terça-feira, março 28, 2006

Meritocracia

Não raras vezes fico chocado. Chocado com afirmações, mas pior que isso, chocado com posições de proeminentes opinion makers (os tais que na esquerda são apelidados por intelectuais). Estas posições reflectem normalmente crenças fortes, enraizadas, roçando o dogmatismo laico. Profundo acreditar, mesmo fé.

E fico nesse tal estado de choque quando mais frequentemente do que estaria à espera observo que por essa esquerda fora parece que não é só a palavra "neo-liberalismo" que surge como uma espécie de bicho mau da humanidade. Agora também a "meritocracia" parece ser "mais um dos males do imperialismo e capitalismo selvagem". Vejo insurgentes esquerdistas atacarem a cultura do mérito como que um atentado à humanidade ou à liberdade ou mesmo ao bem-estar de todos. Incrivel...!

Como se ser-se ou tentar-se ser melhor que os outros ou pura e simplesmente ter uma vantagem comparativa (o que não significa de todo que se tenha um sentimento de superioridade) ao nível da produção seja de conhecimento, seja de rendimento seja do que for (incluíndo a cultura) seja um crime. Parece que o direito à mediocridade é adquirido e inalienável, ou mesmo uma forma imprescíndível de manter a igualdade de todos em deterimento dos níveis gerais de bem-estar, à conta do mérito de cada um.

Parece ser quase crime lesa-Pátria ser-se mais produtivo e ter-se uma remuneração do mercado em conformidade. É esta a cultura Socialista (no seu mais puro sentido ideológico que não necessáriamente do actual Governo...) que a História fez questão de ir abolindo mas cujos restícios em Portugal parecem querer continuar a minar o nosso desenvolvimento.

Liberdade é de facto um valor de Direita, porque ser-se livre é também ter a Liberdade de merecer o que aufere e auferir o que se merece!

Sem comentários: