sábado, setembro 15, 2007

Northern Rock: a corrida aos depósitos


Já há muitos anos não se via tal coisa em território europeu, também resultante da maior estabilidade e controlo que é mantida sobre o sistema bancário.

Mas o facto é que o 3º maior banco ingles em termos de hipotecas teve enormes dificuldades de tesouraria resultantes da instabilidade do sistema bancário e teve que recorrer ao Bank of England (BoE) para resolver parte desse problema. Mas o BoE teve uma política punitiva para quem recorria a este tipo de emprestimos, ou seja, aplicava uma penalty rate, o que não ajudou muito para o caso.

Depois do Northern Rock avisar para diminuição consideravel de resultados esperados, a acção caiu cerca de 30%, o que fez pela primeira vez em muitos anos na Europa assitir-se a uma corrida aos depósitos. Obviamente, nenhum banco do mundo consegue sobreviver se todos os seus clientes decidirem levantar todo o dinheiro de uma só vez...

Ou seja, este é o grande receio dos Bancos Centrais e o motivo maior para que haja injecção de liquidez no sistema. Daí a grande preocupação dos responsáveis com esta crise de confiança desencadeada pelo subprime. Uma generalização de corrida aos depositos poderia destruir todo os sistema bancário, e deixar as economias em colapso.

Sem comentários: