sábado, setembro 29, 2007

Não há subprime em Portugal? Think again...


Não é estranho que tantos responsáveis (incluindo banqueiros e desde já o Presidente da Republica) venham a público com tanta frequencia e inusitadamente dizer que não é preciso preocupação, porque Portugal não é afectado directamente pela crise no subprime (e respectivos activos financeiros relacionados) ?

sar-KO-zee !




KEYR-geez-stan

moor-EH-tain-ee-a

hah-RAR-ray

moo-GAH-bee

sar-KO-zee

kah-RAH-kus



Confuso ? É apenas a ajuda com a fonética que o discurso de Bush na ONU lhe disponibilizava e que breves momentos esteve publicado no site oficial. Brilhante este líder da maior potencia do mundo. Já agora, aqui ficam as soluções...





Kyrgyzstan: KEYR-geez-stan



Mauritania: moor-EH-tain-ee-a



Harare: hah-RAR-ray



Mugabe: moo-GAH-bee



Sarkozy: sar-KO-zee



Caracas: kah-RAH-kus

quinta-feira, setembro 27, 2007

E, Dr Elio Maia, se...Menezes ganhar ?


Ilhavo, na pessoa do seu Presidente, militante do PSD e Vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios está do outro lado da barricada.


Não posso deixar de, mais uma vez, estranhar a intromissão do Presidente da CM de Aveiro, independente, nestas (cada vez mais sujas e embaraçosas) eleições internas do PSD.

Novo Director de Impostos não é especialista em...Fiscalidade


Ele próprio o diz, reforçando que caso fosse convidado para consultor fiscal, recusaria por não ter nem experiência nem competência. Ainda segundo o novo Director da DGCI, a sua principal função é de gestão.


Brilhante!

Mourinho afinal cria instabilidade...a Santana


Noutro registo, Pedro Santana Lopes indignou-se pela SIC Notícias ter interrompido a sua entrevista para dar em directo a chegada de José Mourinho a Lisboa.


E com razão diga-se. Senão veja-se:


Em caso de entrevista a um outro qualquer ex-Primeiro-Ministro teria acontecido o mesmo ? Santana sofre da sua exposição mediática e da exposição da vida privada que nunca quis esconder. Mesmo assim, um ex-Primeiro-Ministro merece mais respeito por parte dos jornalistas.


Não ficou bem à SIC Notícias.

M&Ms (IV): a diáspora do PSD


LFM congratulou-se por saber que LMM tem 200 apoiantes/militantes/pagantes no meio da América do Sul, na Amazónia. [não, não estou a inventar]


É de facto de saudar esta expansão social-democrata pelo mundo.


Já triste é ver que um partido que se diz de alternativa de Governo não apresenta nenhuma proposta de governação. Pior, agora é bem visivel que para o PSD tudo vale para chegar ao poder. Pagar quotas a falecidos, militantes fantasma, caciquismo do pior. Mais, tudo se resume a saber quem consegue reunir maiores apoios...para ganhar vantagem nestes aspectos estatutários, ou seja, a propria legalidade é constantemente posta em causa.


Quando o poder não está à vista, dividem-se. E nem preciso dize-lo: se Marques Mendes tivesse reais possibilidades de ser Governo, Menezes candidatar-se-ia ?


Um partido assim no Governo de Portugal ? Por mim nunca.

Estado da Corrupção

Se a grande fonte de corrupção são os políticos e os funcionários públicos, ou seja, a troca de interesses entre privados e o Estado, então não será precisamente a opulência e excessivo tamanho e extensão do Estado e seus tentáculos (como a burocracia e a legislação complexa, portanto torneável) a grande causa da corrupção? Se privados favorecem uns em deterimento de outros, o prejuizo fica na esfera privada (aqui o Estado pode e deve legislar, apenas). Se Estado através dos seus agentes favorece privados, então o prejuízo é de todos, leia-se, contribuintes e demais utentes. Parece-me óbvio: menos Estado, menos corrupção.



nota: Publicado ontem o ranking de transparência e grau de corrupção dos Países, avaliando confiança nos políticos e funcionários públicos, é de notar que Portugal não só caiu no índice, como se coloca atrás de paises como Chile, Espanha, Estónia e Barbados. Nada de espantar, contudo. [ver aqui]

quarta-feira, setembro 26, 2007

Hipers ao Domingo


Custa-me perceber por que razão o Estado acha que não devo poder fazer compras onde quiser num específico dia da semana. Nem a Igreja Católica chega a tanto, onde apesar de dia santo, não impede que se façam as compras muitas vezes no único dia da semana em que o tempo mais abunda.

Mas não, o Estado Português acha por sua livre iniciativa que os portugueses ao Domingo só podem fazer compras noutros lados...que estão fechados. Hipermercados abertos ao Domingo significa mais emprego, mais liberdade de escolha, menos transito, menos confusão. Se vivemos em economia aberta e de mercado, porque razão não há concorrência ao Domingo? Esta lei criada pelo Governo de Guterres é absolutamente ridícula. Não por estar fechado ao Domingo o hipermercado que irei passar a ir à mercearia. Só o Estado parece não entender que esta diferenciação de serviços se faz de outra maneira, e que a própria competitividade do pequeno comércio passa por outro tipo de incentivos...

Quem falta processar nos EUA?


Um Senador Norte-Americano do Estado do Omaha decidiu processar judicialmente....Deus ! Ao que parece o Senador pretende levar Deus à barra do tribunal do Douglas County District por considerá-Lo responsável pelas terríveis catastofres naturais que têm assolado a região. E tenta ao mesmo tempo provar que o sistema judicial americano de tão fácil que é processar alguem, roça o rídiculo. [ ver notícia aqui ]

Curioso verificar que as testemunhas nos EUA juram sobre a Bíblia Sagrada dizer toda a verdade, o que só por si implica a aceitação pelo tribunal que Deus de facto existe. Ora, se existe, naturalmente que pode ser processado...

Na mesma linha de raciocínio, proponho que alguém processe Deus ou Jesus Cristo em Portugal. Este processo seria uma verdadeira dor de cabeça para o sistema judicial português. Não pelo suposto arguido não poder ser presente a tribunal, mas antes por este eventualmente sobreviver anos suficientes para assistir ao processo todo... Coisas do sobrenatural, portanto.

terça-feira, setembro 25, 2007

Inglês Técnico


Relembrem-me: o famoso curso de engenharia do actual primeiro-ministro português incluia um curso de inglês técnico, certo? Certo ?!?!

Socrates e Mahmoud Ahmadinejad nos EUA


Bush, Socrates e Mahmoud Ahmadinejad estão juntos nos EUA. Três dos lideres mais brilhantes da humanidade juntos na América. God bless America !

segunda-feira, setembro 24, 2007

Á Lei do Murro


Do caso Scolari há pouco a dizer. Um valente e obvio murro num jogador sérvio. Menos óbvia é a posição da FPF. Em que será que se baseia a FPF para apoiar o Sr. Scolari? Será no título de utilidade pública?

Pode-se fazer...mas é proibido...


Desta vez nao é o aborto. O Governo PS devia ir para os manuais de direito como quem mais eficientemente conseguiu tornar o proibido possível legalmente, sem deixar de o ser.


Desta vez é a distribuição de seringas nas prisões. Consumir drogas nas prisões é proibido (não só nas prisões...presume-se), mas não só se pode fazer, como o próprio Governo assume que é feito e incentiva. Se a saúde dentro da prisão é obviamente uma preocupação, maior preocupação é um Estado que assume ser impotente para fazer-se cumprir...mesmo dentro dos muros de uma prisão. Ora, se o Estado não consegue fazer cumprir as suas regras num local que ele proprio cria para privar a liberdade dos criminosos e faze-los ficar de novo prontos para a vida em sociedade, onde é que vai conseguir fazer cumprir as suas leis ?

domingo, setembro 23, 2007

M&Ms (III)


Ou muito me engano, ou o PSD vai rapidamente perceber o grande problema das eleições directas em vez do tradicional Congresso electivo: é que enquanto no Congresso os candidataos perfilam-se, degladiam-se e discutem no momento, nas directas os candidatos vao aparecendo e desaparecendo, as datas sao passiveis de adiamento, o cacique é ainda maior, e a legitimidade do líder, por muito que esteja legitimada pelo voto directo, é muito mais susceptível de ataque, criando uma instabilidade muito superior em termos temporal e de magnitude.


Claro que tudo seria mais fácil, não fossem todos os candidatos alinhados pela mediocridade política.

sexta-feira, setembro 21, 2007

Finalmente Paulo Macedo é substituído


José Azevedo Pereira é o novo responsável do Ministério das Finanças na DGCI, substituíndo finalmente Paulo Macedo. A tarefa não é fácil, nem tão pouco fazer esquecer Paulo Macedo, que fez perceber ao País o significado da palavra produtividade. Salário elevado, resultados correspondentes. Vejamos se o novo director da DGCI não fica demasiado catalogado com o mundo académico e consegue arrecar mais impostos, com mais justiça e equilíbrio. Ficamos para ver...e pagar.

quinta-feira, setembro 20, 2007

Tão diferentes...










Autarca critica inquérito a atrasos nos pagamentos a empreiteiros

"São objectivamente incompreensíveis. Quando tentamos perceber não somos capazes de perceber"

"a realidade parece substancialmente diferente”, garantindo que "a Câmara tem acordos de pagamentos que funcionam com normalidade e nenhuma cobrança judicial por incumprimentos.”

"(...) este tipo de inquérito deveria analisar a situação financeira por fornecedores e não o atraso médio dos pagamentos"

Desta vez, é este.

quarta-feira, setembro 19, 2007

Crise no "Middle West"



Para além do "à vontade" no inglês, o nosso Primeiro Ministro ainda trocou a rosa-dos-ventos... A gaffe deve estar incluída no protocolo diplomático para deixar o presidente Bush mais à vontade...

Agradecimento: "O Insurgente"

terça-feira, setembro 18, 2007

M&Ms (II)


Derretem-se na boca, e não nos votos. Debate sintomático do porquê o PSD não é Governo em Portugal, nem o será num futuro próximo. Por aqui, Sócrates pode estar (infelizmente) descansado.
Mendes não consegue ter perfil nem programa de líder, é e continuará a ser uma cara do aparelho.
Menezes não tem estatuto nem projecção. Mas tem melhor programa (pior, era difícil...).

M&Ms


"Tenho uma relação de proximidade muito grande com Aveiro há muitos anos"
Marques Mendes, SIC Noticias, 2007-09-18

Hiperinflação no Zimbabwe


Depois da expulsão dos ingleses da então Rodésia em 1980, tudo tem corrido mal. Pior ainda quando os ultimos empresários brancos foram expulsos e expropriados nos ultimos anos.


O Zimbabwe vive um periodo extaordinariamente dificil em termos económicos, com a inflação segundo o Governo a cifrar-se nos 4500% (segundo analistas, já vai em 15000%). Com estes numeros, o salário desvaloriza-se em 2 horas, e a corrida aos mantimentos é constante.


Para piorar, o governo decidiu fixar preços administrativamente, com pena de prisão para quem não cumprisse. Para além da inflação, os pouco vendedores ainda tem de enfrentar o medo e repressão.


fonte: "Newsweek"

Bail out!


Ben Bernanke, o chairman do Fed, resolveu hoje cortar as duas taxas de referência (a discount rate e o target do Fed funds rate) em 50 bp, ou seja, 0,50%. A taxa de juro de referência dos EUA está agora em 4,75%.


Todo este cenário resulta da avaliação que o Fed faz da economia norte-americana e do efeito do subprime na economia real. Contudo, dada a magnitude do corte (o normal sao 25 bp) tudo isto parece muito mais uma forma de "salvar" o sector financeiro do que outra coisa. As acções agradecem, com fortes ganhos imediatamente a seguir ao anuncio da decisão.


A questão impõe-se: será que esta acção do Fed poderá resolver o problema da economia americana, nomeadamente da bolha imobiliária, ou poderá agravá-la ? E por outro lado, até que ponto sendo esta uma crise de confiança do sector financeiro, poderá esta actuação normalizar a relação dos bancos entre si e com os seus clientes ?


Em minha opinião, não. Bem pelo contrário, este passo pode ter ser decisivo para o inicio de uma recessão bem maior nos EUA (sendo já o primeiro sinal). E quando os EUA espirram...

segunda-feira, setembro 17, 2007

Poker: campeã do World Series of Poker Europe de 18 anos!


A norueguesa Annette Obrestad é a nova campeã do World Series of Poker Europe que decorreu em Londres (Leicester Square), arrecadando um prize money de 2 Milhões de USD. Incrivel dada a sua tenra idade (18) não a permitir sequer concorrer a semelhantes torneios nos Estados Unidos (apenas a partir dos 21).


No último lance venceu os dois pares do seu adversário com um trio de setes.

Subprime Português (II)

Depois disto, relembro este post.

"A idade da turbulência"


Já está nas bancas o novo livro de Alan Greenspan, o mediático e estonteante antigo presidente da Reserva Federal Norte-Americana, a qual presidiu durante 18 anos. Por entre críticas a George Bush (pai e filho), diz que chegou a temer ataques nucleares aos EUA, assim como contaminação de reservas de aguas, depois do 11 de Setembro. Afirmou também que por entre os diversos Presidentes Norte-Americanos com quem trabalhou, Clinton e Nixon foram os que achou mais inteligentes.


Greenspan é conhecido pelo discurso enigmático e simbólico quando presidia ao Fed, ficando expressões marcantes como "exuberancia irracional dos mercados" e "conundrum".


O livro "The Age of Turbulence" está dividido em duas partes, a primeira sobre as suas memórias mais pessoais, e a segunda sobre a sua actuação no Fed.


Claramente a não perder, hoje Terça-Feira nas livrarias.

iPhone: exclusivo TMN ?


A Telefónica e PT parecem entender-se na área das telecomunicações moveis, ao tentar o exclusivo do iPhone para a O2 espanhola e TMN. Tudo para evitar que a Vodafone fique com o exclusivo, que parece cada vez mais dificil.

domingo, setembro 16, 2007

Nova Lei processo Penal


Mais do que o ridículo que é um Estado prender e soltar presos preventivos ao sabor da legislação, o pior é sem dúvida a incrível falta de modernização informática de todo o sistema judicial portugues. Em termos de informatização da justiça, devemos estar entre a criação do sistema MS-DOS e abolição do papel. Ou seja, em inícios da decada de 80...

Não seria mais simples INVESTIR em transformar toda a papelada processual e todo o sistema burocratico em suporte informático. Sem fazer contas, é mais que provavel por muito que isto custasse durante num periodo inicial, a poupança futura é mais que garantida.

A juntar ao sistema legislativo mais retrogrado e complexo do mundo ocidental, estamos na idade da pedra da resolução burocrática... E nem sequer é preciso mais funcionários...se calhar são precisos é outros funcionários...

sábado, setembro 15, 2007

Northern Rock: a corrida aos depósitos


Já há muitos anos não se via tal coisa em território europeu, também resultante da maior estabilidade e controlo que é mantida sobre o sistema bancário.

Mas o facto é que o 3º maior banco ingles em termos de hipotecas teve enormes dificuldades de tesouraria resultantes da instabilidade do sistema bancário e teve que recorrer ao Bank of England (BoE) para resolver parte desse problema. Mas o BoE teve uma política punitiva para quem recorria a este tipo de emprestimos, ou seja, aplicava uma penalty rate, o que não ajudou muito para o caso.

Depois do Northern Rock avisar para diminuição consideravel de resultados esperados, a acção caiu cerca de 30%, o que fez pela primeira vez em muitos anos na Europa assitir-se a uma corrida aos depósitos. Obviamente, nenhum banco do mundo consegue sobreviver se todos os seus clientes decidirem levantar todo o dinheiro de uma só vez...

Ou seja, este é o grande receio dos Bancos Centrais e o motivo maior para que haja injecção de liquidez no sistema. Daí a grande preocupação dos responsáveis com esta crise de confiança desencadeada pelo subprime. Uma generalização de corrida aos depositos poderia destruir todo os sistema bancário, e deixar as economias em colapso.

Continua a luta pelo ABN Amro


Desde há alguns meses a esta parte duas ofertas concorrentes tentam ganhar o controlo do ABN Amro, um banco holandês com infraestruturas em diversas vertentes do negócio, nomeadamente na banca comercial, de investimento, corporate e mortgage.

Não se trata contudo de uma OPA normal, já que em cima da mesa está a dilaceração do ABN, iniciada com a venda do banco de mortgage americano La Salle ao Bank of America. Apesar disso, o Barclays e o consórcio liderado pelo Royal Bank of Scotland (RBS), em conjunto com o Fortis e o Santander continuam uma guerra pela posse do remanescente. Esta guerra ficou ainda mais interessante após o estalar da crise do subprime americano, já que a oferta do Barclays é feita esmagadoramente por share swap (pagamento sob forma de acções do Barclays) ao passo que o consórcio fez a esmagadora parte da oferta em cash. Contudo, se a crise do subprime afectou sobremaneira o preço das acções do sector bancário (diminuindo drasticamente o preço de oferta do Barclays), fez também aumentar e dificultar o acesso a financiamento, que o consórcio obviamente necessita angariar para tomar conta de um banco de grandes dimensões como o ABN.

Entretanto o preço do ABN oscila entre o preço (mais baixo) da oferta do Barclays e o preço oferecido pelo consórcio, enquanto se espera pela decisão da UE sobre eventuais problemas de concorrência na Belgica e Holanda onde a Fortis tem uma posição muito forte e onde poderia sair ainda mais fortalecida.

O desenlace vai sem dúvida constituir um case study para muitas aulas de corporate finance.

Já lá vão dois anos...

M&M: Mendes e Menezes derretem-se na boca


M&Ms derretem-se na boca e não nas mãos... ou pelo menos a primeira parte é verdade, dado que parecem ambos com uma forte aversão aos debates...

Se por um lado Menezes parece ter fugido ao debate da SIC Notícias, Mendes tem vindo sistemáticamente a fugir a um debate mais amplo promovido pela televisão pública, o qual merecia certamente a maior atenção (possível) dos portugueses. Isto claro, partindo do princípio que têm alguma coisa a dizer e a discutir...

McLaren sofre penalização forte


Esta semana implodiu a notícia: a escuderia de Formula 1 McLaren foi banida da competição para o resto da temporada, com perda de pontos e uma sanção pecuniária de 100 Milhões USD. Um facto significativo, dado o montante e as consequências. Especula-se no entanto que tudo começou com troca de e-mails entre o piloto de testes da Ferrari e o piloto Fernando Alonzo... E resta também saber o que vai acontecer aos milhões investidos pelos patrocinadores, entre os maiores conta-se o banco global (e espanhol) Santander assim como o colosso de telecomunicações Vodafone...

sexta-feira, setembro 14, 2007

Jorge Greno em entrevista


Excelente a entrevista de Jorge Greno ao jornal "O Aveiro". Aveiro perdeu um grande vereador. E ficou tudo dito.

quarta-feira, setembro 12, 2007

Mudanças no Xadrez Mundial

Sai o Governo Russo, em que Putin continua em busca de sucessor à altura, já que nao poderá continuar na presidencia por outro mandado. E sai também o primeiro ministro japonês Abe, num estranho movimento justificado pelas eleições para a camara alta do senado japonês em que perdeu a maioria; eleições essas decorridas em... Julho!

Se na Russia pouco se altera, com inclusivamente testes da nova Bomba de Vacuo a ter maior impacto - passe-se o trocadilho - na comunicação social (chamam-lhe o "Pai de Todas as Bombas", confrontando a "Mae de todas as Bombas" norte-americana), no Japão o caso pode ser diferente, mas os proximos dias o dirão...

E continua a saga de demogia do BE...agora em Aveiro

Pelo que se pode ler, o BE é o dono da verdade suprema. Esquece-se habitualmente é de apresentar alternativas. "Não porque não". O nível zero da política em qualquer lado.

A demagogia da CM de Lisboa...

...é sem precedentes. Se concordo plenamente que o estacionamento ilegal é algo a naturalmente combater, a verdade é que Lisboa é uma cidade que não dispoe de transportes públicos suficientes em quantidade e em qualidade (no sentido de extensao e de horario) para fazer evitar a quantidade de carros a circular na cidade. Não pode haver a demagogia fácil de que é preciso retirar carros do centro da cidade, e ao mesmo tempo incentivar as pessoas a viver nesse mesmo centro e sem proporcionar sufientes meios de transportes publicos, para tornar o carro um luxo.

Lembro-me de uma cidade onde ter carro é um luxo, porque há poucos estacionamentos, porque se paga taxa para circular, e onde ha redes de transportes de qualidade: Londres. Lisboa está a décadas de distancia... não se começa a casa pelo telhado... mas parece que a Emel faz boas receitas com estas medidas...

Só a titulo de exemplo:




Mais do BE na CML...

por Francisco Dias

A marca lisboa

Bem sei que este post já vem com umas semanas de atraso, mas já lá diz o ditado, antes tarde que nunca. A história parece para rir, mas aconteceu numa reunião do executivo de Lisboa. José Sá Fernandes, o vereador do Bloco de Esquerda que se coligou com António Costa para a Câmara Municipal de Lisboa, apresentou algumas propostas verdadeiramente inovadoras para resolver o déficit da autarquia. O Zé, como é tratado pelos amigos, confessa que "até já teve algumas conversas com o Instituto de Agronomia para pôr as vinhas e as oliveiras da Tapada da Ajuda a produzir vinho de mesa e azeite".

A ideia é «pensar em coisas novas para valorizar o potencial da cidade», explica Sá Fernandes, que descobriu recentemente que «se pescam no Tejo mais de 40 toneladas de amêijoa por dia». O vereador só está à espera de saber se o bivalve tem qualidade para dinamizar a sua venda.

Há duas coisas que me preocupam nesta notícia: a primeira é obviamente o seu conteúdo. A solução para o rombo das autarquias está... na venda do bivalve, azeite e vinho de mesa. Isto dito pelo Ricardo Araújo Pereira punha o país a rir. A segunda preocupação vem do quase nulo feedback que tal proposta teve na opinião pública, por uma razão: apenas vi um orgão de comunicação social falar sobre o assunto. Aqui. Pergunto-me o que seria desta alarvidade dita por outra força política, nomeadamente da direita.

Dr. Élio, não há muito para inventar. Toca a vender moliço!

terça-feira, setembro 11, 2007

Decisão do FED mais aguardada dos últimos tempos

De hoje a uma semana, a Reserva Federal Norte-Americana liderada por Ben Bernanke, irá decidir sobre as taxas de juro de referência dos EUA. Devido à crise subprime, os yields das obrigações do tesouro norte-americanas caíram vertiginosamente, descontando neste momento quase 1,50% de corte na taxa actualmente em 5,25%, num movimento conhecido como "flight to quality", no qual os investidores procuram a qualquer preço a segurança das obrigações do tesouro, em deterimento de investimentos de maior risco.

Assim, a título de exemplo, a yield das obrigações a 2 anos situa-se já a 3,90%. Numa situação normal, esta baixa indicaria o sentimento de mercado que o FED deveria baixar as taxas, normalmente devido ao enfraquecimento da economia. Desta vez, baixar as taxas é admitir enfraquecimento da economia, permitir que investidores menos cuidadosos continuem alavancados, e não deixar o mercado fazer reprice do risco. As dúvidas são portanto enormes, assim com a expectiva para esta decisão.

Fica a sondagem, do lado direito, para quem quiser contribuir com a sua opiniao.

Élio Maia assume presidência da EMA ?

Já nao era sem tempo que o Presidente da CM de Aveiro chame a si as principais responsabilidades e carencias de decisão na cidade. Pena que já so va a tempo de a extinguir...

A RTP e os contribuintes

Segundo o Diário de Notícias, cada contribuinte paga mais de 500 eur por ano para a RTP.

Ora, sendo um imposto, não há grande escolha, e quando não há escolha, normalmente a relação serviço/satisfação não é a melhor, nem tão pouco em termos de qualidade. Serviço público sim, mas gestão adequada também... chega de sorvedouros de dinheiros públicos...

O BE na CM Lisboa ? Eu não votei PS...

Já demorava até o BE aprontar aquilo que melhor sabe fazer: criar confusão atraves da demagogia. Desta vez, começou o seu trabalho na CM de Lisboa, esclarecendo a sua posição contra a Dra Maria Jose Nogueira Pinto à frente do projecto da Baixa-Chiado, isto porque esta defendeu que sendo esta uma zona nobre da cidade, o melhor seria retirar dessa area as lojas chinesas, inclusivamente sugerindo a criação de uma china town em lisboa.

Claro que não está em causa a liberdade de comércio por parte seja de quem for, mas é obvio que o comercio tradicional tambem tem que estar segmentado e dirigido a publico alvos. Alias, os proprios representantes dos comerciantes chineses em Portugal ficou sobremaneira agradado com a ideia. Ou seja, o BE teima porque lhe apetece teimar, usando argumentos demagogicos como sempre foi o seu timbre. Ridiculo, to say the least.

segunda-feira, setembro 10, 2007

Caso Maddie e a Justiça Portuguesa: O Golpe Final

Confesso que toda esta história, com traços de romance telenovelável no México, com proporções a nível global, por ser um caso real, marcante, chocante, inquietante e misterioso, não me suscita grande interesse no drama intrinseco que encerra.

No entanto, algo me preocupa muito seriamente, para além da vida da criança em causa, naturalmente. É que por causa deste caso, todos os podres e deficiencias da Justiça e do sistema legal português serão postos a nu, para todo o mundo. Conseguirão ainda os responsáveis políticos esconder a vergonha ?

Respeito que não tenhamos uma origem anglo-saxónica nos principios do Direito. Respeito a origem romana, com diversas sugestões culturais ao longo da história. Confesso também que sou algo suspeito, porque sou à partida grande crítico do nosso sistema legal, assim como admirador do sistema anglo-saxónico. Não obstante, ha pontos em que a origem se torna irrelevante, e os problemas resultam de outras vertentes...

Assim, veremos desde logo se teremos a equidade nas polícias para dar este apoio logistico em todos os casos semelhantes. Teoricamente, perante a lei todos somos iguais nos deveres e direitos. Depois, toda a burocracia em Portugal especialmente no sistema judicial ficarão expostos a nível global, com consequencias inclusive nos investimentos que empresarios ponderam fazer por cá. São estatutos especiais para que se possa fazer perguntas; medidas de coacção que não obrigam a nada; suspeitos que não o são, e passam a ser, nao oficialmente; segredo de justiça que só é segredo para quem nao le jornais; contra-informação nos meios de comunicação porque ha segredo de justiça que como ninguem cumpre, ninguem sabe o que é verdade; falhas graves em investigação e em legislação; falta de actualização da legalidade com os novos meios; e já nem vou falar do eventual julgamento... Ou se calhar falo: imagine-se um julgamento num caso destes... Duraria quantos anos? Quantas decadas ? Quantos recursos? Quantos contra-recursos e regressões ? Quantas instancias e medidas para atrasar o processo ?

Este caso vai levar a Justiça portuguesa ao rídiculo à escala mundial, independentemente de quem é o culpado ou inocente. E bem merece... Não foi a bem porque nunca ninguem teve coragem de mexer com o lobby jurídico em Portugal nem com os velhos do Restelo que ainda dão aulas de Direito; vai a mal cobrindo de ridículo todo um País...

domingo, setembro 09, 2007

Ficamos mais descansados...

...Marques Mendes vai voltar a ser cabeça de lista do PSD por Aveiro em 2009...

A obscenidade do óbvio

"Oficialmente, Dalai Lama não é recebido por responsáveis do Governo português, como é óbvio"

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado.

Óbvio porque Portugal concorda com a ocupação pela ditadura chinesa do Tibete, ou óbvio que nos curvemos perante a China, esquecendo todos os princípios democráticos e "valores de Abril" que a esquerda tanto apregoa?

sábado, setembro 08, 2007

Avante camaradas!

Segundo notícias dos meios de comunicação social - por isso não fui eu que inventei! -, na Festa do Avante em nenhum restaurante é possível ter direito a recibo. Estado? Só se for para receber subsídios! Impostos ? É para os ricos ! Moralidade? Só a nossa!

Rídiculo. Embaraçoso. Bolchevique.

Colecção Outono/Inverno

Novo look, blog oficialmente activo, se é que algum dia deixou de estar. Para os que gostam e para os que não gostam, enfim, para todos os que visitam.

sexta-feira, setembro 07, 2007

EuroBasket: Portugal passa à fase seguinte!

Surpreendentemente, a selecção nacional de basquetebol passou á fase seguinte do Europeu a decorrer em Sevilha. Após uma brilhante vitória frente à Letónia ainda que per se insuficiente para assegurar de imediato a passagem à proxima fase, a milagrosa derrota da campeã do mundo Espanha - com varios elementos a brilharem na NBA -, frente á Croácia, permitiu a Portugal fazer história.

Uma palavra especial para Paulo Cunha, que após problemas de saúde, conseguiu voltar à alta competição no seu mais alto nível.

Trichet nao mexe na taxa de juro da zona Euro

Por muito duro que possa ser para os detentores de créditos à habitação, a verdade é que esta "não mexida" por parte de Jean-Claude Trichet na taxa de juro de referência não pode ser bom sinal.

Todos sabem que o ECB pouco ou nada liga ao facto dos mercados financeiros estarem a sofrer fortes turbulência, e que o seu único objectivo é manter a estabilidade de preços no longo prazo. Logo, esta crise do subprime americano está de facto a perturbar o crescimento da economia europeia, pelo que não serão melhores dias o que aí virão. Resta saber o que preferem os portugueses: crescimento economico da zona euro, com progressivos aumentos de taxa de juro, ou em alternativa, fraco crescimento, sem inflação, sem aumento das prestações, mas com maiores dificuldades das empresas, logo perigo de mais desemprego e menores possibilidades de auferir melhores rendimentos ?

quarta-feira, setembro 05, 2007

Caetano Alves novo vereador da CM Aveiro

Devido à suspensao de mandato do vereador Jorge Greno, a CM de Aveiro vê agora o Prof. Doutor Caetano Alves assumir funções.

Se é certo que Jorge Greno é (quase) consensualmente considerado o melhor vereador que passou pela edilidade nos ultimos tempos (leia-se decada), a discussão agora nem sequer reside na eventual (para mim, certa) falta que irá fazer este valioso quadro que tanto emprestou à cidade no apesar de tudo curto espaço de tempo que esteve em funções.

Nem sequer os críticos se sentem compelidos a congratularem-se ou no mínimo considerarem importante que alguem com o curriculo e capacidade intelectual do Prof. Doutor Caetano Alves pode igualmente emprestar à cidade. Não. É preferível criar críticas avulsas e mesquinhas a outras funções que exerce no Clube mais emblemático da cidade e da região. Nem tão pouco que um quadro tao valioso decida dedicar uma fatia importante do seu tempo à cidade, quando há claramente uma falta tão grande de capacidade intelectual na política em geral e muito especialmente nas autarquias. E não é por acaso: muita mesquinhice e pouco ou nenhum reconhecimento, para alem de mais problemas que soluções e agradecimentos, são pouco convidativos a quem tem melhores oportunidades noutros lugares.

A ler: opinião de um rico que já nao quer emprestar dinheiro a pobres

«A Wall Street Trader Draws Some Subprime Lessons: Michael Lewis
2007-09-05 00:05 (New York)


Commentary by Michael Lewis
Sept. 5 (Bloomberg) -- So right after the Bear Stearns funds blew up, I had a thought: This is what happens when you lend money to poor people. Don't get me wrong: I have nothing personally against the poor. To my knowledge, I have nothing personally to do with the poor at all. It's not personal when a guy cuts your grass: that's business. He does what you say, you pay him. But you don't pay him in advance: That would be finance. And finance is one thing you should never engage in with the poor. (By poor, I mean anyone who the SEC wouldn't allow to invest in my hedge fund.)

That's the biggest lesson I've learned from the subprime crisis. Along the way, as these people have torpedoed my portfolio, I had some other thoughts about the poor. I'll share
them with you.
1) They're masters of public relations. I had no idea how my open-handedness could be made to look, after the fact. At the time I bought the subprime portfolio I thought: This is sort of like my way of giving something back. I didn't expect a profile in Philanthropy Today or anything like that. I mean, I bought at a discount. But I thought people would admire the Wall Street big shot who found a way to help the little guy. Sort of like a money doctor helping a sick person.

Then the little guy wheels around and gives me this financial enema. And I'm the one who gets crap in the papers! Everyone feels sorry for the poor, and no one feels sorry for me. Even
though it's my money! No good deed goes unpunished.

2) Poor people don't respect other people's money in the way money deserves to be respected.
Call me a romantic: I want everyone to have a shot at the American dream. Even people who haven't earned it. I did everything I could so that these schlubs could at least own their own place. The media is now making my generosity out to be some kind of scandal. Teaser rates weren't a scandal. Teaser rates were a sign of misplaced trust: I trusted these people to
get their teams of lawyers to vet anything before they signed it. Turns out, if you're poor, you don't need to pay lawyers. You don't like the deal you just wave your hands in the air and
moan about how poor you are. Then you default.

3) I've grown out of touch with ``poor culture.'' Hard to say when this happened; it might have been when I stopped flying commercial. Or maybe it was when I gave up the bleacher seats and got the suite. But the first rule in this business is to know the people you're in business with, and I broke it. People complain about the rich getting richer and the poor being left behind. Is it any wonder? Look at them! Did it ever occur to even one of them that they might pay me back by
WORKING HARDER? I don't think so. But as I say, it was my fault, for not studying the poor
more closely before I lent them the money. When the only time you've ever seen a lion is in his cage in the zoo, you start thinking of him as a pet cat. You forget that he wants to eat
you.

4) Our society is really, really hostile to success. At the same time it's shockingly indulgent of poor people.

A Republican president now wants to bail them out! I have a different solution. Debtors' prison is obviously a little too retro, and besides that it would just use more taxpayers' money. But the poor could work off their debts. All over Greenwich I see lawns to be mowed, houses to be painted, sports cars to be tuned up. Some of these poor people must have skills. The ones
that don't could be trained to do some of the less skilled labor -- say, working as clowns at rich kids' birthday parties. They could even have an act: put them in clown suits and see how many
can be stuffed into a Maybach. It'd be like the circus, only better.

Transporting entire neighborhoods of poor people to upper Manhattan and lower Connecticut might seem impractical. It's not: Mexico does this sort of thing routinely. And in the long
run it might be for the good of poor people. If the consequences were more serious, maybe they wouldn't stay poor.

5) I think it's time we all become more realistic about letting the poor anywhere near Wall Street.

Lending money to poor countries was a bad idea: Does it make any more sense to lend money to poor people? They don't even have mineral rights! There's a reason the rich aren't getting richer as fast as they should: they keep getting tangled up with the poor. It's unrealistic to say that Wall Street should cut itself off entirely from poor -- or, if you will, ``mainstream'' --
culture. As I say, I'll still do business with the masses. But I'll only engage in their finances if they can clump themselves together into a semblance of a rich person. I'll still accept pension fund money, for example. (Nothing under $50 million, please.) And I'm willing to finance the purchase of entire companies staffed basically with poor people. I did deals with Milken, before they broke him. I own some Blackstone. (Hang tough, Steve!)

But never again will I go one-on-one again with poor people. They're sharks.

(Michael Lewis is the author, most recently of ``The Blind Side,'' and is a columnist for Bloomberg News. The views he expresses are his own.)»

fonte: Bloomberg

segunda-feira, setembro 03, 2007

De volta à Reforma Agrária na Educação?

O governo insistiu hoje na obrigação por parte das editoras em fixar o preço dos manuais escolares, nao podendo estas implementar aumentos de preços acima da inflação. Por outras, palavras, é o governo que fixa o valor dos manuais. Nunca esquecendo que vivemos numa sociedade onde supostamente é a lei do mercado que determina a qualidade e qualidade, atraves do equilibrio no preço, e que nao obstante, a educação é um valor essencial para o Estado, nao me parece de todo que seja via fixação de preços que se va atingir o ponto ideal ao nivel dos custos dos manuais escolares. Isto porque o problema nao pode ser resolvido desta forma, impedindo a pouca concorrencia de funcionar. O problema é antes resolvido com coragem: ou seja, impedindo conluios entre editoras, pondo em causa poderes instalados destas. Isso sim, é viver numa economia de mercado, adulta, sabendo usar as ferramentas que disponibiliza ao Estado.

domingo, setembro 02, 2007

O subprime português

Agora que a palavra "subprime" já está no vocabulário comum da população europeia não-financeira - a franja com ligações ao mundo financeiro há muito que ja sabia da extensão deste problema -, importa esclarecer ainda muitos pontos.

Na Europa - salvo em Inglaterra, se bem que em moldes diferentes - não há a diferenciação por parte das instituições de crédito face ao nível de risco dos seus clientes, pelo menos de forma tão estratificada como nos EUA, onde como já se viu há uma especialização inclusivamente para a população com maiores dificuldades em adquirir credito. Nos EUA, portanto, esta franja da população consegue emprestimos, nomeadamente hipotecas a niveis de juro bastante elevados. Então e na Europa, principalmente em Portugal?

Bem, o caso por cá é diferente, se bem que na minha opinião igualmente grave. Por cá, os bancos terão sempre assegurado o accionar da garantia, como por exemplo o imovel, para fazer face a uma eventual falha no pagamento das prestações. Como aqui não é possivel ou não é usual pedir emprestimo a meio da hipoteca sobre o valor do imovel total, voltando a 100% de endividamento, o problema que originou o credit crunch nos EUA à partida por esta via não se poe.

A questão é que há muito que muitas famílias portuguesas recorrem a outras instituições de crédito para refinanciamento e empacotamento do crédito, alargando prazos, mesmo que tal signifique mais juros - o que é perfeitamente normal, dado o risco naturalmente assumido pela instituição de crédito -, e implique obviamente o estrangualmento da capacidade de endividamento ao máximo, para toda a vida. Sem possibilidade de novos créditos. Ora, aqui é que reside o maior problema: recurso a credito para resolver problema de dificuldade de pagamento de créditos. A crise por cá é dissimulada por esta via. Os bancos ditos tradicionais não se ressentem, porque as famílias recorrem a instituições de crédito especializadas, e estas também não se queixam, dado a elevada taxa que cobram estar preparada e a conseguir fazer face à percentagem de defaults. Parece tudo bem, excepto num ponto: as famílias.

Estas já não podem deixar de pagar como nos EUA, porque não é so a casa que está em jogo, já são todos os seus rendimentos futuros. O estrangulamento é já evidente em muitos casos, e mesmo assim não parece haver grande vontade de encetar mudanças de habitos de consumo e de recurso a crédito. Parece que a aprendizagem da população portuguesa foi demasiado rápida face à estabilidade de preços e consequente nivel baixo de juros da zona euro (e ainda se queixam da entrada para a moeda única !!!): o nível de juros históricamente baixos nao poderia durar para sempre. E se algum motivo há para o ECB elevar os juros, este é um deles, ou seja, o recurso desmesurado e irracional ao crédito. Infelizmente os portugueses vão aprender esta lição da pior maneira...

sábado, setembro 01, 2007

Eu também apoio Marques Mendes porque...

- é claramente o político mais inteligente e versátil do espectro político português...

- é claramente um politico que enquanto deputado eleito por aveiro desenvolveu inegáveis esforços pela região e pela cidade...

- tem uma visão sobre o mundo e o país clarividente, e jamais pondo o aparelho do PSD acima desta sua visão...

- é sem duvida nenhuma importantissimo para mim apoiar Marques Mendes, pois assim deverei conseguir inumeros benefícios para a região e cidade...

- para além de que quando Marques Mendes for primeiro-ministro (...) Aveiro será sempre lembrada...

- não sabe o que é a Somague...

- o Ribau apoia o outro que até vai perder..

(em constante actualização, assim que me for lembrando de mais mais razões. se alguem me quiser ajudar...seja bem-vindo!)