sábado, setembro 15, 2007

Continua a luta pelo ABN Amro


Desde há alguns meses a esta parte duas ofertas concorrentes tentam ganhar o controlo do ABN Amro, um banco holandês com infraestruturas em diversas vertentes do negócio, nomeadamente na banca comercial, de investimento, corporate e mortgage.

Não se trata contudo de uma OPA normal, já que em cima da mesa está a dilaceração do ABN, iniciada com a venda do banco de mortgage americano La Salle ao Bank of America. Apesar disso, o Barclays e o consórcio liderado pelo Royal Bank of Scotland (RBS), em conjunto com o Fortis e o Santander continuam uma guerra pela posse do remanescente. Esta guerra ficou ainda mais interessante após o estalar da crise do subprime americano, já que a oferta do Barclays é feita esmagadoramente por share swap (pagamento sob forma de acções do Barclays) ao passo que o consórcio fez a esmagadora parte da oferta em cash. Contudo, se a crise do subprime afectou sobremaneira o preço das acções do sector bancário (diminuindo drasticamente o preço de oferta do Barclays), fez também aumentar e dificultar o acesso a financiamento, que o consórcio obviamente necessita angariar para tomar conta de um banco de grandes dimensões como o ABN.

Entretanto o preço do ABN oscila entre o preço (mais baixo) da oferta do Barclays e o preço oferecido pelo consórcio, enquanto se espera pela decisão da UE sobre eventuais problemas de concorrência na Belgica e Holanda onde a Fortis tem uma posição muito forte e onde poderia sair ainda mais fortalecida.

O desenlace vai sem dúvida constituir um case study para muitas aulas de corporate finance.

Sem comentários: