domingo, outubro 07, 2007

Subprime também atinge Brown


O PM britânico Gordon Brown recuou nas intenções de convocar eleições antecipadas no UK. Depois de ver o seu Partido Trabalhista perder 10 pontos nas sondagens com a consequente subida dos Tories, Brown parece agora já não querer ir a votos, numa subita mudança de planos que a oposição e naturalmente os eleitores estranham. Até porque a justificação é no minimo fraca: ter um plano para o UK.

Desta forma, Brown so poderá ser sufragado daqui a dois anos, que é precisamente o tempo que tem para justificar esta sua decisão como um não apego ao poder.

Não indiferente a esta decisão deve estar também a crise financeira mundial, é que o comportamento do Banco de Inglaterra (BoE) não foi especialmente feliz. O governador Mervyn King do BoE numa primeira instancia fez saber ao mercado que não ia facilitar a vida aos bancos ingleses que cairam na teia do subprime norte-americano não injectando liquidez, para depois num acto de desespero espotelado pela Northern Rock, resolve garantir todos os depósitos. Já para ainda não esquecer que o BoE ao não garantir a confidencialidade do acesso aos emprestimos de liquidez do banco central permitiu toda a crise do Northern Rock, para além de cobrar a todos os bancos ingleses uma penalty rate, não praticada em tal dimensão pelo ECB, ao qual por todos estes motivos recorrem os bancos ingleses. Esta inconsistencia do BoE deverá marcar o futuro de Mervyn King. E como consequencia provavelmente também o de Brown...

Sem comentários: