segunda-feira, dezembro 18, 2006

Pendurar as botas

A vida tem destas coisas. Para se conseguir determinados objectivos, é preciso abdicar de coisas que gostamos e que raramente sairam da nossa vida...

É assim a minha relação com o Basquetebol. Desde os 9 anos (1990/91) que pratico Basquetebol, já lá vão quase 16 anos, de forma quase ininterrupta. Ou seja, 64% da minha vida foi de alguma forma ligada a este desporto. Abdiquei de muita coisa durante todo este tempo, mas agora o fim parece inevitável. E digo-o com tristeza e muita emoção.

No passado Domingo foi o meu último jogo oficial. Hoje já sinto falta dessa adrenalina.

Foi uma carreira com pontos altos e baixos, mas sempre com muita alegria e acima de tudo com muitas amizades. Desde jogadores, adversários e colegas de equipa, a treinadores, dirigentes, arbitros e equipas médicas. Gosto de pensar que fiz muitos amigos durante todo este tempo. E isso deixa-me feliz.

Num momento destes, não posso deixar de me lembrar de todos os treinadores que tive, por ordem cronológica tanto quanto possível:

Paulo Calisto Lima (Minis e Infantis, Galitos); Rui Neves, Sr Nogueira (Minis, Galitos), Paulo Brinca (Cadetes, Jun B e Séniores, Galitos); Prof. Caciano (Selecção Distrital de Infantis), Pedro Cura e João Cura (Selecção Distrital de Juniores), Artur Lima (Selecção Nacional de Cadetes), prof Eduardo (Selecção Distrital Cadetes), Tam Ling, prof Olímpio (Selecção Nacional de Juniores, CAR Figueira Foz), prof Carlos Gonçalves (Selecção Nacional de Juniores, CAR Figueira Foz), Miguel Coelho (Jun A, Galitos e SC Beira-Mar), Carlos Cabral (Galitos), Fernando Santos (UA), prof Dinis (Jun A e Séniores, SC Beira-Mar), e João Miguel (Séniores, SC Beira-Mar).

Espero não me ter esquecido de ninguém. Uma palavra de saudade para o prof. Caciano e o prof Olímpio que infelizmente já nos deixaram, e também para o meu grande amigo Rui Roxo, que também perdeu a vida ainda jovem, com um grande futuro à sua frente.

Gosto também de lembrar de títulos e factos marcantes, como sendo, o título de Campeão Distrital de Juniores B, de Vice-Campeão Nacional de Juniores B, de Vice-Campeão Distrital de Cadetes, o de Campeão do Torneio Inter-Associações de Cadetes, o Campeão duas vezes do tornieio de Selecções Distritais, em Juniores e Cadetes, o de duas vezes Campeão Distrital de 1x1 em Cadetes, as 5 internacionalizações em Cadetes, incluíndo a participação na fase de qualificação para o Europeu, a presença na Selecção de Juniores no Centro de Alto Rendimento da Figueira da Foz, o título de Campeão Nacional de 3x3 da Sumol e presença no Europeu Universitário, pela Universidade de Aveiro; por último, a primeira experiência como treinador, treinando a equipa feminina de iniciadas do SC Beira-Mar.

1990-2001 Clube dos Galitos (Minis, Infantis, Cadetes, Jun B, Jun A e Séniores)
2001-2004 e 2006 SC Beira-Mar (Jun A e Séniores)

Acaba aqui a história. Fica a memória e acima de tudo os amigos que fiz ao longo de 16 anos na modalidade. A todos, o meu obrigado. Até sempre!

8 comentários:

Anónimo disse...

Grande Carlos!
A ti, o meu obrigado por todos os momentos que passei dentro de campo contigo. Momentos que recordo de já alguns anos quanto eramos adversários e momentos presentes, nos quais tive o prazer de envergar a mesma camisola.

Que a vida te continue a sorrir e bom sorte neste teu novo rumo.

Pode ser que um dia, quem sabe, ainda venhas dar uma perninha!
Fica bem, abraço.

Jorge Farias.

Anónimo disse...

Como te entendo, meu caro.
Com te entendo...
Um abraço

José Manuel Dias disse...

Caro Carlos Martins

Os meus parabéns pelo desempenho conseguido. Uma modalidade que na nossa terra já encheu pavilhões. Ainda me recordo dos "Beira-Mar X Esgueira" e dos "Beira-Mar X Illiabum " com o pavilhão do Beira - Mar "cheio como um ovo" e com excelente desempenho do Miller, o americano do Beira-Mar. Abraço

Sérgio Loureiro disse...

Deixo, também, a minha palavra de agradecimento pelos breves momentos que partilhei contigo no basquetebol.

Reconheço-te uma enorme lealdade e muita cumplicidade nos projectos que abraçámos juntos.

Continuamos a partilhar outras vivências, outras emoções mas em palcos diferentes. sempre com a mesma determinação que faz parte da tua forte personalidade.

Um abraço,

Sérgio Loureiro.

Fernando Santos disse...

Carlitos!

Como teu ex-treinador (apesar de não constar da lista...), teu colega de balneário e teu amigo posso-te assegurar que a viagem não termina aqui...
É que este "bicho" da bola rói muito se não fizermos nada. Acho que sabes do que falo.
E ainda tens muito tempo à tua frente...

Por agora, atira-te a eles!!
Não duvido que te vais "safar".

Gostei de estar contigo nesta primeira parte da tua viagem.
Só tive pena de não teres tido uma vitória no último jogo antes desta pausa na carreira. Merecias.

Abraço e felicidades na nova etapa.

Fanã

Anónimo disse...

Caro Carlos,
um abraço de solidariedade e de respeito pela tua decisão.
Deixaste de jogar, não deixes o basquetebol.
Carlos Cabral

Carlos Martins disse...

Obrigado a todos pelas palavras de carinho que aqui deixaram.

Vemo-nos por aí, num pavilhão qualquer!

Carlos Martins disse...

Ah! E Fanã...como me pude esquecer?!?!?! imperdoável! já está obviamente emendado. Abraço!