
Numa altura que o preço dos combustíveis foram aumentados por imperativos orçamentais, cujas políticas são discutíveis, resolvi deixar aqui um quadro sobre o actual estado dos contratos de futuros para crude oil no NYMEX hoje.
O mercado de futuros por ser o mais liquido e o menos influenciado por acções externas à eficiencia do mercado, tais como comissões, impostos e dada o seu volume por especulação, é o melhor indicador para o panorama dos preços do petroleo nos proximos tempos. Isto claro, não contemplando qualquer imprevisto ainda não absorvido pelo mercado nem pelo risco associado ao preço do activo subjacente.
Depreende-se a convicção do mercado que os preços deverão continuar a subir ate pelo menos meio de 2007, o que não indica nada de bom para as economias com dificuldades em retomar o crescimento e dependentes da importação de petroleo, nomeadamente as economias europeias, onde se inclui a nossa.
1 comentário:
Mas para o socialismo isso não chega, tem de se destruir a economia, impondo aumentos de impostos sobre produtos onde a economia é mais "sensivel". Ainda por cima num momento em que a escalada do preço do petroleo, por si só, já é dramatica para a nossa "saúde economica".
Enviar um comentário