Em 1915 1.500.000 de arménios foram mortos pelo Império Otomano. Facto histórico, talvez desconhecido por muitos.
A Turquia (que à altura ainda não havia sido criada) nega este facto. Mais, todos os turcos negarão categóricamente este facto, e quando confrontados sentem-no como uma questão de honra. Eu próprio já tive oportunidade de o comprovar pessoalmente.
A questão porém, vai muito mais longe que a negação do facto histórico. O senado americano quer passar uma declaração em como este genocídio de facto existiu.
A Europa em favor da relação com a Turquia, nem quer falar do assunto. Nem de como Constantinopla passou a Istambul. Ou de como a Turquia invadiu inadvertidamente parte da ilha de Chipre. E continua a não aceitar a restante parte da ilha como Estado independente. Nem de como a Turquia faz atropelos à democracia e aos direitos humanos. Ou de como a religião muçulmana interfere na legislação.
E para agravar toda a esta situação, para além de já ter declarado a deterioração da relação com os EUA pela declaração do senado americano, a Turquia pretende ainda na proxima semana aprovar uma acção militar no norte do Iraque contra os curdos.
Depois disto, restão grandes dúvidas sobre a adesão da Turquia à UE ??
Sem comentários:
Enviar um comentário