foram dadas e aproveitadas a quem se quis legalizar. E se compreendo o rídiculo da situação para o Canadá não querer aceitar refugiados politicos de um País democratico e em Paz, já nao percebo a actuação deste MNE querendo fazer passar a imagem de pregador da diplomacia mundial, acedendo a tudo e todos a bem da popularidade do MNE e em deterimento do prestigio e honra de Portugal no Mundo.

Uma palavra final para os expulsos do Canadá: lamento profundamente os dramas humanos que aconteceram e fica a minha solidariedade pelo facto de terem sido enganados noutro País, no qual procuravam uma vida melhor. So peço é que compreendam que a actuação do MNE em nada os vai ajudar; foi uma pura manobra de show off político que este MNE já nos tem habituado.

2 comentários:

raim disse...

Uma imagem para o teu post..
:o)

raim disse...

... esqueci-me... aqui....
http://raim.blogspot.com/2006/04/canadian-public-enemy.html