sexta-feira, fevereiro 17, 2006

AM em Santa Joana

Recebi ontem a convocatória para a próxima Assembleia Municipal. Devo dizer que foi com algum espanto que reparei (da segunda vez que li) a alteração do local de realização da sessão.

Parece que a Digníssima Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro decidiu começar já a concretizar as suas intenções de descentralizar as reuniões. Gosto desta Presidente. Não sou laranja, é um facto, mas agrada-me o modo como actua, (ate porque há a coligação. claro).

Só tenho de aplaudir esta atitude, esta decisão. Depois de largos anos onde as freguesias rurais e periféricas foram ostracizadas, e mesmo marginalizadas, é bom que se faça sentir ao Concelho que somos todos Aveiro. Não chega lembrarem-se destas freguesias quando é preciso mediatizar uma obra, ou quando uma transferência ha muito em falta é, finalmente, misericordiosamente paga.

Agostinho da Silva costumava dizer que "é preciso ouvir o Povo, porque o Povo sabe muito".

E o Povo de Aveiro sabe muito.

8 comentários:

Unknown disse...

Caro Carlos,
Já agora uma questão: e por que não reunir a Assembleia da República para a semana em Aveiro? E depois na semana seguinte no Porto? E a seguir, em Beja, que está desertificada? E depois, que tal nos Açores, talvez na ilha do Pico, para combater a insularidade? E depois, que tal na Berlengas? Ou nas Desertas, para afirmar a portugalidade das ditas? Creio, meu caro, que estas decisões não contribuem, por si só, para qualquer efeito positivo. São, antes, fruto dos tempos, fruto duma época em que a mediatização se sobrepõe ao conteúdo. O importante não é o local onde reúne mas sim o conteúdo do que é deliberado. E num órgão com poderes deliberativos, sem poderes executivos, este tipo de medida (à semelhança, por exemplo, das presidências abertas dos Presidentes da república) tem nome. Abstenho-me de o dar. Mas registo a minha discordância, saudável e democrática. Um abraço e ..... bom caminho até Santa Joana! JPD

Susana Barbosa disse...

No caso das Assembleias Municipais, concordo plenamente com Carlos Martins. E é uma boa verdade, "o povo sabe muito"!

Terra e Sal disse...

É interessante a descentralização das coisas até mesmo a de uma A.M.
É uma teoria, muito republicana, diga-se.
Os Orgãos do poder estarem no meio daqueles que os elegeram, concordo com isso, se a intenção não for apenas e só, vontade de folclore.
Por outro lado, já não aceito que uma qualquer Senhora Presidente da A.M., ou outra entidade qualquer, sempre dependente da vontade dos outros, resolva por si só, tomar tal atitude, que deve merecer pelo menos, o consenso da maioria.
É que o ou a presidente duma A. M. não é propriamente o senhor Presidente da República.
Não cumprindo esta atitude democrática, está a dar uma no cravo e outra na ferradura.
Nunca gostei que uma só pessoa imponha seja o que fôr, mas esse problema é dos senhores deputados municipais.
De qualquer modo no interesse de Aveiro, desejo trabalhos profícuos.
Cumprimentos.
Terra & Sal

Migas (miguel araújo) disse...

Concordo perfeitamente com a interessante posição do amigo João Pedro.
Deescentralizar com que objectivos e benefícios?!
Estar mais perto do povo?!
Mas trat-se de uma AM ou de uma Assembleia de Freguesia?!
Não será aqui que os "fregueses" deveriam ter direito à palavra?!
Para depois o seu presidente de freguesia transmitir tais preocupações na AM?!
Se a AM for aberta à intervenção dos "fregueses" para quê uma Ordem de Trabalhos como a que se pode ler na Margem Esquerda?!
Concordo com JPD: não interessa o local mas o que se discute e trata na AM. Isso é que me parece importante para Aveiro.
Sinceramente não acredito muito neste tipo de iniciativas.
Curiosamente quando estive como treinador e na direcção do cenap (Paço e Póvoa do Paço) lembro-me duma presidência aberta da CM de Alberto Souto em Cacia.
Resultados: zero!!!
Cumprimentos

Carlos Martins disse...

bem...até concordo que esta descentralização não vai resolver problemas, mas penso que mal não vai haver em a AM ser feita em Santa Joana...E sempre é um motivo para todos os deputados visitarem as diversas freguesias...

verdadeira coragem era fazer a AM em S.Jacinto...

Susana Barbosa disse...

Sem dúvida que seria de coragem. Agora, antes que a freguesia seja extinta!
Arriscar-se-ía a Drª Regina Bastos a não apanhar o barco? E quem sabe... a não ter companhia para jantar!

Migas (miguel araújo) disse...

Para Susana Barbosa
Quanto à Dra. regina Bastos ficar sem companhia para o jantar, nada sei. Até porque nem sei qual a companhia que a mesma prefere.
Agora a Susana anda deveras distraída. Não basta andar por aqui e mandar uns "bitaites".
É que, sendo a Dra. Regina de Estarreja, a distãncia para S.Jacinto não deve ficar muito longe da de Aveiro. Sendo que para ir de Estarreja para S.Jacinto, convém mesmo e basta ir de carro e não de barco.
Saudações

Susana Barbosa disse...

Caro Miguel,

Olhe que ainda ontem estive a conversar com a Drª Regina Bastos e sei muito bem onde ela mora. Como vê não ando assim tão distraída. Mas sabe, nem sempre se parte de casa para as reuniões como compreenderá! E de resto o meu post só tentou um pouco de saudável humor. Se o não consegui transmitir-lhe paciência...
Cumprimentos