sexta-feira, março 31, 2006

e-Goverment em Aveiro ?

Aveiro 30-MAR-2006 00:07

Aveiro lidera ranking de governo electrónico municipal Aveiro ocupa o primeiro lugar de um ranking relativo ao grau de desenvolvimento de serviços de governo electrónico municipais (eGovernment) entre 39 cidades portuguesas analisadas por um recente estudo comparativo elaborado pelo Instituto de Empresa - Business School, de Madrid, Espanha.

As cidades de Aveiro (9.75), Castelo Branco (9) e Vila Nova de Gaia (8.75) alcançam as melhores pontuações nos 16 serviços analisados segundo a unidade de medida usada pelos autores (eValor). A média nacional é de 4,7.

O estudo da autoria de José Esteves (director da Cátedra Software AG - Alianza Sumaq en eGovernment) e Bruno Sousa (estudante de informática no Instituto Superior de Tecnologias Avançadas) reporta-se a dados obtidos em Janeiro de 2006 divididos em cinco categorias: Presença na Internet, Informação Urbana, Interacção com o Cidadão, Transacção e eDemocracia.

Os serviços dizem respeito à disponibilização de impressos, operações, certificado digital, pagamentos, seguimento, pasta do cidadão, mapa das ruas da cidade, transportes, actas das reuniões camarárias, pesquisa, mapa web, correio electrónico, número de telefone, personalização móvel e participação cidadã.

Nas conclusões, os autores destacam Aveiro e Castelo Branco por estarem “num estádio de desenvolvimento bastante avançado comparativamente as restantes”.

Os resultados acabam por evidenciar que “a maioria das cidades portuguesas estão numa fase muito prematura do governo electrónico”.

Existem, contudo, várias cidades empenhadas em oferecer serviços aos cidadãos, alguns dos quais “complexos a nível transaccional e de eDemocracia”.

Indicadores

» Apenas 38,5% das cidades oferecem todos os eServiços municipais considerados básicos;

» A percentagem sobe para 92,3% nas cidades que oferecem interacção;

» Apenas 30,8% das cidades oferece serviços de participação cidadã através da Internet (com relevo para impressos, correio electrónico e telefone);

» 41,0% disponibiliza informação urbana (eServiços relacionados com a mobilidade dos cidadãos e visitantes);

» A eDemocracia é a fase que se encontra menos evoluída com apenas 30,8% de cidades a oferecer este tipo de serviços;

» O estudo constata uma enorme discrepância entre os serviços oferecidos entre cidades de um mesmo distrito ou região;

» Quando o estudo faz a comparação entre Portugal e Espanha, chega-se à conclusão que o eValor médio das cidades espanholas é superior.

in Notícias de Aveiro, 31-03-2006

[tem inclusive um link para o pdf do estudo completo sobre e-goverment do Instituto de Empresa. Aqui.]

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