terça-feira, setembro 18, 2007

Bail out!


Ben Bernanke, o chairman do Fed, resolveu hoje cortar as duas taxas de referência (a discount rate e o target do Fed funds rate) em 50 bp, ou seja, 0,50%. A taxa de juro de referência dos EUA está agora em 4,75%.


Todo este cenário resulta da avaliação que o Fed faz da economia norte-americana e do efeito do subprime na economia real. Contudo, dada a magnitude do corte (o normal sao 25 bp) tudo isto parece muito mais uma forma de "salvar" o sector financeiro do que outra coisa. As acções agradecem, com fortes ganhos imediatamente a seguir ao anuncio da decisão.


A questão impõe-se: será que esta acção do Fed poderá resolver o problema da economia americana, nomeadamente da bolha imobiliária, ou poderá agravá-la ? E por outro lado, até que ponto sendo esta uma crise de confiança do sector financeiro, poderá esta actuação normalizar a relação dos bancos entre si e com os seus clientes ?


Em minha opinião, não. Bem pelo contrário, este passo pode ter ser decisivo para o inicio de uma recessão bem maior nos EUA (sendo já o primeiro sinal). E quando os EUA espirram...

Sem comentários: