domingo, dezembro 31, 2006
Feliz Ano Novo!
Que Aveiro se imponha cada vez como uma cidade com nível de desenvolvimento económico e social elevado!
Que Portugal volte a apanhar os caminhos do desenvolvimento e volte a convergir com a média europeia!
Que haja mais sorrisos! Que toda a gente tente fazer sorrir alguém! O sorriso faz milagres!
Cumprimentos a todos!
sábado, dezembro 30, 2006
Execução de Saddam
Sou peremptoriamente contra a pena de morte. Nem sequer acho que seja castigo digno dos actos hediondos praticados pelo ditador iraquiano. Simplesmente é inumano, tanto quanto ele foi.
Lei das Finanças Locais...e agora?
Nada resta agora a Cavaco do que promulgar a dita Lei, e nada mais resta ao PSD, a Marques Mendes, e o seu exército de autarcas do que aceitar esta nova legislação.
Já muito foi dito e opinado sobre esta nova Lei, mas sublinho que a grande dúvida residia na cobrança de impostos (nomeadamente de IRS) de forma diferenciada, é esta é a grande inovação desta Lei.
Agora poderá cada município determinar parte do IRS do seus municipes, criando assim uma espécie de competição inter-municipal, que no pior dos casos poderá resultar na fixação máxima de 5%.
Sempre fui grande adepto especialmente desta parte da Lei. É uma boa forma de responsabilizar os executivos pelas suas actuações. O único problema é que as consequencias da má gestão poderão não coincidir temporalmente com as más decisões... Certo é que de uma forma ou outra, quando as autarquias se colocarem em situações financeiras debilitadas, terão que recorrer à fixação de elevados valores de IRS dentro do intervalo de 5%...
Fica a esperança dos executivos locais (ao inverso do Nacional) saberem que é o menor imposto que incentiva a economia, e não o excessivo peso do Estado, que é, cada vez mais, ineficiente.
terça-feira, dezembro 26, 2006
Prenda de Natal atrasada
Um dos mais bem sucedidos programas de televisão no UK é sem dúvida o Top Gear. É um programa sobre carros, e testes sobre carros. Mas é muito mais que isso, é entretenimento ao bom estilo britânico, com humor, ar de superioridade e muito arrojo. E claro, grande orçamento para todo o tipo de exuberâncias.
Veja-se alguns dos mais marcantes episódios, disponíveis no fantástico You Tube:
Cheap Porsches
Caravan Holiday
Race London-Monte Carlo
Hydro Car
Van Challenge
E há muitos mais!
OPA finalmente aceite
Provavel é que o preço ainda venha a ser marginalmente aumentado (fugindo ainda aos 5% legais obrigatórios) assim como alguns remédios contestados ou negociados. Parece no entanto já inevitável a compra. A PT pode ter ainda uma palavra a dizer, sendo que nesta altura claramente terá mais a ganhar em negociar directamente com a Sonae.com.
De referir que a PT continua a ser negociada acima do preço oferecido pela Sonae.com.
Mensagens de Natal
José Socrates preferiu usar um estilo "Conversas em Família" para fazer mais marketing político no Dia de Natal, enquanto D. João Miranda e D. José Policarpo preferiram fazer alusão ao valor da vida Humana, condenando a opção pelo aborto. Já Bento XVI também defendendo o valor da vida Humana, fê-lo na perspectiva da eutanásia, resultado da polémica criada pela morte assistida de um doente terminal em Itália. O facto é que na crença católica, Cristo passa por dor e sofrimento para Se e nos salvar. Também os seus pais não tinham condições económicas nem sociais para ter um filho e mesmo assim tiveram-No. Esta perspectiva da Fé é inatacável e intocável sob o ponto de vista dogmático católico.
Boxing Day
Várias explicações sobre o dia aqui.
sexta-feira, dezembro 22, 2006
A todos os leitores e amigos...
quarta-feira, dezembro 20, 2006
Continua a onda de fusões de mercados
Finalmente foi aprovada a fusão entre a Euronext e a NYSE (New York Stock Exchange), com esta a pagar 10,8 mil milhões de Euros pela europeia constituída pelas Bolsas de Lisboa, Amesterdão, Bruxelas e Paris e ainda do mercado de derivados Euronext Liffe (London International Financial Futures Exchange).
Fica só a faltar a fusão com o LSE (London Stock Exchange) para este "espaço" abarcar todas as principais empresas do mundo, e tornar-se "o" mercado global.
Para já, isto significa logo à partida maior liquidez e menores custos para os investidores, o que é necessariamente um excelente ponto de partida. Esta tendência parece ser inevitável e os mercados não vão conseguir evitar a globalização do planeta...
Carta Educativa CMA
Na parte onde se tenta perspectivar a evoluação futura da população, chamar "Metodo de Regressão Linear" baseado em duas observações, indicando inclusive o que chamam "Coeficiente de Correlação (r)" como sendo igual a 1 (curiosamente, logo o valor máximo que este indicador pode tomar) só pode ser apontamento humorístico. Este indicador que curiosamente se chama coeficiente de determinação, mas usualmente apelidado de R quadrado (R^2) é perfeitamente inútil numa regressão linear de apenas duas observações, o que impossibilita logo à partida a existência de resíduos. A Regressão sofre de homocedasticidade. Por outras palavras, não vale nada. Alias, uma regressão com duas observações é uma regra de 3 simples, ou uma extrapolação. Não é rocket science. O coeficiente de correlação representa-se pela letra grega ró e obviamente que assume o valor 1.0 neste caso.
Mas noto o bom o humor em colocar esta metodologia tão complexa. Espero que não tenham precisado sequer do Microsoft Excel para fazer isto...
Pareceres Jurídicos
Gasto, por outro lado, que não houve com este parecer grátis do ex-Presidente da CM de Aveiro sobre o Orçamento de 2007.
Lá diz o actual Presidente Élio Maia, o que é preciso é rodearem-se de bons juristas...
segunda-feira, dezembro 18, 2006
Pendurar as botas
É assim a minha relação com o Basquetebol. Desde os 9 anos (1990/91) que pratico Basquetebol, já lá vão quase 16 anos, de forma quase ininterrupta. Ou seja, 64% da minha vida foi de alguma forma ligada a este desporto. Abdiquei de muita coisa durante todo este tempo, mas agora o fim parece inevitável. E digo-o com tristeza e muita emoção.
No passado Domingo foi o meu último jogo oficial. Hoje já sinto falta dessa adrenalina.
Foi uma carreira com pontos altos e baixos, mas sempre com muita alegria e acima de tudo com muitas amizades. Desde jogadores, adversários e colegas de equipa, a treinadores, dirigentes, arbitros e equipas médicas. Gosto de pensar que fiz muitos amigos durante todo este tempo. E isso deixa-me feliz.
Num momento destes, não posso deixar de me lembrar de todos os treinadores que tive, por ordem cronológica tanto quanto possível:
Paulo Calisto Lima (Minis e Infantis, Galitos); Rui Neves, Sr Nogueira (Minis, Galitos), Paulo Brinca (Cadetes, Jun B e Séniores, Galitos); Prof. Caciano (Selecção Distrital de Infantis), Pedro Cura e João Cura (Selecção Distrital de Juniores), Artur Lima (Selecção Nacional de Cadetes), prof Eduardo (Selecção Distrital Cadetes), Tam Ling, prof Olímpio (Selecção Nacional de Juniores, CAR Figueira Foz), prof Carlos Gonçalves (Selecção Nacional de Juniores, CAR Figueira Foz), Miguel Coelho (Jun A, Galitos e SC Beira-Mar), Carlos Cabral (Galitos), Fernando Santos (UA), prof Dinis (Jun A e Séniores, SC Beira-Mar), e João Miguel (Séniores, SC Beira-Mar).
Espero não me ter esquecido de ninguém. Uma palavra de saudade para o prof. Caciano e o prof Olímpio que infelizmente já nos deixaram, e também para o meu grande amigo Rui Roxo, que também perdeu a vida ainda jovem, com um grande futuro à sua frente.
Gosto também de lembrar de títulos e factos marcantes, como sendo, o título de Campeão Distrital de Juniores B, de Vice-Campeão Nacional de Juniores B, de Vice-Campeão Distrital de Cadetes, o de Campeão do Torneio Inter-Associações de Cadetes, o Campeão duas vezes do tornieio de Selecções Distritais, em Juniores e Cadetes, o de duas vezes Campeão Distrital de 1x1 em Cadetes, as 5 internacionalizações em Cadetes, incluíndo a participação na fase de qualificação para o Europeu, a presença na Selecção de Juniores no Centro de Alto Rendimento da Figueira da Foz, o título de Campeão Nacional de 3x3 da Sumol e presença no Europeu Universitário, pela Universidade de Aveiro; por último, a primeira experiência como treinador, treinando a equipa feminina de iniciadas do SC Beira-Mar.
1990-2001 Clube dos Galitos (Minis, Infantis, Cadetes, Jun B, Jun A e Séniores)
2001-2004 e 2006 SC Beira-Mar (Jun A e Séniores)
Acaba aqui a história. Fica a memória e acima de tudo os amigos que fiz ao longo de 16 anos na modalidade. A todos, o meu obrigado. Até sempre!
sexta-feira, dezembro 15, 2006
Standard & Poor's alerta
A agencia de rating S&P alerta para os perigos da descentralização de serviços do Estado para as Autarquias, nomeadamente a saúde, educação e acção social. Segundo a S&P o financiamento destas áreas pode ser problemático, visto não ser linear ainda a forma de transferência do Estado Centro para o Local e o espaço de tempo entre a transferência e a necessidade de cobrir a despesa poder vir a criar enormes carências. Por outro lado, é ainda sublinhado o facto dos custos poderem crescer acima das expectativas. O exemplo de Espanha é considerado sintomatico, onde as transferências se revelaram insuficientes.
Não obstante, a S&P considera o documento da Lei das Finanças Locais positivo, alertando ainda no entanto para a probabilidade do risco de crédito das autarquias se vir a degradar.
adaptado de Jornal de Negócios, 15 de Dezembro 2006.
quinta-feira, dezembro 14, 2006
Banco BIG reforça presença na FNAC
Desde alguem tempo que o Banco BIG tem iniciado o seu processo de expansão, abrindo balcões em Lisboa, Porto e Braga, e com presença também na FNAC com kits de investidor.
Esta relação torna-se agora reforçada, com abertura também de postos de informação. Uma forma diferente de atrair investidores.
Ver mais aqui.
EDP vende parte da participação na Sonae.com
Não se poderá talvez dissociar esta venda da operação de aquisição em curso, sendo talvez este um sinal que nem tudo poderá correr como esperado na aquisição da PT por parte da Sonae.com. O tempo fará questão de elucidar.
ver notícia
quarta-feira, dezembro 13, 2006
Alterações na Justiça
Como é óbvio, o principio da intenção tem um proposito único: afastar possíveis acções.
Mas a questão possivelmente não será tão simples: serão aqueles para quem os honorários representam uma significativa sobrecarga financeira os responsáveis pelo excesso de processos? Será exequível e justo que alguem que à partida desconhece o desfecho da decisão e que até nem possa pagar altos honorários seja obrigado a pagar honorários de advogados de renome? Haverá mais e melhor justiça? Não será este apenas mais um entrave ao uso da justiça para aqueles que menos possibilidades económicas têm? Em que é que esta medida afecta os grandes utilizadores da justiça em Portugal, nomeadamente, grandes empresas?
Por último, não tendo directamente a ver com esta proposta mas sendo um assunto que vem preenchendo a comunicação social: e a corrupção? Que medidas se propõe para combater este mal que todos parecem saber existir e ninguem parece conseguir provar? Não será esta outra forma do Governo atenuar as críticas que os próprios membros do PS (como Cravinho) vêm fazendo à inoperância governativa face a este mal da nossa sociedade?
Sem justiça celere e eficiente não há economia de mercado que resista. Mas justiça celere e eficiente atinge-se com leis menos complexas, e por conseguinte mais dificeis de contornar, e mais práticas.
terça-feira, dezembro 12, 2006
desCarrilho
Um debate a desproposito foi o que se pode assistir ontem no Prós e Contras. Um presidente que se expos à oposição num debate publico extra-reuniões camarárias. Uma oposição fechada nas suas palas políticas (casos de Rubens Carvalho do PCP e Sá Fernandes do BE), uma outra oposição acabadinha de chegar e com trabalho com qualidade a mais realizado (caso inegável da Maria José Nogueira Pinto) e por fim...Carrilho. Falta a reuniões, quando vai não diz nada. E sejamos honestos, não terá muito a dizer... Foi um flop esta escolha do PS. Carrilho não tem perfil de autarca, não tem conhecimentos técnicos e desCarrilha-se em argumentos filosóficos pouco concretos e acima de tudo muito aborrecidos. E ainda tem lata de vir a estes debates...
PS.: enganei-me na foto.
Orçamento de 191 Milhões votado amanhã
Crise no Hospital de Aveiro
Ponto Final. ( II )
Afinal a CMA não assume a totalidade da dívida da SAD Aveiro Basket como havia sido noticiado. O Executivo - e bem - assume a responsabilidade total da dívida que lhe cabe como detentor de 40% do capital.
Fica assim o assunto esclarecido. Ver aqui.
segunda-feira, dezembro 11, 2006
Ainda a Turquia e a UE
A questão parece complexa, mas no fundo resume-se a alguns aspectos-chave:
- Chipre e Grécia
- Islamismo
- Geo-estratégia europeia
- Comércio
Chipre e Grécia
Para mim é bastante claro: qualquer País que não reconheça a existência de um Estado-Membro de plenos direitos da UE não pode ser aceite como membro. É também a posição da Comissão e de outros Países, onde se encontram obviamente o prórpio Chipre e também a Grécia.
Aceitar que um Paíse entre na UE mesmo ocupando parte do território cipriota indevidamente é já de si uma grande abertura negocial. Aceitar a sua entrada sem reconhecer o próprio Estado de Chipre é perfeitamente inaceitável. Independentemente das dificuldades políticas internas que possa ter.
Por outro lado, também a Grécia é ainda forte opositor à entrada da Turquia por razões históricas perfeitamente compreensíveis. A abertura de fronteiras entre estes vizinhos e inimigos de longas e inumeras guerras é manifestamente ilusório. Até porque ambos mantém uma forte componente militar nas respectivas fronteiras, incluindo tropas gregas em território cipriota.
Islamismo
Será talvez o aspecto menos discutido, mas mais pensado. Até aqui a Europa e a UE discutiam economia, política e comércio. Com a entrada da Turquia terão que repensar questões perfeitamente aceites desde há muito em termos culturais, que se para nós membros são tidas como naturais, para um país islamico pode representar uma afronta. Resta saber até que ponto a Europa está preparada a ceder, ou se será a Turquia a ter que mudar...
Geo-Estratégia
Este ponto parece ser fundamental para a UE, caso contrário não estaria tão empenhada e a abrir mão de tanta coisa para aceitar a Turquia. É claramente um passo perigoso e arriscado, mas uma forma pacífica de se implementar uma cultura europeísta no médio oriente. Uns podem chamar-lhe imperialismo do SecXXI, eu chamar-lhe-ia a guerra politico-económica pelo controlo e influência do centro do Planeta desde sempre: o médio-oriente. Quanto estará a UE disposta a pagar por esta decisão estratégica, é o que os desenvolvimentos das negociações irão dizer.
Comércio
A Turquia é indubitavelmente um grande mercado o maior a ser inserido na UE por adição de um membro desde a sua constituição. Desde logo pode representar um grande folego para a lenta e conservadora economia europeia. Também para a Turquia é uma oportunidade de crescer e de se desenvolver, como talvez nunca teve. Também por isto a adesão da Turquia pode significar um sinal positivo para o médio-oriente.
Por outro lado, pode também signifcar o agravar de diferenças e acelerar processos de fortificação de fronteiras que necessariamente tem que acontecer para com os países vizinhos. Isto sem esquecer a questão dos Curdos, ainda por resolver.
Fica a reflexão.
domingo, dezembro 10, 2006
Morte de Augusto Pinochet
Morreu hoje um dos mais sangrentos ditadores da América Latina. Nos últimos anos da sua vida teve que lutar contra a doença e contra a justiça, que apesar de tudo nunca o conseguiu condenar convenientemente. Fica a História.
sexta-feira, dezembro 08, 2006
Sugestão de Leitura de WC
"Eu, Carolina - a história verdadeira" por Carolina Salgado.
A polémica autobiografia da mulher de 29 anos de idade, que foi companheira de Pinto da Costa.
Credibilidade é a palavra-chave para se abordar o livro.
11eur é o preço. Pelo conteúdo do livro, bem que a autora irá precisar dos lucros para se livrar dos ataques dos visados. Legais ou não.
quinta-feira, dezembro 07, 2006
BCE aumenta novamente taxa de juro
A par desta subida, o Banco Central inglês decidiu manter a sua taxa em 5%.
Mais tarde, em declarações à imprensa, o presidente do BCE Jean-Claude Trichet, reforça a ideia de que é necessário resfriar as pressões inflacionistas na zona euro, sendo portanto mais claro que o aumento até aos 4% é quase inevitável. Trichet vincou a importancia dos agentes não subirem os salário mais do que o previsto, devido ao risco que tal representa. Tal declaração, apesar de aparentemente anti-popular não é mais do que alertar os agentes (trabalhadores incluidos) para o perigo da ilusão monetária que se pode sofrer na Europa devido à inflação excessiva. Não deixa de ser estranho que no meio de tudo isto, o Governo português venha aumentar o salário minimo, numa acção contra-ciclo perfeitamente contra-indicada...
quarta-feira, dezembro 06, 2006
O barco vai à deriva...mas afundam-no ainda mais
1. O SMN estava indexado às pensões. O Governo desligou as pensões do SME e aumentou-o. Os pensionistas perdem a dobrar, na alteração do sistema de cálculo e previsivelmente em termos de poder de compra real.
2. O SMN obriga as empresas a pagar salários superiores pela mesma produtividade. Perde-se competitividade.
3. Quer-se salário garantido legalmente superior, com os mesmo direitos laborais. Ou seja, compara-se o SMN português aos restantes da UE, mas não se igualam as leis laborais. Resultado: perda de competitividade e ainda maiores dificuldades nas empresas, que terão de pagar mais aos trabalhadores que já têm, sem oportunidade de poder adequar a produção (oferta) à procura. Desastroso.
4. Maior SMN significa maiores encargos para as empresas. Muitas delas não sobreviverão. A quantificação de salários por decretos legais é contra as leis do mercado. Resultado: mais desemprego, menos oportunidades para os jovens e manutenção de industrias pouco produtivas e inovadoras.
5. O aumento agora anunciado é ilusório em termos monetários. Vai aumentar o trabalho precário e o desemprego.
6. O País não tem condições para tal aumento rígido. O fim do SMN faria maravilhas pelo sistema. O argumento de que é o SMN que mantém o nível mínimo de rendimentos é falacioso: é como manter um paciente doente dando-lhe medicamentos a mais. Deixemos o mercado funcionar. SMN não significa mais emprego, assim como flexibilidade não significa desemprego. Eu diria que é mais o inverso.
Em conclusão: troca-se alegremente poder de compra real de pensões, por poder de compra nominal da população activa; troca-se competitividade, por paz social; troca-se inovação e mão-de-obra qualificada jovem, por manutenção de empregos precários e não-qualificados; enfim, mais um vez, a geração que hipotecou as finanças públicas desde 1974, continua a hipotecar as gerações vindouras e ainda onera os pensionistas! A História julgará este Governo, já que a população não o vai fazer.
Galp com energia!
Ponto Final.
O OLN notíciou ontem a extinsão da Sociedade Anónima Desportiva Aveiro Basket, decisão tomada em Assembleia Geral de Accionistas.
Só não percebi muito bem a parte que diz que só a Autarquia irá assumir as dívidas, no valor de 850 mil euros, sendo que apenas detém 40% do capital. De referir que o SC Beira-Mar ao que foi noticiado na Aveiro FM, não se fez sequer representar.
Aposto que se fossem lucros as coisas não eram distribuidas da mesma maneira. Sociedades destas também quero!
A vergonha da nação
Agora não há solução: ou se volta a julgar um caso já prescrito (contrariando todos os princípios do Direito português) ou mantém-se a vergonha.
Porém, todo este caso ja tem várias décadas para servir como único argumento da oposição social-democrata para confrontar o actual Governo...
Raúl Almeida em entrevista ao DA
AdC dá mais um sim à OPA
Mas em relação à OPA, que já foi lançada praticamente há um ano (!!!), a AdC parece dar o seu aval, mesmo tendo em conta a posição da Anacom, porque ao que parece inclui as recomendações desta nos remédios apresentados. Veremos se remédios a mais não vão por os pacientes "doentes".
Ver mais aqui.
segunda-feira, dezembro 04, 2006
Chavez vence e dedica vitória ao povo Cubano
Os EUA quando quase se viam livres de Fidel, agora deparam-se com um novo regime socialista, este bem maior e mais influente em termos regionais...
quinta-feira, novembro 30, 2006
Galp aumenta lucros
O facto é que os resultados financeiros da Galp subiram no 3º trimestre em comparação com o igual periodo de 9 meses do ano anterior.
Com este anuncio o título em bolsa sobe 0.78% para os 6.48Eur (às 11h00), um aumento de cerca de 11% desde a sua estreia em bolsa.
Mais info aqui.
CMA organiza jantar
O respasto será no Parque Expo, dia 9 de Dezembro, pelas 20h.
quarta-feira, novembro 29, 2006
A UA e o MIT...
Flexigurança, mais um peso na balança comercial
Claro que é mais fácil justificar um modelo estrangeiro, importado, do que um criado por nós, adaptado à realidade, o que não implica necessariamente que a Flexigurança seja melhor que uma flexibilização do mercado laboral já ha muito idealizado.
De qualquer forma, esta flexibilização do factor trabalho é essencial para a competitividade, sendo que o exemplo escandinavo só demonstra como tal não implica que haja menor responsabilidade social ou desrespeito pelos trabalhadores. Implica antes abdicar de alguns direitos, para se obter outro tipo de benefícios... Como em tudo na vida, e como Friedman dizia: não há tal coisa como almoços grátis. Ou seja, dificilmente não nos deparamos com trade-offs... Uma coisa é certa, a rigidez do trabalho tem restringido a sufocado a nossa economia e levado aos niveis de falta de competitividade que temos; por outras palavras, desemprego. Mas há um aspecto em que os críticos a esta forma de ver o mercado de trabalho tem razão: resulta melhor com trabalhadores qualificados, caso contrário, as empresas tendem a trocar trabalhadores caros por outros mais baratos e mais jovens, já que a qualificação baixa assim o permite, sem perdas para a empresa ao nível da produtividade...
OPA sobre a PT: Anacom impõe-se
Ver mais aqui.
terça-feira, novembro 28, 2006
Papa Bento XVI não beija o chão da Turquia
Pois é. Estavamos habituados a que pelo menos na primeira visita a um Estado o Papa beijasse o chão mal saisse do avião. Tal não aconteceu. Para todos os efeitos, este é um acto político muito relevante.
A Turquia há muito que deseja a entrada na UE, não obstante a sua intransigência no caso de Chipre, assim como varias violações de direitos humanos, incluindo falta de liberdade religiosa e de expressão. O Papa vem agora desmentir Ratzinger, apoiando esta vontade da Turquia de se juntar à Europa.
No entanto, esta visita acaba por ter outros desenvolvimentos conexos e paradoxais. Desde logo a aproximação ao líder turco dos Ortodoxos Cristãos, o que se apresenta per se como mais uma curiosidade. Bento XVI deseja aproximar-se dos Ortodoxos, ou seja, do Patriarcado de Constatinopla (hoje Istambul), Igreja centrada em muito na Grécia, o principal opositor à entrada da Turquia na UE, por motivos religiosos (também), mas essencialmente por motivos de ordem histórica e militar.
Agradar a Gregos e Troianos (Turcos) ?
As ideias de Sócrates
Estradas. Muitas estradas e autoestradas à volta de Lisboa.
segunda-feira, novembro 27, 2006
As ideias de Mendes
Sim, mais subsídios para uma economia subsidio-dependente devia resolver o problema de competitividade em Portugal... Quando é que se percebe em Portugal que a competitividade não surge do apoio estatal seja ao que for, mas sim da eficiencia e capacidade de criar valor face aos concorrentes? Mais: que não vale a pena estar a sustentar um tecido empresarial moribundo, quando se deve antes criar condições fiscais e administrativas para que seja mais facil investir e atrair investimento? Com líderes da oposição de centro-direita assim, não vamos la. Ah! É verdade, o PSD afinal não é de centro-direita, Pacheco Pereira dixit.
Nobre Guedes no Porto
Parece cada vez mais evidente que Nobre Guedes poderá surgir como candidato à liderança do CDS, tal como ao que parece admitiu no Porto na passada quinta-feira.
E sejamos sinceros, depois das cada vez mais aborrecidas, tristonhas e sombrias aparições do actual líder nos meios de comunicação, só posso desejar que esteja para breve esta mudança. Ribeiro e Castro não tem carisma, não tem presença não tem imagem, não tem discurso. Dúvido que tenha sequer ainda apoio interno.
PCP e a democracia
Nem a deputada Luisa Mesquita esteve bem (porque ao que parece faltou ao compromisso com o PCP), nem tão pouco o PCP ao impor uma regra no minimo discutível. Chega de hipocrisias: o PCP é tudo menos um partido democrático, e a cada passo que dá mais ortodoxo parece ficar. Em vez de se adaptar às novas realidades do sec.XXI, continua preso a um passado e a uma História que em muitos casos é verdadeiramente lamentável.
Uma coisa é certa: nunca se falou tanto de Luisa Mesquita como agora. E só por este caso se soube "o quão útil tem sido para os trabalhos do Parlamento".
PS ri-se do mal dos outros
Dificilmente compreendo que um partido que é Governo possa estar tão preocupado com questões internas dos seus opositores, fazendo política ao nível mais ao nível do chão, em vez de se preocupar em fazer política a sério, decidindo em vez de maquilhar. Normalmente só se começa a olhar para o lado quando internamente há problemas. Parece-me o primeiro sinal de que algo não vai bem por aqueles lados.
quinta-feira, novembro 23, 2006
A lógica da batata...frita
Descobriram a pólvora: que o IVA é o imposto que mais facilmente se cobra e mais dificilmente se foge, já todos sabemos. Que está demasiado elevado (tendo em conta que se paga efectivamente os outros) também.
Isto mais não foi que um atestado de incompetência do Estado para fazer-se cumprir.
Se ouvissemos os responsáveis dizer que não deveriam cobrar os rendimentos mas antes o consumo, aí sim, teriamos política.
E já agora, se percebessem pelo caminho que o aumento de IVA sem a respectivo abaixamento de IRS ou IRC tornou o País muito pouco competitivo, também ajudava...
Alunos do Secundário
Cavaco mete o nariz na AdC
A atitude não é muito saudável, no entanto, poder-se-á considerar já um caso extremo de demora e arrastamento de um processo que a bem dos mercados de capitais e da capacidade de atracção de investimentos e principalmente de investidores, já deveria estar resolvido. Alias, espera-se que a AdC aprenda com este erro e esperar-se-á que das proximas vezes a resolução seja mais celere.
Claramente, a cooperação estratégia está aqui a funcionar. Não chegando o apoio diria incondicional que Cavaco declarou ao Governo de Sócrates na sua entrevista recente, vem agora dar uma ajuda importante num campo onde o Governo por questões institucionais quer de independência da AdC quer de interesse directo (é accionista da PT) não deveria intervir.
De qualquer forma, o que interessará mais aqui é o resultado final, ou seja, uma decisão da AdC já que não rápida, ao menos que seja eficiente e ajustada.
segunda-feira, novembro 20, 2006
Sonae.com não distribui dividendos nos próximos 5 anos
Mau? Claro que não. Uma empresa que acaba de fazer uma OPA à PT Telecom, se vir esse seu intento concretizado, tem certamente em mãos muitos projectos NPV positivos por onde canalizar os seus excess cash. E como tal, não faz sentido libertar fundos da empresa através do pagamento de dividendos, quando é precisamente investindo que maximizará o valor das suas acções e, consequentemente, maximizar a riqueza dos seus shareholders. Política portanto muito acertada da Sonae.com.
ver notícia aqui.
M&A: LSE rejeita oferta do NASDAQ
Continua a onda de integração das principais praças de mercados de capital mundiais. Depois dos rumores sobre a Euronext poder juntar-se à NYSE, surgiu agora a oferta do NASDAQ sobre a London Stock Exchange, no valor de 3.98 mil milhões de euros. A LSE já rejeitou a proposta.
No entanto, resta saber como e quando vão terminar estas ondas de concentração bolsistas, ou se é que se poderá evitar a globalização dos mercados nas suas diversas praças. O que se assiste hoje é uma nova revolução no mercado de capitais cujas consequencias ainda são dificeis de prever, sendo certo que a liquidez e redução de custos de transacção so podem sair favorecidos.
domingo, novembro 19, 2006
Milton Friedman (1912-2006): o Professor Liberalismo
Faleceu o homem, fica o pensamento e o conhecimento. Milton Friedman é considerado por muitos com o pai do Liberalismo Económico. Prémio Nobel em 1976, dedicou toda a sua vida à investigação científica. De todo o seu trabalho, destaca-se sempre a primasia que dava à liberdade de escolha individual.
Da autobiografia que está publicada no site da Fundação Nobel, destacaria esta passagem, pela simplicidade e humildade do início de uma carreira notável de um génio:
"(...)I was graduated from Rutgers in 1932, financing the rest of my college expenses by the usual mixture of waiting on tables, clerking in a retail store, occasional entrepreneurial ventures, and summer earnings. Initially, I specialized in mathematics, intending to become an actuary, and went so far as to take actuarial examinations, passing several but also failing several. Shortly, however, I became interested in economics, and eventually ended with the equivalent of a major in both fields.(...)"
Ver:
Orbituary
Bio e Publicações
Auto-Bio
quinta-feira, novembro 16, 2006
Queridos Inimigos: Onde a lealdade termina...
I Congresso Regional de Turismo
Durante dois dias, discutiu-se a problemática do Turismo para a região da Rota da Luz na AveiroExpo.
Do Congresso em si, há que com certeza louvar a iniciativa e toda a organização, embora tenha apostado mais na quantidade que qualidade...
Contudo, um dos maiores problemas e ameaças que se deparam não foram convenientemente debatidos, ou seja, como vai ficar a distribuição geográfica e administrativa das regiões de Turismo, onde caberá a região da Ria de Aveiro nessa distribuição, e será essa distribuição eficiente e em conjugação com as idiossincrassias e identidades locais e regionais...
Mais do mesmo...
"Está a ser um dos melhores Governos da democracia. " Sobre o actual Governo de Sócrates
"Quem está com reumatismo autárquico é o Dr. Élio…"
"Renunciei ao mandato porque não tenho condições profissionais para assumir a vereação e creio que as pessoas compreendem que me candidatei a presidente, não a vereador."
"Uma fantástica obra de que muito me orgulho." Quando questionado para avaliar o seu trabalho na CMA
"O novo parque escolar, por exemplo. Mas a minha lista de projectos fantásticos que Aveiro devia fazer continua a ser enorme… "
"Não cometi grandes erros como presidente. Talvez o de não ter previsto uma recessão de quatro anos, quando tinha tantos investimentos em curso. Mas também ninguém previa… "
"O que se está a passar com este executivo é mau demais. Respeito muito os vereadores Capão Filipe e Jorge Greno. Sei como devem estar a sentir-se por integrarem um executivo sem liderança, sem rumo, sem rigor, sem rasgo e sem estratégia. "
Ler entrevista completa aqui.
terça-feira, novembro 14, 2006
Sugestões de Leitura (II)
Sugestões de Leitura (I)
Santana Lopes conta a sua versão dos acontecimentos do Governo de 2004. "2004: Percepções e Realidade".
Críticas a Durão Barroso, a Marcelo Rebelo de Sousa, a Cavaco Silva e também, obviamente, a Jorge Sampaio. Quer se goste quer não se goste da personagem, é inegável que não teve a vida nada fácil enquanto Primeiro-Ministro. Durão foge para a Europa, Cavaco estava preocupado com as eleições para a PR e Sampaio diz-se que actuou em benefício do PS... Convenhamos, por muito que soe a teoria da conspiração, há com certeza muita verdade nesta versão, até porque muito disto bate certo...
segunda-feira, novembro 13, 2006
The Poppy Appeal
History of the Poppy Appeal
The first official Legion Poppy Day was held in Britain on 11 November 1921, inspired by the poem In Flanders' Fields written by John McCrae. Since then the Poppy Appeal has been a key annual event in the nation's calendar.
How the Poppy Appeal began
Some of the bloodiest fighting of World War One took place in the Flanders and Picardy regions of Belgium and Northern France. The poppy was the only thing which grew in the aftermath of the complete devastation. McCrae, a doctor serving there with the Canadian Armed Forces, deeply inspired and moved by what he saw, wrote these verses:
In Flanders' Fields
John McCrae, 1915
In Flanders' fields the poppies blow
Between the crosses, row on row,
That mark our place: and in the sky
The larks, still bravely singing, fly
Scarce heard amid the guns below.
We are the dead.
Short days ago
We lived, felt dawn, saw sunset glow,
Loved and were loved, and now we lie
In Flanders' fields.
Take up our quarrel with the foe;
To you from failing hands we throw
The torch; be yours to hold it high,
If ye break faith with us who die
We shall not sleep, though poppies grow
In Flanders' Fields
On the eleventh hour of the eleventh day of the eleventh month in 1918, the First World War ended. Civilians wanted to remember the people who had given their lives for peace and freedom. An American War Secretary, Moina Michael, inspired by John McCrae's poem, began selling poppies to friends to raise money for the ex-Service community. And so the tradition began.
The Poppy Factory
In 1922, Major George Howson, a young infantry officer, formed the Disabled Society, to help disabled ex-Service men and women from the First World War. Howson suggested to the Legion that members of the Disabled Society could make poppies and the Poppy Factory was subsequently founded in Richmond in 1922. The original poppy was designed so that workers with a disability could easily assemble it and this principle remains today
http://www.britishlegion.org.uk/
http://www.poppy.org/
O lado negro da Economia Portuguesa
Culpa do neo-liberalismo ou excesso de Estado?
Salário Minimo...para que te queremos?
Mas falemos em concreto. Vários países da Europa desenvolvida não tem SMN e no entanto não se tem notícias de revolta social ou mesmo situação de absoluto desespero de desemprego ou nem sequer revolta por salário baixos. De referir que nestes países se inclui não só os Escandinavos, mas também curiosamente a Grécia...sim, esse país que até ha bem pouco tempo era menos desenvolvido que Portugal...
Enfim...
Em minha opinião um dos grande erros de Abril - do distante ano de 1974... - foi precisamente o aumento em quase 40% dos salários e respectivo SMN. Erro porque teve o efeito contrário ao que normalmente os ideologos de esquerda proclama, ou seja, criou inflação e em ultima análise, desemprego e perda de poder de compra real...
Com este aumento estupido - e sim, estou a medir bem as palavras - , que este GOverno quer impor, que nos poderá acontecer? Tudo! Parece que os ares do Congresso do PS afectaram e esquerdizaram a cabeça do nosso PM... AUmentar o SMN para 400 eur !?!? COmo se fosse o Estado a ditar essas regras... Se o mercado disser que o SMN devia ser 300 (o mercado nem sequer deve ter valor minimo estabelecido...) entao 400eur significa a ruina de muitas empresas, e logo muito maior nivel de desemprego... Claro está que esta forma de influenciar a economia é altamente errada, é intervencionista no pior sentido da palavra e pode ter consequencias ruinosas...
domingo, novembro 12, 2006
Paulo de Macedo, impostos e salário
Paulo de Macedo foi, como todos sabemos, sequestrado do sector privado (Milenium BCP) para a Inspecção de Impostos, mantendo o seu salário.
A grande polémica sempre foi o montante do salário, nunca os resultados do seu trabalho, que aliás sempre foi elogiado.
Agora, ou aceita reduzir o salário em 80% ou tem que abandonar o cargo.
A pergunta impõe-se: numa análise custo-benefício, é mais rentável ao Estado manter este profissional nos seus quadros ou poupar os tais 80% do seu salário. Neste caso, nem sequer parece haver grandes dúvidas.
Contudo, nada melhor que o mercado para fazer as coisas andarem. Quadros como este não se encontram em qualquer esquina - leia-se fila de espera dos boys partidários do PS e PSD. Quadros como este tem alternativas no sector privado, e como tal, sugerir diminuição de salário é o mesmo que convidar a sair, pois de certo não faltarão convites.
Este foi durante muito tempo um raro exemplo daquilo que o Estado até pode fazer. Ou seja, contratar caro, mas bem, usando as ferramentas do mercado. A alternativa, ja sabemos, é contratar boys em massa, vindos das infindáveis listas de carneiristas e seguidistas e tachistas dos grandes partidos. Que nem auferem grandes salários em termos absolutos, mas termos de eficiencia e competência, deixam obviamente muito a desejar...
Mas pasme-se, o Governo parece querer dar-se ao luxo de prescindir dos serviços de Paulo de Macedo... Esperemos que o seu eventual sucessor esteja à altura, com salario 80% inferior...
quinta-feira, novembro 09, 2006
quarta-feira, novembro 08, 2006
Guerra no Iraque faz primeira vítima na Casa Branca
Donald Rumsfeld foi afastado por Bush. Apesar de todas as alegações à falta de inteligencia do Presidente Americano, Bush teve uma leitura impecável dos resultados para o Congresso.
Rumsfeld é odiado por muitos democratas e já nao é respeito no exército. Bush so agora percebeu o quanto as suas políticas militares estavam a prejudicar a sua imagem. As eleições confirmaram-no.
Resta saber se este afastamento de Rumsfeld está mais ligada a uma mudança de política face ao Iraque, se ligada a uma salvaguarda da imagem de Bush, ou se pura resposta ao resultado eleitoral.
O nome avançado para substituir Rumsfeld pode indicar que talvez ja esteja a ser preparada a saída do Iraque. Robert Gates já estava a comandar um dossier para estudar a saída do Iraque, pelo que é bem provavel que a sua nomeação para Secretário da Defesa possa mesmo significar uma mundaça de atitude no Médio Oriente.
Sobra Cheney...
I Congresso Regional de Turismo da Rota da Luz
Vários paineis discutirão diversas temáticas relacionadas com o Turismo da Região, a saber (programa definitivo):
terça-feira –14
09H30 –10H30
Sessão de Abertura
Jorge Umbelino–Vogal Conselho Directivo Turismo de Portugal
Jorge Greno-Vereador da C. Municipal de Aveiro
Pedro Silva-Presidente Região de Turismo Rota da Luz
10H30-11:30
1ºPainel Hotelaria e restauração: as realidades do sector
Óscar Damaya-Representante dos Hoteleiros da Rota da Luz
Cláudia Rebelo–Casa de Cela (TER)
João Panão–Restaurante Dom Peixe & DonnaPicanha
11H45 –13:00
2ºPainel Novas Tecnologias e Turismo
Silvia Ribau–Região de Turismo Rota da Luz
Carla Melo–Universidade de Aveiro
Vasco Pinheiro-ESRI Portugal
14H30-16:00
3ºPainel Operadores: como intervir cirurgicamente no sector
Fernando Reis-Representante das Agências de Viagens
Carlos Sousa–Representante das Agências Rent-a-Car
Rui Marcial-Desafios
Luciana Sardo-Caves Aliança
16H15-18H00
4ºPainel Investimentos em Turismo
JoséLuís Cacho–Administração do Porto de Aveiro
JoséLuís Nogueira–Administrador da Visabeira
Gil Reis–WrHotels, Santa Maria ParkHotel
Quarta-feira –15
09H30 –10H30
5ºPainel Qualidade e formação em Turismo
Ana Bela Antunes –Serviços de Formação e Certificação -INFTUR
Manuel Torrão-Escola Profissional de Turismo de Aveiro
Manuel Salgado–Escola Sup. Turismo e Telecomunicações de Seia
Armando Magalhães–Sindicato da Indústria Hoteleira e Similar
10H45-12:30
6ºPainel Mercados e Estratégias
Carlos Costa–Universidade de Aveiro
Fernando Gaspar Vieira–Administração do Aeroporto SáCarneiro
Margarida Belém–Região de Turismo Rota da Luz
14H30 –16:00
7ºPainel Territórios de Turismo: a escala adequada
Ribau Esteves, Presidente da AMRIA
Alfredo Rodrigues Marques –Presidente daCCDRC
Pedro Machado –Presidente da ARPTC
António Carneiro –Presidente da Assembleia InterRegiões(ANRET)
16H15-17:15
8ºPainel As Regiões de Turismo e Agências de Promoção: para que servem?
Miguel Sousinha, Presidente da ANRET
Jorge Osório –ADETURN
Conclusões e Encerramento
Mais info em http://www.rotadaluz.pt/index.php?ID=4209
Socrates e os Bancos
1. O Governo sente a pressão cada vez maior dos sindicatos e da insatisfação social e viu no argumento dos lucros dos bancos uma forma populista de responder à natural mas irracional revolta popular sobre o assunto. Não obstante, não é nos lucros que reside o problema.
2. O PS e Governo há muito que deixaram de ser uma única força motriz ideológica, sendo que o Governo segue aleatoriamente políticas neo-liberais (e bem) e políticas socialistas no seu pior (despesismo e indecisão), assim como por vezes medidas puramente eleitoralistas. Há ainda as medidas incompreensíveis e ininteligiveis, que não consigo classificar nem enquadrar numa ideologia. Assim sendo, dentro do próprio PS há vozes mais de esquerda que são cada vez mais ouvidas, pelo que este anuncio serve para satisfazer parte da máquina socialista, ainda para mais com Congresso à porta...
3. Mas pior que isto tudo é que se trata de uma política a meu ver errada. O problema não está na falta de tributação dos bancos, está no excesso de tributação dos restantes agentes. Mais, os bancos se tiverem mais tributação das duas, uma: ou se deslocalizam (os bancos serão talvez as empresas que mais facilmente podem movimentar capitais...) ou encontram meios legais para tornear a legislação demasiado (e cada vez mais) complexa. Todos sabemos que quanto mais complexa a legislação, mais facil é encontrar forma de a tornear.
Já para não falar na possibilidade de downsizing que os bancos poderão recorrer, sendo que são dos maiores empregadores de recem licenciados...
4. Por último, foi um anúncio forçado porque é completamente é populista, eleitoralista e demagogico. Os bancos não sao o problema da economia. Antes, são dos que menos fogem aos impostos. Se calhar também devido à taxa de imposto inferior. E o mais ridículo de tudo, é querer-se regulamentar "os excessivos planeamentos fiscais". Se o Fisco dita as suas regras, porque não haverá o agente económico querer optimizar minimizando a sua carga fiscal? Acreditará o Governo em fadas e coelhinhos da pascoa? Haja paciencia!
Eleições nos EUA
O Congresso poderá funcionar como um travão às políticas pró-bélicas de Cheney e Rumsfeld, seguidas cegamente por Bush. Fica a sensação que acima da Paz e democracia no médio-oriente, os EUA quiseram alimentar a sua maquina e industria de guerra... Por outro lado, esta vitória dos democratas sempre pode dar um novo ânimo à ambição de todos os Europeus para que os Americanos se juntem ao Protocolo de Quioto, ainda para mais depois do filme de Al Gore...
terça-feira, novembro 07, 2006
A hipocrisia generalizada
Isto tudo para vincar que o facto de Saddam ter sido condenado à morte é mais uma asneira de Bush. Se os americanos, como se crê, tiveram o dedinho no julgamento para a sentença sair antes das eleições americanas, entao ao menos podiam ser mais discretos... Não obstante, a condenação insere-se perfeitamente nas crenças dos Republicanos Americanos, pelo que eleitoralmente não será assim tao mau.
O problema é que o resto do mundo desenvolvido - e bem - não concorda com a pena de morte. Portugal foi inclusive pioneiro na sua abolição, pelo que é obvio que não podemos concordar com tal execução. O problema é que deveremos "condenar" a sentença tanto neste caso, como em tantos outros por esse mundo fora, nomeadamente na China, nos EUA e em numerosos países africanos e do Médio Oriente onde para além da pena de morte, muitas outras atrocidades são cometidas em nome da justiça.
Por isso mesmo, gostaria de ver o mesmo enfase de países como a França na defesa de direitos humanos por exemplo na China, para que tudo isto não soe a uma enorme hipocrisia.
segunda-feira, novembro 06, 2006
SCUTs
Claro que se numa análise Custo-Benefício for positivo beneficiar determinada área geográfica com SCUTs, há excepções possíveis. O que não me parece é que possam ser tantas excepções e tao mal explicadas.
Conscientemente, julgo que deve prevalecer o principio do utilizador-pagador. Por mais que isto custe eleitoralmente.
JP Conselho Nacional de Viseu
- Competitividade;
- Mérito e Excelência;
- Liberdade de Escolha.
E se...
Imagine-se a ironia de tal evento, o antigo ditador ganhar uma votação democraticamente...
Juventude Popular
http://www.juventudepopular.org
Mini-pausa
quinta-feira, novembro 02, 2006
Nobre Guedes inicia périplo por Aveiro
Souto renuncia ao Mandato na CMA
Ver info aqui.
terça-feira, outubro 31, 2006
TAP compra Portugália
Mais info aqui.
SC Beira-Mar
Início marcado para as 20h30 no EMA.
segunda-feira, outubro 30, 2006
TGV à porta de casa?
Não entendo é a falta de notícias em relação a uma possível ligação Aveiro-Salamanca. Já ouvi a Lisboa-Madrid, Porto-Vigo, e Lisboa-Porto, como prioritárias. Prioritárias para que? ou para quem?
GalpEnergia no PSI20
Contudo, as acções da petrolífera já regressaram para valores de cotação ao nível do primeiro dia de OPV...
sexta-feira, outubro 27, 2006
Pensar o Relatório de Contas do SC Beira-mar
A acompanhar...!
Puro Marketing
O orçamento do Ministerio de Mariano Gago subiu mais de 60%. Bom. É um excelente sinal. Sem dúvida. Foi o único que subiu. Tudo bem. Mas extrapolar muito mais que isto, acho díficil de aceitar, porque a verba que estamos a falar é extremamente reduzida. De um orçamento diminuto é facil aumentar mais de 60%...
Depois vem a história que ninguém conseguiu aumentar o PIB 3% nos últimos anos. Será que o nosso PM tem noção do conceito de ciclos económicos? É uma discussão académica antiga, mas se fosse possível determinar qual a percentagem desses 3% de crescimento cabe à actuação do Executivo, que parte lhes caberia? Numa economia pequena e aberta como a nossa, a economia está muito sujeita às condições do exterior. Há boas medidas, e estão a aproveitar o ciclo para se auto-promover...mas entrar no confronto com GOvernos anteriores alegando ser responsáveis pela inversão do ciclo parece-me manifestamente exgerado e roça a hipocrisia.
Tudo isto de um PM em campanha interna, que mais parece campanha externa, mas em que não fala dos (graves) problemas sociais importantes para a sociedade em geral...
OPA da Prisa à MediaCapital
Mais info aqui.
Balanço de um ano de mandato
Disponível online aqui.
quarta-feira, outubro 25, 2006
IPO da GalpEnergia
Já se sabe que terá o código GALP PL na bloomberg e GALP.LS na Reuters e será também admitida no PSI20 na próxmia segunda-feira, com peso de 2.41% no índice.
Também de referir que pese embora a "ganância" do Governo ao apostar na colocação do preço no intervalo superior, o mercado reagiu relativamente bem e ontem fechou a sessão a ganhar quase 4%, fechando nos 6.03Eur.
Já hoje, continuam os ganhos, com a Galp a ja ter ultrapassado os 6.14Eur. Para já, um IPO a rondar a valorização de 5%. Tudo dentro da normalidade "académica" que aqui referi a semana passada.
terça-feira, outubro 24, 2006
Incoerências
Será que a IVG, interrupção voluntária da gravidez - vulgo aborto-, irá ser pago pelos contribuintes para o SNS ?
Se sim, porque haveremos de nós, contribuintes, apoiar uma medida que claramente é um desincentivo (eu chamaria dilaceração) à natalidade, quando é precisamente através da natalidade que se poderia resolver problemas como o da segurança social?
Parece populismo e demagogia política, mas é verdade: fecham-se maternidades e abrem-se clínicas de aborto.
Anacom e OPA à PT
GalpEnergia
Porém, o seu preço elevado na OPV pode determinar menor excitação do que a esperada.
Parece que o governo quis mesmo ganhar o máximo que podia com esta venda...
Caso ENRON
Diga-se que estes planos de pensões ruiram não pelo simples facto de serem privados, mas antes de se basearem num portfolio de apenas um activo, quebrando uma das regras de ouro do investimento: a diversificação.
Depois, dizer ainda que a ENRON é o exemplo de como a manipulação contabilistica assim como a vontade de maximizar o valor da empresa no curto prazo pode ter consequencias deste genero.
Jeffrey Skilling foi condenado a 24 anos de prisão.
sábado, outubro 21, 2006
sexta-feira, outubro 20, 2006
Ilusão de Optica Governamental
Incoerencia? Falta de coordenação? Sim, mas isso era se fosse um Governo de Direita.
terça-feira, outubro 17, 2006
Uma questão de avaliação
Todo o mundo da Educação gira à volta da avaliação. Todo ?! Não.
Há um grupo que resiste galhardamente a ser avaliado.
Curiosamente, esse grupo, são aqueles que avaliam e estruturam a forma de avaliar os aprendizes.
Porque é obvio, um professor tem que acabar a carreira no topo da carreira. Independentemente do que fizer, aos 60 e tal anos, será o melhor face aos seus pares mais novos.
Porque é óbvio, um professor é bom, mesmo que não valha nada. E os que são bons, são tão bons como os que não valem nada. Até porque têm a mesma idade.
Porque é óbvio, há poucos professores. Nem há concorrência. Mesmo que quisessemos, não podiamos escolher os melhores. Nem há uma fila interminável de professores no desemprego, quiça melhores que os empregados.
Mas claro, estes também se manifestam, porque um dia querem estar empregados e não deixar os outros entrar se forem melhores... Mesmo que hoje isto signifique que continuem desempregados.
Porque é óbvio, os professores avaliam os outros, mas não podem ser avaliados. Nem pelos seus pares, como acontece em qualquer outro meio. Ser avaliado pelos encarregados de educação?! Nem pensar, só querem atrapalhar... E avaliados pelos próprios alunos!? Claro que não, até lhes batem...!
Mas cumulo de todos os cumulos: fazer um exame !?!? Os intocáveis professores!? Estão a por em causa a sua inequivoca competência de uma forma grosseira! Só pode!
Numa palavra para esta classe: ridículo.
Entrenchment
Fazer greve?
Demasiado usado e sem grandes efeitos práticos.
Protestar com bandeiras vermelhas à porta dos responsáveis?
Ultrapassado.
Barricar-se num edifício público, cometendo uma série de ilegalidades e mostrando uma falta de cultura democrática atroz, simplesmente rejeitando a maioria eleitoral que confere ao presidente da CM do Porto a legitimidade para tomar as medidas que melhor entende para a gestão do Município?
SIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bem haja o medo de trabalhar a sério!
segunda-feira, outubro 16, 2006
sexta-feira, outubro 13, 2006
CM Aveiro - novo website
Pelo menos a funcionalidade e a facilidade de navegação parecem francamente melhores. Ficamos à espera da versão final. Até lá, aqui fica o link da versão ainda provisória.
http://www2.cm-aveiro.pt/www
Sondagem para CM Aveiro
Não obstante ser público o meio apoio político a esta Coligação, permito-me tecer alguns comentários do referido estudo:
- Uma sondagem nesta altura reforça a vitória da Coligação naturalmente, pois está ainda a acabar o primeiro ano de mandato;
- O PS perderia um vereador para o PCP ou para a Coligação por varios factores.
- As pessoas viram os cabeças de lista do PS se afastarem do cargo de vereação depois da derrota;
- As pessoas viram que o cabeça de lista do PCP António Salavessa não foi eleito por muito pouco, e daí alguma transferência de voto do BE para o PCP;
- Os vereadores mais reconhecidos são, para além do Presidente, sem sombra de dúvida os do CDS/PP Dr. Capão Filipe e Dr. Jorge Greno. A Dra. Marília Martins do PS consegue uma notoriedade surpreendente, fruto do trabalho que reconhecidamente tem efectuado profissionalmente e também no passado na CMA como vereadora com funções atribuidas no anteior Executivo.
- O Dr. Élio Maia ainda tem espaço de manobra para resolver o problema financeiro da CMA;
- A sondagem publicada sofre de falta de dados técnicos para melhor avaliar a sua qualidade;
- A sondagem é, claramente, apenas um indicador, ainda por cima falível. Descarto liminarmente qualquer uso da mesma como arma de arremesso para fins políticos.
quinta-feira, outubro 12, 2006
UA fora do MIT por causa da CMU
Não era impossivel estar no acordo com o MIT e estar no acordo com a CMU, mas como já se percebeu, não houve comunicação nem iniciativa de onde devia...
Ficamos à espera de Carnegie Mellon...
Diário de Aveiro
Faltam ainda muitas funcionalidades, incluindo o sempre útil histórico de numeros anteriores, como é normal numa mudança de visual e estrutural do site.
Assim sendo, parabéns!
quarta-feira, outubro 11, 2006
terça-feira, outubro 10, 2006
Galp Energia: IPO
Como já aqui disse, estatisticamente, as acções que vão públicas (permitam-me a tradução grosseira), estão subvalorizadas.
Na sequência da IPO da Galp Energia, faz sentido perceber como funciona uma IPO (oferta pública inicial) e qual o comportamento que estatisticamente as acções têm no primeiro dia de transacção.
Aqui fica o gráfico retirado do paper de Lyungqvist, Alexander (2004) "IPO Underpricing: A Survey" HANDBOOK IN CORPORATE FINANCE: EMPIRICAL CORPORATE FINANCE, B. Espen Eckbo, ed., Forthcoming , cujo download está disponível e aconselho vivamente aqui. O gráfico assinala o histório de returns no primeiro dia de transacção nos US. Ver por exemplo como durante o boom da internet bubble o return era bem mais elevado. De referir ainda que o gráfico apresenta returns e não excess returns, pelo que tem ainda implicito o market return.
nota:
as opinões manifestadas neste post não deverão ser entendidas como recomendação de compra ou venda dos activos financeiros em questão, representado apenas e unicamente a opinião do autor sobre a matéria em causa.
OPA da Sonae.com à PT (corrigido)
Depois da intenção que a Sonae.com fez chegar à CMVM de baixar o preço da OPA de 9.50Eur para 9.41Eur, devido ao pagamento de dividendos de 0.09Eur da PT, convem esclarecer primeiro o seguinte:
Em termos puramente formar, esta proposta faz todo o sentido. Num mercado eficiente - e o mercado português quando se fala de PT até é razoavelmente eficience -, o pagamento de um dividendo provoca uma descida no valor da acção proxima do valor do dividendo. Até aqui tudo certo.
O problema é que a OPA não é ainda um facto consumado. Com tantos investidores a querer manter a sua posição na PT e não ver a oferta da Sonae.com como particularmente atractiva (talvez esperando contra-OPAs), das três, uma:
1. Ou Paulo Azevedo sabe que a OPA vai mesmo ser bem sucedida, e então pode dar-se ao luxo de manter a oferta (sublinho, manter, porque apenas se subtraiu o dividendo);
2. Ou Paulo Azevedo já não quer que a OPA seja bem sucedida devido aos remédios;
3. Ou Paulo Azevedo não sabe e está apenas a ter a sua visão no assunto. Ora, aqui é que havia uma janela de oportunidade única para aumentar ( e reforçar esta posição nos investidores e opinião publica) que realmente está interessado e que vale a pena vender à Sonae.com. Ainda por cima, sem alterar os planos iniciais ( a não ser que já contasse receber o dividendo para também financiar a OPA...). Bastava dizer que estaria a aumentar a oferta simplesmente mantendo o preço de 9.50 mesmo após o dividendo...
Imposto automóvel
Assim vai acontecer no imposto automóvel, que como já se sabe, a Comissão Europeia está a obrigar a abolir.
Num momento de nostalgia, fui relembrar um dos primeiros posts deste blog, já no distante mes de Abril de 2004 (sim, o blog já é algo antigo, não surgiu no boom das últimas autarquicas) e vi como há tanto se clama por uma medida mais concreta neste campo.
segunda-feira, outubro 09, 2006
Nobel Prize: Economics
O Prémio Nobel da Economia de 2006 foi hoje atribuido a Edmund Phelps, da Columbia University, NY, USA, segundo a Real Academia Sueca de Ciências por “his analysis of intertemporal tradeoffs in macroeconomic policy”.
Ainda segundo a Academia Sueca, este prémio surge na sequencia dos estudos sobre as relações entre taxa de desemprego e taxa de inflação (tradicionalmente representada na curva de Philips) e a rejeição desta curva no longo prazo, onde segundo Phelps a taxa de desemprego nao é influenciada pela inflação, apenas pelo mercado laboral.
Phelps teve também contributo em termos de tradoff intertemporal geracional no que respeita aos investimentos e consumos de capital no presento e no futuro.
Mais info aqui.
Finalmente o MIT
Resta saber de quem é a culpa e quais os motivos. Vontade do Ministro Gago ou culpa da Reitora da UA? Ou então, será que a UA não tem condições para aderir a esta parceria? Ficar de fora aqui pode ser fatal...
ANACOM
Galp Energia
Cartão único do cidadão
"Muito bem, finalmente vai poder cruzar-se informação e detectar fraudes..." pensei eu.
Ao que instantaneamente ouço do Ministro: "Mas não se alertem, não se trata do cruzamento de bases de dados dos Ministérios, apenas um porta-chaves, em que cada serviço tem a sua chave no mesmo documento".
Não querendo atentar em relação à utilidade do documento, pergunto-me por vezes em que raio de país romântico vivemos. A era da informática e da informação permite inumeras facilidades, uma delas é bloquear informação a quem não esteja credenciado para ter acesso. Se o medo é da incompetência ou corrupção dos funcionários públicos, então que o digam. Se o receio é de que utentes sejam discriminados por informação fiscal, que bloqueiem quem possa ter acesso in loco.
A questão vai muito mais além. É obvio que o Estado precisa deter este tipo de informação. Para evitar fraudes e abusos. Que sentido faz a mesma pessoa estar presente em 3 ou mais bases de dados distintas de diferentes ministérios...do mesmo Estado ?
quarta-feira, outubro 04, 2006
FT fala da OPA sobre a PT na coluna Lex
A ver aqui.
Portuguesa recebe segundo prémio no EDAMBA
Não podia deixar passar esta oportunidade para daqui endereçar os meus humildes mas sentidos parabéns à minha amiga Helena Isidro pelo prémio conquistado.
Link para a página de Helena Isidro com respectivos papers para download.
Por outro lado, manisfestar mais uma vez a minha tristeza por constatar que Portugal está ainda muito longe de atingir níveis aceitáveis nas suas Universidades, não obstante a existência em número considerável de pessoas com muito talento e capacidades.
Por último, não posso também deixar de me regozijar pelo elevadíssimo nível que mais uma vez a Lancaster University Management School patenteia, estabelecendo-se progressivamente como uma referência a nível europeu.
terça-feira, outubro 03, 2006
Nobel Prize: Economics
O anuncio do próximo laureado com o prémio Nobel da Economia está agendado para o proximo dia 9 de Outubro. Para esperar.
ver Nobel Prize
Urgências
Deste modo, a zona Centro fica apenas servida com os serviços de urgência polivalente (SUP) dos Hospitais de Coimbra e de S.Teotonio, os serviços de urgência médico-cirurgica (SUMC) de Aveiro, Caldas da Raínha, Sta Maria da Feira, Figueira da Foz, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Covilhã e os restantes serviços de urgência básicos actuais.
Ou seja, Aveiro fica enquadrado no meio de uma rede cada vez mais escassa e não servida convenientemente por nenhum SUP (Coimbra a PELO MENOS 45 minutos assim como o S.João do Porto). Ainda para mais, ao analisar a proposta do Ministro da Saúde, facilmente se nota que a grande facada é precisamente no Norte e Centro do País.
Sinceramente, não sou grande adepto de forçar sempre a tecla no centralismo de Lisboa. Mas esta medida parece-me manifestamente um atentado às regiões que mais densidades populacionais tem e até que mais contribuem em impostos... Para já não relembrar que só Coimbra possiu DUAS, sim leu bem, DUAS unidades de urgência polivalente, enquanto que toda a região de Aveiro possui ZERO. Haja critério técnico, com certeza. Mas haja critério e coragem para implementá-lo a todos os níveis.
Para terminar, ainda a questão das urgências e dos utentes. É certo que há algum abuso deste serviço. Mas não me parece boa política fechar primeiro as urgências para só depois implementar novas redes de unidades de saúde familiares ou novos horarios de SAPs. É obvio que assim só se conseguirá entupir as urgências actuais...
O mais engraçado disto tudo é que tanto se discutiu e argumentou contra a entrada de privados na saúde e nos hospitais, porque "iria encarecer o serviço" e "escolher os doentes" e agora nem caro nem barato, é apenas LONGE e ESCASSO. Brilhante.
Mais info: aqui, aqui , aqui e aqui.
segunda-feira, outubro 02, 2006
Incrível...
sexta-feira, setembro 29, 2006
A (louca) política Aveirense ( II ) [actualizado]
Ora aí está uma situação que não é dificil confirmar. Se bota não der com a perdigota, é porque alguem permitiu acesso a versões anteriores ao artigo realmente publicado e Raúl Martins não foi suficiente cauteloso para verificar...
_________________ :: __________________
Só agora pude constatar que o blog do Dr Raul Martins Margem Esquerda já retomou a actividade, com os dois artigos de opinião publicados no Diário de Aveiro aqui (artigo em causa nos paragrafos anteriorese deste post) e aqui.
quinta-feira, setembro 28, 2006
Nova Lei das Finanças Locais
quarta-feira, setembro 27, 2006
Aznar
Gostei francamente da abertura com que o debate (??) / entrevista decorreu. Ficou provado que os espanhois afinal entendem perfeitamente a Lingua Portuguesa.
Mas o que mais saliento foi a frontalidade e clareza do discurso de Aznar, que resumiu em poucas palavras o porquê de Espanha em 10 anos ter disparado em relação a Portugal em termos económicos: flexibilização, mobilidade, diminuição do peso do Estado, liberalização, simplificação e menos impostos. Em suma, uma economia mais liberal.
Ah! E também comentou a provocação sobre a alegada precariedade do trabalho em Espanha. Curioso é pouca gente em Espanha se queixar disso, enquanto que em Portugal...
Claro que em Espanha, a flexibilização laboral foi inserida numa estratégia de liberalização. Em Portugal é uma consequencia da rigidez laboral...
terça-feira, setembro 26, 2006
Então e o mérito?
Prémios de mérito prometidos há um ano às melhores universidades vão assegurar a sobrevivência das instituições com os piores indicadores de eficiência.
Há um ano, o ministro Mariano Gago definiu uma fórmula de cálculo de financiamento que prometia recompensar a eficiência com acréscimos de verbas. Afinal, para assegurar a sobrevivência das universidades com pior desempenho, a fórmula foi afastada. As melhores instituições vão acabar por receber menos.»
in Diário Económico, 2006-09-26
segunda-feira, setembro 25, 2006
Função Pública
Uns chamam estabilidade no emprego, outros, como eu, chamam-lhe desincentivo total à produtividade, rigidez de adaptação a novas realidades, gordura do Estado.
Estabilidade no emprego é saber que se formos produtivos estaremos a contribuir para um todo que confia nos seus colaboradores, pelo que lhes garantirá e remunerará no futuro consoante o mérito.