segunda-feira, outubro 30, 2006

TGV à porta de casa?

Como se pode ver aqui, parece que Aveiro terá uma estação de paragem do novo comboio de Alta Velocidade que atravessará o litoral português, quando a linha do Alfa Pendular ainda nem sequer permite a sua utilização à maxima velocidade...E depois dos investimentos nessa infraestrutura...

Não entendo é a falta de notícias em relação a uma possível ligação Aveiro-Salamanca. Já ouvi a Lisboa-Madrid, Porto-Vigo, e Lisboa-Porto, como prioritárias. Prioritárias para que? ou para quem?

1 comentário:

Anónimo disse...

Algumas questões sobre a nova rede ferroviária


Está previsto ser efectuada, no próximo dia 28 de Outubro, (150 anos de comboio em Portugal) mais uma apresentação sobre a futura rede de bitola europeia de Alta Velocidade (AV) e Velocidade Elevada (VE) a construir em Portugal. Por esta razão, teria todo o sentido que os responsáveis pudessem esclarecer algumas questões que ainda não foram devidamente explicadas. Estas questões foram já colocadas, e publicadas, no dia 12 de Dezembro de 2005, há quase um ano, portanto, sendo a única alteração ao texto nova a hipótese de um aeroporto low cost em Cáceres, ver pergunta nº 9.

A Junta da Extremadura espanhola já decidiu que será construído um futuro aeroporto internacional em Cáceres, no actual campo de voo de La Cervera perto de duas autovias e junto à futura estação, naquela cidade, da futura linha de AV Madrid-Lisboa. Um dos principais objectivos do futuro aeroporto internacional de Cáceres é o de tentar atrair os voos de baixo custo.

Um dos melhores indicadores relativamente ao trabalho já realizado consiste em visualizar os sites do Ministério de Fomento Espanhol (ver www.mfom.es) e do Ministério das Obras Públicas português (www.moptc.pt). No site espanhol poderemos verificar que, quase todos os dias, são anunciadas adjudicações de obras, enquanto no site do Governo Português, infelizmente, só se encontram discursos e apresentações em Powerpoint.

Veremos se desta vez os políticos responderão


http://www.maquinistas.org/pdfs_ruirodrigues/questoesrede.pdf (duplo clique para ler)