quinta-feira, outubro 18, 2007

Parque subterrâneo no Rossio em Aveiro ?

A ideia dita assim é meio tresloucada. Diria mesmo descabida. Mas as ideias geniais ate podem ser assim...

Tudo depende do contexto. Um parque subterrâneo so por si no meio do Rossio pode gerar afluencia indesejada de transito ao centro da cidade. Mas por esta via se diminuir drasticamente a circulação automóvel, melhorando significativamente a oferta de transportes publicos (sublinho energeticamente esta parte), então a ideia já não parece tão descabida.

Obra só para mostrar obra, já chegou durante 8 anos de reinado socialista. Se for esta a intenção agora, serei natural e coerentemente contra. Se for enquadrada num plano ambicioso de reformular toda a cidade, com melhoria significativa da qualidade de vida dos munícipes que vivem em Aveiro ou que todos os dias ou esporadicamente para lá se dirigem, então pensemos e discutamos o assunto.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quando tive pela primeira vez conhecimento desta ideia ri-me, mas depois explicaram-me que não era para trazer carros para o centro mas sim para os tirar da cidade, porque a entrada e saida não se faz pela ponte praça e pelo Rossio mas sim da rotunda do Marnoto para quem vem da Barra ou da IP 5 via tunel por debaixo do canal, explicaram-me que tecnicamente é uma obra possivel e sem grandes condicionantes, vista assim e se for tecnicamente possivel fazer o tal tunel e os carros só entrarem e sairem do lado de lá do canal e não para o centro do Rossio, secalhar até é uma ideia que mecesse ser estudada.

Unknown disse...

O parque subterrâneo da praça Marquês de Pombal está sempre vazio... Mais um? Para quê? O que já existe não é suficientemente central? Era bom era que se pensasse e discutisse o arranjo das ruas de Aveiro... Todas elas! Acho que não se anda 20 metros sem cair num buraco do alcatrão nesta cidade!

Abraços Martins

Pedro Neves disse...

Caro Carlos: «Obra só para mostrar obra» no anterior executivo??? Só podes estar a brincar! Os viadutos da 109 e da Sé são só para mostrar? O Teatro Aveirense recuperado é só para mostrar? O Estádio é só para mostrar? O saneamento é para mostrar apenas? O Mercado Manuel Firmino idem idem, aspas aspas? E a Praça do Peixe? E os muros da ria? E as ruas pedonais? E a Praça Marquês de Pombal? E a Capitania? E a recuperação do edifico da Camara Municipal? E a Praça do Peixe? Obras só para quê??? Mas as pessoas têm todas a memória curta ou quê?
Vá, um abraço.

Carlos Martins disse...

Caro Pedro,

Não nego a autoria da iniciativa dessas obras. Como também não nego a falta de capacidade de pagamento que a CMA teve e tem para honrar os compromissos. Por isso a frase do Élio Maia é tão acertada. Não basta mandar fazer obra sem criar condições para esta seja paga... Todo esse conjunto de obras é sem dúvida útil na maior parte dos casos, mas a CMA está sufocada financeiramente, e isso não me parece gestão particularmente brilhante, lamento dize-lo.

A memória não é curta, bem pelo contrário. A dívida e o passivo demonstra-lo-ão por muitos e bons anos.

(já agora, os viadutos da 109 não me parece sequer que estejam acabados, embora ninguem sequer fale disso)

cumprimentos