domingo, outubro 21, 2007
Tensão permanece no Médio Oriente
Depois do Congresso Americano ter recuado nas pretensões de manifestar e apelidar oficialmente o assassinio turco de um milhão e meio de arménios de 1915 como "genocídio", os EUA parecem agora querer considerar mais seriamente formas de impedir diplomáticamente que a Turquia realmente proceda com uma incursão no Norte do Iraque contra os rebeldes curdos do PKK, agora ilegalizado.
Por tudo isto, o preço do crude já bateu os 90 dollares no overnight de quinta feira, pelo o aumento da tensão com ataques curdos a soldados turcos durante esta noite pode precipitar mais uma invasão do Iraque e levar o petroleo a ultrapassar os 100 USD / barril.
Duas questões de fundo impõem-se:
- Porque motivo o mundo ocidental continua a querer manter o erro do pós-Segunda Guerra mantendo o País Iraque, o qual é um conjunto de nações inimigas ?
- Porque motivo deverá a União Europeia aceitar integrar no seu Espaço um país altamente militarizado e localizado em pleno Médio Oriente, sem fronteira definidas nem estáveis, e com conflitos profundos com diversos povos, como o arménio, o grego, o ciprioto ou o curdo ? Ainda com questões por resolver como esta do Curdistão e a mais antiga e aparentemente esquecida da parte da Ilha de Chipre invadida e ainda ocupada pela Turquia...?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário