quinta-feira, fevereiro 02, 2006

A democracia-cristã personificada

Foi ao nível pessoal um dos momentos mais marcantes pelo qual passei em toda a minha vida o de hoje á noite, na tertulia com a presença do Prof. Doutor Adriano Moreira na CUFC em Aveiro.

A lucidez e a sabedoria da vida são impressionantes, aliada a um brilhantismo só ao alcance dos mais dotados intelectualmente.

À entrada um ilustríssimo aveirense confidenciava-me "este senhor não é um intelectual, é um sabedor, porque intelectuais há muitos, basta ir ali ao café ao lado...".

E nada de mais acertado. Impressionante a clareza mental de um dos grandes democratas-cristãos portugueses.

Falou-se de cidadania, de política, de estratégia, de valores, do futuro.

De cidadania porque "a tolerância é so para aquilo que nao gostamos, quando o que é preciso é respeito".

De política porque "há falta de liderança na Europa", falta alguém que tenha coragem política para indicar o caminho. Ou porque "Portugal sempre foi grande diplomata, o melhor a seguir ao Vaticano". Ou porque "a Bíblia fala em trabalhos de Deus, que os viu e disse que eram bons, mas nenhuma dessas criações era o Estado, o Estado é uma invenção do Homem".

De estratégia porque "temos que fazer fronteiras amigáveis, em vez de expandir a união". "É preciso fazer fronteira amigável com a Russia, com a Turquia, e não enveredar por problemas como o dos curdos, do reconhecimento do Chipre, dos direitos humanos, do mundo islamico com o qual a Turquia tem fronteiras, uma fronteira amigável é suficiente".

De valores porque "a roda tem um eixo, e não é o eixo que anda". Toda a sociedade evolui "e o tempo é mais rápido que a sociedade que o acompanha", e a roda pode rolar, mas tem que manter o seu eixo, os seus valores, as suas bases.

De futuro porque "a investigação e o ensino deviam ser despesas de soberania", pois só atraves do conhecimento e da sabedoria se pode evitar "que Portugal se torne num Estado exíguo". Porque "Ciência e saber pouco são sem sabedoria": um investigador americano concluiu apos testes atómicos que "nenhum governo deveria possuir conhecimento nuclear" e apesar da ciencia e o saber o terem levado a investigar e testar o armamento nuclear, foi a sabedoria que o levam a recomendar evita-lo, mesmo que tal custasse a sua carreira...

Por isso meus amigos, este dia marcou-me, mudou a minha forma de ver o mundo. Este é sem dúvida um grande senhor, das mentes mais brilhantes do nosso País. E cujo passado é a todos os níveis notável! Infelizes daqueles que perderam uma oportunidade de escutar e beber e absorver cada palavra do Prof. Doutor Adriano Moreira. E que para que conste, curiosamente é do CDS!

3 comentários:

David Martins disse...

Ja tive a opurtunidade e partilho da mesma opinião.

Uma mente brilhante.

Unknown disse...

Meu caro Carlos, apenas motivos de força maior me impediram de assistir à conferência e rever o mestre que fez o favor de ser meu orientador académico. Mas percebo completamente o sentimento descrito - com Adriano Moreira tem-se uma visão diferente do mundo e da vida. Este é, claramente, um dos exemplos mais marcantes da aberração de país que somos: como pôde um país como o nosso dar-se ao luxo de desaproveitar uma figura de tão grande estatura moral, política e cívica? Nunca percebi. ontinuo sem perceber. Por isso mesmo felizes dos que têm a oportunidade de o escutar e de lhe ouvir a mensagem. Um abraço. JPD

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Carlos
Como o João pedro disse, outros motivos (a doença da filhota, felizmente nada de grave) também me impediram de ir ao CUFC, embora há muito tempo agendado e planeado. Se bem que consegui enviar a 'espia' matriarca.
E percebo perfeitamente a tua satisfação e realização.
Enquanto militante da JC e do CDS (esse antiguinho do qual o 'mestre' que referes foi presidente) tive a oportunidade, juntamente com o João pedro de o conhecer e o ouvir (embora o JPD tenha tido a sorte do acréscimo da sua orientação académica).
E digo-te. De fcato, se há pessoas que não cansa ouvir e pelas quais nem damso pelo tempo passar, é a forma soberba, excepcional como o Prof. Adriano Moreira fala da vida, da política, do simples e do complexo, de uma forma comunicativa e apaixonada.
Disse-o, por inúmeras vezes, que se havia alguém que sempre esperei ver num boletim de voto para presidente da república era Adriano Moreira.
este seria claramente o meu PRESIDENTE.
Abraços