terça-feira, fevereiro 07, 2006

Primeiro a definição

Primeiro de tudo, sendo este um Blog também com a intenção de esclarecer, para além de transmitir a opinião do autor, penso ser relevante nesta altura definir a noção de Takeover, neste caso da Sonae.com à PT, ao que tudo indica, hostil.

Sendo Fusões ou Aquisições um processo de ajustamento face a alguma mudança de cariz económico, pode resultar de evolução tecnológica, economias de escala, globalização, alterações na estrutura do mercado, aparecimento de novas industrias, alterações legais, mundaça de ciclo económico ou efeitos de mercado de capitais.

No caso particular dos Takeovers ou Tender offers, estes poderão configurar-se de diferentes formas, nomeadamente, raiders, hostile takerovers, Manager Buyout (MBO) ou Leverage Buyout (LBO) e friendly merger.

Ainda segundo a teoria, estes processos poderão ter como explicação ou uma intenção de aumentar a eficiencia e/ou criando sinergias; hubris (confiança exagerada, resultando em bids mais elevadas); e problemas de agência.

A M&A pode ser feita com cash, acções ou dívida, ou misto deles. Estudos revelam que o retorno do comprador é zero, e o retorno da empresa comprada é de 15-20% para stock offers e 20 a 25% para cash offers.

fonte: Prof. Bart Lambrecht

Sem comentários: