quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Microsoft também em Aveiro

Universidade de Aveiro lança CET apoiado pela Microsoft

A Universidade de Aveiro vai levar a cabo, no próximo ano lectivo, um curso de competências em software, apoiado pela Microsoft. O acordo será firmado hoje, em Lisboa, pelo Governo português e pelo próprio Bill Gates, dono da multinacional americana.

O protocolo de cooperação será assinado entre a Microsoft em Portugal e o Governo português, com vista à elaboração de cursos tecnológicos a ministrar nas universidades de Aveiro, Beira Interior e Minho.

Este protocolo para o desenvolvimento de competências em software envolve um conjunto de entidades, onde se incluem as três academias onde serão ministrados os cursos, bem como o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento, a Forino (Escola de Novas Tecnologias, com sede em Lisboa) e a Recet (Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal).

Para a Universidade de Aveiro este protocolo permite criar um Curso de Especialização Tecnológica (CET), de nível IV, no domínio das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação. De acordo Manuel Assunção, vice-reitor da academia aveirense, este curso terá «uma componente prática muito forte na área da programação, gestão e administração de sistemas» de software.

Este curso será ministrado pelas quatro instituições de ensino – as três universidades públicas e a Forino –, comportando, assim, «quatro edições do mesmo curso, de uma forma descentralizada», sublinhou Manuel Assunção, destacando que se, tal como é esperado, se registarem muitas inscrições no curso, este poderá ter mais do que uma turma, estando ainda por definir se o curso será ministrado em horário normal ou em pós-laboral. Certo é que o curso terá início já no próximo ano lectivo, em Outubro.

Público-alvo

Tal como aconteceu com os demais Cursos de Especialização Tecnológica – CET, que a Universidade de Aveiro ministra, o curso apoiado pela Microsoft verá divulgado, oportunamente, a forma de inscrição. De registar que a UA espera atingir um público, «numa primeira fase, de 200 jovens», sendo que a continuidade do protocolo dependerá da avaliação que no final do primeiro ano será feita pelas entidades envolvidas.

O vice-reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, espera com este curso «contribuir para o emprego qualificado de jovens nas empresas, ajudando, simultaneamente, ao desenvolvimento das próprias empresas», uma vez que considera ser «importante ajudar as novas empresas a serem mais produtivas» e cursos marcadamente tecnológicos poderão, no seu entender, dar um forte contributo nesse sentido. Este curso denota, de resto, uma cooperação entre o tecido empresarial e os centros de saber para identificação de necessidades de formação, uma parceria que Manuel Assunção classifica de «interessante», já que permite que a UA dê um contributo para o emprego dos jovens.

Videoconferência com Lisboa

A Universidade de Aveiro vai ligar-se, hoje, com Lisboa para acompanhar intervenções de Bill Gates e José Sócrates. Pelas 15.30 horas, terá lugar, na reitoria da UA uma sessão de apresentação do programa «Competências em software, um contributo da Microsoft para o Plano Tecnológico» e, às 16 horas, está previsto o estabelecimento de uma ligação por videoconferência ao Hotel Sheraton, em Lisboa, onde Bill Gates e José Sócrates apresentam os projectos de colaboração da Microsoft com o Governo português.

No estúdio de videoconferência da Universidade de Aveiro, localizado no edifício da Reitoria, estará às 15.30 horas, António Oliveira, da Oliveira e Irmão, SA, para falar sobre «A importância das TIC na competitividade das empresas», bem como Osória Veiga, Gestora do ACE-Aveiro do IAPMEI, e Nuno Costa, da Microsoft, para apresentarem o programa «Competências em software, um contributo da Microsoft para o Plano Tecnológico»; um projecto que prevê o desenvolvimento de parcerias para a oferta de formação pós-secundária em Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Às 16 horas, será estabelecida uma ligação por videoconferência ao Hotel Sheraton, em Lisboa, para transmissão das intervenções do Chairman da Microsoft Corporation, Bill Gates, e do Primeiro-Ministro, José Sócrates.

in Diário de Aveiro 2006-02-01

Sem comentários: