quarta-feira, abril 12, 2006

Eu não percebo o Bloco

Eu não consigo perceber o Bloco. O Dr Louçã tirou da cartola agora uns calculos que mostram e demonstram que através da OPA a Sonae vai poupar em impostos.

Eu digo: Caro Dr. Louçã, parece que descobriu a polvora! Chega de atirar areia para os olhos das pessoas com a política demagógica pela qual o BE sempre se pautou.

Qualquer aluno de licenciatura ou mestrado de economia ou gestão sabem que há poupanças fiscais e mesmo por via do aumento da dívida que permite aumentar o valor da empresa aquando de M&A. Mas isto não foi o BE que descobriu. É teoria financeira. E começou com Miller e Modigliani.

Outra questão pertinente é perceber exactamente a posição do BE em relação a takeovers. Será contra? Ou nem por isso? Defenderá por acaso que simplesmente não haja takeovers? Estranho. Um takeover acontece por dois grandes motivos: ou a empresa alvo se tornou apetecível, quer por via do preço-valor real ou por via de estrutura de capital propicia a takeover; ou em alternativa a empresa não é eficiente ou é mal gerida, levando a que as compradoras se proponham a maximizar o valor dos accionistas. Raros são os casos em que há takeovers para fechar concorrência, pois isso raramente é optimo em termos económicos.

Mas então, o BE diz que não entende os benefícios fiscais para OPA's. Uma OPA acaba por ser uma acção do proprio mercado para tornar mais eficiente as empresas envolvidas, o que acaba por só favorecer o mercado como um todo, e todos os stakeholders, incluindo a maioria dos trabalhadores. O que acho mais rídiculo é o facto de ver trabalhadores insurgirem-se contra as empresas compradoras! E fazerem inclusive manifestações! Só pode ser restícios da nacionalização da PT... Mas o dono da PT agora é outro. E não me parece de todo inteligente insurgirem-se contra um futuro patrão... Ainda para mais tentando influênciar uma decisão que é do mercado e que é perfeitamente racional: ou se vende à Sonae ou não se vende, consoante o que for mais rentável.

Sem comentários: