segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Mobilidade do Factor Trabalho

CE anuncia um milhão de ofertas de emprego na internet a partir de hoje

DE com Lusa


A Comissão Europeia (CE) assinala hoje o início do "Ano Europeu da Mobilidade Profissional" com o lançamento de um site na Internet que anunciará "on-line" cerca de um milhão de ofertas de emprego por toda a União Europeia.

Esta iniciativa surge no âmbito do lançamento do Ano Europeu da Mobilidade Profissional, que visa consciencializar os cidadãos europeus para os benefícios da mobilidade profissional, quer em termos de mercado de trabalho (mudança de emprego), quer em termos geográficos (nomeadamente para outro Estado-membro).

A partir de hoje, no sítio de Internet da EURES - o Portal Europeu da Mobilidade Profissional -, serão disponibilizados, em todas as línguas da UE, as ofertas de emprego publicitadas pelos serviços públicos de emprego de todos os Estados-membros.

Além de anunciar as vagas de emprego, o portal, com o endereço http://europa.eu.int/eures/home.jsp, disponibiliza ainda uma rede de cerca de 700 conselheiros, para prestar assistência aos trabalhadores em "movimento".

O lançamento deste sítio é mais uma medida do executivo comunitário com vista a incentivar a mobilidade dos trabalhadores no seio da União Europeia, onde apenas dois por cento dos cidadãos vivem noutro Estado-membro que não o de origem, uma percentagem inalterada ao longo dos últimos 30 anos.

Segundo o comissário europeu com a pasta do Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades, Vladimir Spidla, a livre circulação de trabalhadores, "um direito fundamental da UE", deve ser aproveitada ao máximo, pois "proporciona oportunidades de aprender, trabalhar e adquirir novas qualificações".

"Os trabalhadores necessitam de novas qualificações, e a Europa necessita de trabalhadores adaptáveis", sustenta Spidla.

De acordo com os primeiros resultados de um amplo estudo levado a cabo na União Europeia (UE), os Portugueses são dos cidadãos europeus com menos propensão para a mobilidade profissional.

Apesar de uma maioria dos Portugueses (cerca de 58%) considerar que, em termos geográficos, uma mobilidade de longa distância é algo de positivo, apenas 29% - o sexto valor mais baixo no conjunto da UE - admitiriam rumar a outro Estado-membro em busca de emprego se estivessem desempregados em Portugal, indica o Eurobarómetro, cujos dados completos estão ainda a ser analisados.


Os Portugueses apresentam ainda uma das médias mais baixas da UE a 25 em termos de mobilidade profissional a nível de mercado de trabalho, já que cada trabalhador inquirido mudou de emprego em média menos de três vezes ao longo da vida, quando a média comunitária atinge praticamente quatro e nalguns casos se aproxima das seis mudanças de trabalho.

É com o objectivo de sensibilizar os cidadãos europeus para os benefícios da mobilidade profissional e tentar inverter os "números" actuais que a Comissão decidiu, já em Junho de 2005, instituir 2006 como o Ano Europeu da Mobilidade Profissional.

A cerimónia de lançamento oficial realizar-se hoje à tarde em Bruxelas, paralelamente a uma conferência internacional intitulada "Mobilidade Profissional: um direito, uma opção, uma oportunidade?".

Durante o Ano Europeu da Mobilidade Profissional - dotado com um orçamento de 10 milhões de euros -, vão realizar-se centenas de eventos, tais como feiras de emprego, um pouco por toda a União Europeia, com o objectivo de promover a mobilidade profissional e dar a conhecer as formas como a UE pode ajudar os trabalhadores a "moverem-se" a nível profissional.


In Diário Económico 2006-02-20

Sem comentários: