sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Problemas de Visão...

Hoje proponho um ligeiro exercício mental:

- E se o Governo em Portugal fosse CDS-PP?
- E se a notícia da Visão tivesse vindo a público como veio nos mesmissimos moldes?

Será que o desmentido do porta voz do Conselho de Ministros chegava? Será que o Governo se mantinha em funções? Quantos viriam a terreiro apelidar-los/nos de fascistas e outras coisas semelhantes? Quantos viriam manifestar-se dizendo-se contra a PIDE e contra o Fascismo por essas ruas de Portugal? Quantos dias duraria o Governo mesmo depois de desmentir categoricamente tal notícia? O que faria o Dr. Jorge Sampaio? O que diria o PS (ja nem digo o BE ou PCP...)?

Perguntas a mais para uma democracia que se desejaria madura e (perdoem-me o aparente pleonasmo) justa.

Acabado o exercício que como se vê foi bastante facíl, volto-me para a realidade e vejo duas saídas possíveis para o caso concreto:

- ou a notícia é falsa
- ou a notícia é verdadeira

(claro que estamos em Portugal, pelo que, provavelmente, em nenhuns dos casos há consequencias...)

Se a notícia é falsa, então porque é que a Visão a publicou? A publicidade pode exponenciar as vendas e a marca, mas apenas no curto prazo; no longo prazo perde credibilidade e (num Estado de Direito) perde também as acções nos tribunais. Se é falsa, o jornalismo em geral tem que ser posto em causa, porque claramente está ao serviço de interesses que não o da simples informação. E isto é grave.

Contudo, e se a notícia é verdadeira? Primeiro de tudo, é impossível prová-lo. O PM não iria obviamente admití-lo. Nem ninguém a esta suposta estrutura. Mas a ser verdade, como e porque foi montada esta estrutura paralela? Com que objectivos? Quais as consequencias para o PM? Poderá este ser demitido pelo PR? A ser verdade o Estado de Direito está de facto em causa, pois claramente o PM quebrou a confiança dos cidadãos.

Provavelmente, ninguem se lembrará deste caso daqui a dois dias, depois dos jogos da Liga de Futebol, mas o que é facto é que "A Verdade Anda Aí!"

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é Carlos,se fosse o Portas provavélmente as hormonas infanto-juvenis do bloco de esquerda e os jurassicos do pcp clamariam aos 4 ventos que se estaria a assitir ao regresso do estado novo(ou outras demencias do género),mas não vás tão longe,bastava as nomeacôes para os tribunais superiores para que os urros tipicamente tribais infestassem tudo e todos!Haja alguém que enfrente este decrépito "estabileshment"
Abraços valecambrenses
Paulo Franzini