terça-feira, fevereiro 07, 2006

Agora a OPA

Pela hora do jantar ontem ia surgindo timidamente uma notícia que dava conta de uma possivel OPA da Sonae.com à PT, qual político a querer aparecer no telejornal das 8.

As primeiras notícias indicavam uma oferta de 10eur por cada acção da PT, com a condição de poder reunir 50% dos votos, ou seja, uma clara alusão aos estatutos da PT que contem uma blindagem (curiosamente, contra takeovers) que impede um qualquer accionista de deter mais de 10% dos votos.

Hoje de manhã acordo já com a PT, Sonae.com, Sonae e PTM com negociações suspensas, e com a notícia que afinal a OPA era a apenas 9,50 eur. Adicionalmente, a Sonae lançou também OPA sobre a PTM, mas sem premium, ou seja, 9,03 eur por acção mais 27,7 centimos de dividendo de 2005, abaixo portanto do preço de fecho de ontem em 9,62 eur. Por outro lado, a PT hoje ja ultrapassou o preço da OPA, o que sendo normal esta overreacting do mercado, torna a oferta da Sonae.com curta face a uma possível investida da Telefónica.

Quanto à OPA propriamente dita, encerra varios problemas. A ver:

- Poderá a autoridade da concorrência permitir tamanho poder de mercado em termos de operadoras de rede fixa, movel, internet? certamente que não. nesse caso, que fará a sonae?

- poderá o Estado alterar os estatutos da PT para permitir o takeover? certamente que sim. Muito provavelmente isto havia ja sido acordado com Belmiro de Azevedo.

- estará a sonae sozinha nesta OPA? certamente que não, fala-se em france telecom e outras entidades para financiar a compra deste gigante das telecomunicações portuguesas. E se é este o caso, estaremos perante a compra da PT por parte de estrangeiros encapuzada pela Sonae? Bem, provavelmente sim, mas capital não tem nacionalidade, tem retorno, e se a PT abre o apetite a capital seja ele de onde for é porque o retorno esperado é mais elevado do que outras alternativas de investimento com este risco.

- E as alternativas à sonae liderar a PT mesmo financiada por estrangeiros? É a telefónica, espanhola, parceira de investimentos na america do sul, detentora de 10% do capital da PT. Uma obvia interessada. Hoje caía no mercado só por ainda nao ter reagido. O mercado anseia pela posição da Telefónica. A esperado é que Belmiro ate acorde com a Telefónica a venda das posições da PT na Vivo e outros investimentos; afinal no mercado não há inimigos, há concorrentes, e cada vez mais, cooperantes.

- que poderá o governo fazer? nada, absolutamente nada. sendo negócios de privados, o governo so pode decidir se os 9,50 eur é suficiente para o fazer vender as suas 500 acções (já sem golden share).

- a minha posição politica sobre este assunto: nenhuma. Este caso é apenas um raro exemplo do mercado em Portugal a funcionar (e bem). A política pouco ou nada tem a ver com este assunto. Como vou dizendo habitualmente, se os políticos nao fizerem nada para impedir o mercado de actuar, já é suficientemente bom.

(vou aguardar os futuros desenvolvimentos para continuar a comentar. mas para já a bolsa portuguesa PSI20 já sobe mais de 3,50%!)

2 comentários:

David Martins disse...

Só um comentário: A France Telecom apenas tem participação na NOVIS, daí a razão de ter sido falada, não será um potencial comprador. Se a SONAE realmente concretizar as actuais intenções sobre a PT aí sim é que a France Telecom terá de rever a sua posição estratégica na NOVIS.

ddc disse...

Tanto quanto sei a France Telecom trocou a participação que tinha Novis, por uma participação directa (embora menor) na SONAE.com