terça-feira, outubro 10, 2006

Galp Energia: IPO



Como já aqui disse, estatisticamente, as acções que vão públicas (permitam-me a tradução grosseira), estão subvalorizadas.

Na sequência da IPO da Galp Energia, faz sentido perceber como funciona uma IPO (oferta pública inicial) e qual o comportamento que estatisticamente as acções têm no primeiro dia de transacção.

Aqui fica o gráfico retirado do paper de Lyungqvist, Alexander (2004) "IPO Underpricing: A Survey" HANDBOOK IN CORPORATE FINANCE: EMPIRICAL CORPORATE FINANCE, B. Espen Eckbo, ed., Forthcoming , cujo download está disponível e aconselho vivamente aqui. O gráfico assinala o histório de returns no primeiro dia de transacção nos US. Ver por exemplo como durante o boom da internet bubble o return era bem mais elevado. De referir ainda que o gráfico apresenta returns e não excess returns, pelo que tem ainda implicito o market return.

nota:
as opinões manifestadas neste post não deverão ser entendidas como recomendação de compra ou venda dos activos financeiros em questão, representado apenas e unicamente a opinião do autor sobre a matéria em causa.

Sem comentários: