Segundo o JN, a fabrica da IKEA que irá fornecer e abastecer o mercado europeu localizar-se-á em Portugal, mais especificamente em Ponte de Lima.
Para além dos postos de trabalho criados, isto representa um considerável investimento no nosso País, que nos deverá fazer pensar ácerca das reais condições de competitividade que temos. Isto, porque a IKEA é claramente uma marca que aposta no valor acrescentado dos seus produtos via estétitica e porque, como tal, irá empregar mão de obra qualificada.
Ora, neste caso, conseguimos suplantar a concorrencia do Leste Europeu; se tal acontece, alguma vantagem competitiva detemos, pelo que a devemos explorar.
Importante tambem quando vejo na noticia: "Também importante para a economia nacional é o facto do grupo sueco indicar, de acordo com o Ministério da Economia, que 60% a 70% dos fornecedores da nova fábrica serão portugueses. A fábrica terá uma dimensão de 30 mil metros quadrados. "
Embora ja um pouco desactualizado, o conceito dos clusters de Michael Porter continua bem presente, funciona em Palmela na AutoEuropa e pelos vistos tambem em Ponte de Lima.
Por último, queria só expressar a minha vontade de ver uma loja da IKEA em Aveiro. Estejam atentos Srs Vereadores e Srs. Administradores da EMA (excelente forma de rentabilizar a zona contígua ao Estadio, não?).
Sem comentários:
Enviar um comentário