terça-feira, outubro 10, 2006

OPA da Sonae.com à PT (corrigido)

Aqui vai um conselho técnico (este grátis...) a Paulo Azevedo da Sonae.com.

Depois da intenção que a Sonae.com fez chegar à CMVM de baixar o preço da OPA de 9.50Eur para 9.41Eur, devido ao pagamento de dividendos de 0.09Eur da PT, convem esclarecer primeiro o seguinte:

Em termos puramente formar, esta proposta faz todo o sentido. Num mercado eficiente - e o mercado português quando se fala de PT até é razoavelmente eficience -, o pagamento de um dividendo provoca uma descida no valor da acção proxima do valor do dividendo. Até aqui tudo certo.

O problema é que a OPA não é ainda um facto consumado. Com tantos investidores a querer manter a sua posição na PT e não ver a oferta da Sonae.com como particularmente atractiva (talvez esperando contra-OPAs), das três, uma:

1. Ou Paulo Azevedo sabe que a OPA vai mesmo ser bem sucedida, e então pode dar-se ao luxo de manter a oferta (sublinho, manter, porque apenas se subtraiu o dividendo);

2. Ou Paulo Azevedo já não quer que a OPA seja bem sucedida devido aos remédios;

3. Ou Paulo Azevedo não sabe e está apenas a ter a sua visão no assunto. Ora, aqui é que havia uma janela de oportunidade única para aumentar ( e reforçar esta posição nos investidores e opinião publica) que realmente está interessado e que vale a pena vender à Sonae.com. Ainda por cima, sem alterar os planos iniciais ( a não ser que já contasse receber o dividendo para também financiar a OPA...). Bastava dizer que estaria a aumentar a oferta simplesmente mantendo o preço de 9.50 mesmo após o dividendo...

2 comentários:

PO disse...

Pedro Azevedo?
Ou Paulo Azevedo?

Carlos Martins disse...

Caro Paulo,

Tem toda a razão e mais alguma. Obrigado pela chamada de atenção. Lamento imenso o erro, acontece. Já está alterado.

Cumprimentos