segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Falta de Educação

Que estranho mundo este em que nos encontramos.

Mas eu gosto de reverter o pensamento. Sigam-me, por favor.

imaginemos o seguinte:

- Uma grande mesquita num qualquer sitio do Médio Oriente é atacada.

- Os autores são cristãos.

- A jihad declara guerra ao terrismo, na derradeira guerra santa.

- A al-jahzira publica imagens de Jesus ofensivas.

- O Papa revolta-se.

- São cortadas relações com o mundo árabe.

- O mundo entra em recessão económica por falta de petroleo.

Ora bem,

Visto por um árabe, de facto houve cristãos a bombardear mesquitas, e.g. guerra no iraque, afeganistão, etc; a jihad ja existe; Jesus é considerado um profeta no islamismo, pelo que nao podia ser mostrado em imagens; o Pinto da Costa revoltou-se contra os SuperDragões (desculpem, nao resisti); as relações com o mundo árabe não as melhores, é amizade à base de toma-la-armas-da-ca-petroleo. Já entramos em recessão ha muito tempo.

A questão é saber por onde tudo isto começou. Os cartoons não são mais que uma arma adicional usada contra o islão. E o islão nao é mais que uma religião, não uma civilização. Como religião também tem como base o amor e o respeito. Mas as civilizações que o praticam não. Com isto quero dizer que talvez este problema não seja religioso, mas sim civilizacional. Como é que ninguem tem a coragem de dizer que de facto os conflitos do médio oriente tem uma base civilizacional, por outras palavras, são menos civilizados. E não se trata de um ataque ou crítica vazia aqueles povos que respeito. Trata-se de uma evidencia histórica.

Os enormes fluxos monetarios provenientes do petroleo serviram para construir palacios, carros e sanitas em ouro. Mas não serviram para investir em educação. Educação que permita ler o Alcorão e mesmo vendo a interpretação oficial, reflectir sobre o verdadeiro sentido dessas escrituras.

O fundamentalismo acaba por ser fruto de uma marginalização à qual o médio oriente foi deixado, consequencias de guerras e conflitos sucessivos ao longo de toda a historia da humanidade. A democracia nao pode ser imposta; a paz nao se pode estabelecer, emerge!

Eu proponho então um almoço. Em Portugal. Lideres arabes, cristãos e de governos. Sem fato e gravata. Cozido à portuguesa. Para que todos se entendam e vejam o quão rídiculo é isto tudo.

3 comentários:

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Carlos
Temos sempre o "mau feitio" das comparações com o mal alheio e esquecemos dos nosso telhados de vidro.
Os cartoons foram inoportunos, irracionais, profundamente racistas e tendenciosos e, por tudo isto, foram objectivamente ofensivos.
A liberdade de expressão (e da comunicação, se quiseres acrescentrar) não pode ser extremada, anarquizada. É livre e insubmissa até ao limtie das liberdades dos outros.
Para mim é ponto final parágrafo.
Quanto à questão civilizacional, a mania (para mim obsoleta) de que o Mundo se divide entre bons e maus, onde nós ocidentais somos os bons e os outros maus, já não me provoca nem cócegas.
É que o nosso conceito civilizacional é tão coerente que temos banda larga em escolas sem o mínimo de condições, aprendizagem medíocre (fala-se e escreve-se mal português, não se sabe nada de matemática e física), temos problemas conjunturais finaceiros mas vamos construir a OTA, não sabemos racionalizar o investimento TGV na perspectiva dum desenvolvimento estruturado e simétrico de portugal, aumentamos o rácio entre os mais ricos e os mais pobres neste país, etc., etc..
E estamos agora preocupados com as (desculpa o termo) cagadeiras doiradas dos homens do petróleo?!
Não vou por aí.
Todos temos o direito à liberdade de sermos quem somos.
Claramente com olhares sobre a vida muito díspares.

Carlos Martins disse...

De facto, a cagadeira dourada dos outros so me incomoda no sentido de não terem sido efectuados investimentos no desenvolvimento dos países em questão, em deterimento das riquezas pessoais... Mas percebo o seu ponto de vista. Tambem nao acho que eles sejam os bons ou os maus. Até porque nem sei quem são os "eles".

Anónimo disse...

Eu vi os cartoons e nem sequer piada têm... E honestamente os custos sociais da censura são absurdamente maiores do que os custos da não censura. Um povo que não aceita que alguém brinque com os seus icones é um povo atrasado. Por mim podem fazer pouco de Cristo, de buda... do que quiserem. Menos do BENFICA!!