aveiro
Rotunda acidentada
PSP registou 33 acidentes em pouco mais de um mês na EN 109 Polícia diz que os condutores não estão habituados a uma praça tão rápida
por João Paulo Costa
Amais recente rotunda de Aveiro, na Estrada Nacional 109 (EN109) está a transformar-se num "abono" para as oficinas da cidade. Diariamente ocorrem acidentes. Não há registo de feridos graves, mas as colisões provocam engarrafamentos e receio entre os automobilistas. Concluída há pouco mais de um mês, a rotunda já entrou 33 vezes nas folhas de ocorrências da Polícia. Um número que fica aquém da realidade, visto que muitos outros acidentes foram resolvidos com recurso à declaração amigável, sem interferência da PSP.
O comissário Sérgio Loureiro, da PSP de Aveiro, confirma que a rotunda é uma zona de acumulação de acidentes, avançando algumas explicações. "É uma rotunda rápida, como não havia na cidade, as pessoas não estão habituadas, havendo ainda alguma confusão entre os automobilistas, muitos dos quais parecem não saber como circular no local".
O responsável da Polícia recorda que a faixa da direita deve ser usada por quem entra na rotunda para sair na primeira cortada, devendo a faixa do meio ser a escolhida pelos automobilistas que pretendam sair nas seguintes. "É por não cumprirem esta regra que a maioria dos acidentes acontece, colisões laterais provocadas pelas mudanças de direcção", revela Sérgio Loureiro, que defende a possibilidade de reduzir de três para duas as faixas de rodagem.
O comissário confirma haver registo na PSP de 33 colisões, mas admite que há muitas outras que foram ultrapassadas sem a presença da polícia.
Mesmo que no local, durante parte do dia, estejam elementos da PSP. "Estamos lá porque há muitos acidentes e a presença da polícia leva os condutores a reduzirem a velocidade. Além disso, como é um dos principais acessos à cidade, constitui um excelente local para controlarmos outras situações".
A PSP, para já, não vai sugerir à Estradas de Portugal (EP) qualquer alteração. "A sinalização está bem colocada, há bandas sonoras, e, nos últimos dias, houve uma redução de acidentes", adiantou o comissário. Uma opinião corroborada pela EP. Fonte da empresa revelou, ao JN, que não está prevista qualquer alteração na rotunda.
in JN 2006-01-20
Sem comentários:
Enviar um comentário