segunda-feira, dezembro 04, 2006

Chavez vence e dedica vitória ao povo Cubano

Já se percebeu a colagem que Chavez tenta fazer a Fidel, embarcando numa perigosa aventura "socialista" à maneira da América Latina... 60% dos votos e ambição desmedida, fazem deste novo ditador um importante foco de instabilidade naquela região.

Os EUA quando quase se viam livres de Fidel, agora deparam-se com um novo regime socialista, este bem maior e mais influente em termos regionais...

9 comentários:

José Manuel Dias disse...

Tudo tem um explicação...O Bush é que não entende. Não é só a Venezuela vêm mais a caminho na América Latina.
Cumps

Terra e Sal disse...

Que tenha um bom dia quando acordar Caro Carlos Martins...

Eu, como verificará pela hora, não consigo descansar assim, tranquilamente.
E “pastilhinhas” é coisa que não entra cá dentro, e álcool para entorpecer também não.
Depois de um dia de trabalho eis que a insónia como sempre chega, penso que, pressionada pelo desgraçado do stress que deve ser de “direita”...
Só pode ser, é que, não me “larga de mão”.
Depois, na vez de andar às voltinhas na cama até de manhã com o travesseiro que já mudei mil vezes, venho até aqui, a este Céu aberto, que é o seu “Neoliberalismo”.
Sei que depois vou sossegar e dormir ao menos, 2 horitas na paz do Senhor.

Bem, depois disto porque tenho necessidade de demonstrar que estou zangado com a insónia quero dizer-lhe que fui surpreendido pelo tema do seu post, o que, como é costume, não é natural...
Com que então “zangado”com a vontade de não sei quantos milhões de venezuelanos?
E faço a pergunta já que, interpretei a sua manifestação como desagrado pela vontade popular manifestada pelos venezuelanos...

Pareceu-me, que os desancou de língua...
Depois deu o mesmo tratamento ao Chavez, e não dá paz ao Fidel, coitado, está tão doente, a esta hora quem sabe, se calhar até já se “apagou” e está neste momento a discursar e a tentar convencer o Senhor e os anjos...
Vai ver que um dia da maneira como tudo anda, ainda o vamos encontrar num lugar de chefia se entretanto não der um golpe, e não tomar as rédeas do poder.
Estes tipos são capazes de tudo.

Falando das eleições na Venezuela.
Não me vai dizer que foram uma farsa...
E não me vai dizer também, penso eu, que aqueles milhões de votos que entraram nas urnas e que deram a vitória a Chavez com mais de 60% é de gente ignorante e analfabeta...

Então se naquelas eleições livres e democráticas (e faço ideia da pressão e do dinheiro que o W.B. despendeu para dar a volta à coisa) em que o povo venezuelano com uma fiscalização cerrada, decidiu pelo socialismo como você disse, não devemos aceitar isso e acha bem descriminá-los pelo facto?

Depois, se aquele povo maioritariamente nunca teve nada de nada, porque carga de água havia de querer um governo de direita que até hoje só serviu para os desgraçar?

Queria que eles lá seguissem o nosso exemplo de há uns anos atrás, para agora andarmos com as calças na mão?

Sabe caro amigo Carlos Martins, nem todos que ganham uns míseros 400€ por mês, um ordenado mínimo, optam por governos de “direita”e os que optaram têm agora cá, o resultado à vista...
E eles, infelizmente, nem isso ganham, imagine.

É verdade, há pessoas que nós conhecemos que gastam isso, só em tabaco e café por mês...
Agora imagine essa “ridicularia” transformada em vencimento mensal, e com ele, ter de dar de comer a uma família...

E sendo assim, e assim é, afinal o que têm a perder com a tal esquerda que o meu amigo tanto abomina?
É que, governos de “direita”já eles sabem como são...

De esquerda têm pouco experiência, é um facto, mas pelos vistos estão a gostar...

Portanto para se compreender este “fenómeno”, é preciso descer até eles, o que, compreendo, não é fácil a qualquer um...

Cumprimentos Caro Carlos Martins...
Já estou mais descontraído, agora vou ver se durmo as minhas tais 2 horitas.
Renovo o desejo de um bom dia.

Ahhh!
Ia-me esquecendo...
Cá para mim o Fidel está a dar as “vivas à Cristina”...

E é tão mauzinho que não se apaga enquanto não vir que fica por cá, pelo menos uma fotocópia sua, (dele, claro)

Carlos Martins disse...

Caro Terra&Sal,

Primeiro de tudo deixe-me desejar-lhe as melhoras para essas insónias. Não obstante e não querendo desejar-lhe qualquer mal, sempre que as tiver, faça o favor de vir cá curá-las. É com todo o prazer que vejo que posso ser-lhe útil em alguma coisa.

Agora quanto ao nosso amigo Chavez, não julgo nem tão pouco condeno o povo venezuelano pelo sentido de voto. Era o que mais faltava! Também não pus em causa o resultado, porque até acredito que haja 60% de apoiantes de Chavez na Venezuela, como tantos outros ditadores em devido tempo tiveram apoio popular. Não deixo de dizer é que se trata de um regime muito...estranho. Popularucho, pouco democrático, muito centrado no líder e com muita propaganda e exacerbado espirito nacionalista como forma de esconder os problemas reais. É só isto que afirmo. Mais nada Terra&Sal, tudo o resto são extrapolações suas.

Cumprimentos!

Anónimo disse...

Nem uma ditadura tu sabes o que é...
Ai ai...

Carlos Martins disse...

Queira o caro último anónimo referenciar onde me referi ao regime venezuelano como "ditadura".

Mas para que não restem dúvidas: o regime venezuelano é uma ditadura. Tão ditadura como o regime Norte-Coreano ou Cubano. O nosso querido PCP é que gosta de dizer que não...

Franzini disse...

Chavez pretende avançar com um referendo que o torne presidente vitalicio,acabando com as eleiçoes.
Se isto não são intuitos ditatoriais...

Anónimo disse...

este ultimo comentário é demais1 A Constituição venezuelana não permite tal bacorada!

Dj Rumbero disse...

Caros colegas, penso que sobre este tema nao se sabe muito na Europa, a realidade Venezuelana é bastante diferente do que parece. Penso que o ponto principal da discussao nao sera o governo ser de direita ou de esquerda mas sim de se tratar de uma ditadura ou de uma democracia! unicamente vou deixar alguns topicos sobre o processo eleitoral "democratico" venezuelano que eu, sim conheço como poucos e quero deixar muito claro que isto nao sao "papaias" sao acontecimentos.
Antes das eleiçoes:
- Chavez diz que ira propor un mandato vitalicio (depois de dizer isto é dificil vencer as eleiçoes num pais democratico)
- Chavez procede a obras na varanda do palacio presidencial para celebrar a vitoria nas eleiçoes. (Tinha mesmo a certeza que iria ganhar)
- A votaçao será feita electronicamente (atraves de maquinas compradas pelo governo venezuelano ha cerca de cinco anos cujo software será dificil de alterar!!)
- Representantes espanhois da uniao Europeia afirmam nao haver condiçoes claras para as eleições - procurador Venezuelano proibe a comparecencia destes observadores durante as eleiçoes.
- Sabado 2 de Dezembro (dia de reflexao, exercito na rua e proibiçao de manifestaçoes) sao ouvidas durante toda a noite manifestaçoes a favor de Hugo Chavez.
- Sabado 2 e domingo 3 de Dezembro durante estes dois dias transmissão "non stop" de propaganda politica de Hugo Chavez no canal TeleSur (com 80% do capital pertencente ao governo Venezuelano e transmissao via satelite e de recepçao por cabo na Venezuela e America Latina) - obviamente durante estes dias era proibida qualquer tipo de manifestação ou propaganda.
Já durante o domingo 3 de Dezembro dia das eleiçoes sucedeu-se o seguinte:
- Cidadaos votavam atraves das maquinas, o papel que comprova a votaçao saia em branco.
- Mesas de votaçao fecham a partir das 4 da tarde. Depois das mesas estarem fechadas começaram a chegar aos centros de votaçao autocarros cheios de pessoas escoltados pelo exercito para votar (de onde sairam estas pessoas? porque vêm em autocarros? porque sao escoltados pelo exercito? Porque so votam a esta hora?) - os responsaveis do candidato da oposiçao presentes nos centros eleitotais sao ameaçados atraves da força pelo exercito e obrigados a deixar estas pessoas votar. Nao sao casos isolados aconteceu em todos os estados da republica.
- Dia 3 de Dezembro: canais estrangeiros na Venezuela proibidos de fazerem transmissoes em directo
- Dia 3 de Dezembro 8 da tarde o canal TeleSur informa que Hugo Chavez ganhara as eliçoes (isto antes de qualquer informaçao oficial o que é proibido por lei).
- O organismo organizador das eleiçoes previa ter um resultado parcial após 3 horas do fecho dos centros de votaçao. Os primeiros resultados oficiais foram dados pasadas 8 horas! (4 horas depois de terem sido dados pelo canal TeleSur)Porque tanta espera se nos paises onde a votaçao é feita manualmente e sem recurso à electronica a media é de 4 a 5 horas?
Muitas outras coisas se sucederam e outras que se dizem mas que nao vou fazer referencia por uma questao de segurança pessoal já que todos sabemos que as ditaduras têm um controle e uma maquina de propaganda, ameaça e coacçao que trabalha perfeitamente sobre os nativos do pais em questao em qualquer parte do mundo.
Para quem quiser saber mais procurem informaçao sobre todos os cubanos (e de outras nacionalidades) naturalizados venezuelanos nos ultimos anos; Porque nos 4 dias seguintes às eleiçoes é impossivel às agencias de viagens aceder a voos para cuba? etc, etc, etc. Ah! também podem procurar informaçao sobre a revoluçao cubana e comparar, as semelhanças sao inacreditaveis
Já agora um "cheirinho" das politicas "democraticas" futuras a tomar pelo comandante num futuro muito proximo:
- Mandato Vitalicio
- Reforma na Educaçao
- Proibiçao de saida do país antes dos 18 anos.
- Contas bancarias sem movimento passarem a controlo do estado
- etc
- etc
- etc

Aos que querem falar sobre este tema apenas um conselho: informem-se.
Cumprimentos a todos os Democratas e já agora desculpem os erros.

Anónimo disse...

tudo isso existe em Portugal...