quinta-feira, julho 03, 2008

A figura do hiato do Neo-Liberalismo: JC Trichet !

O presidente do ECB, Jean-Claude Trichet foi a grande estrela das ultimas semanas nos mercados financeiros.

Por um lado, decidiu focar-se no único mandato do ECB, e combater as expectativas de inflação. Como tal, e com uma expressão nova (um tal de "heightened alertness" ), sinalizou a subida de taxas para a reunião de hoje, como de facto veio a suceder.

Numa altura em que a crise de confiança do sector da banca atingia o seu climax, as palavras de Trichet cairam de forma absolutamente bombastica. Senão, vejamos:

Os bancos, por definiçao, detém enormes portfolios de obrigações de taxa fixa, seja de empresas ou governos, cujo preço varia inversamente à taxa de juro. A sinalização da subida de taxas do ECB provocou um abrupto aumento das expectativas das taxas de juro de curto prazo, e imediatamente esses portofolios sofreram perdas consideraveis, precisamente numa altura em que a liquidez é um bem escasso.

Por outro lado, o preço das commodities, nomeadamente o petroleo, tem variado de forma inversa ao Dollar, pelo que as palavras de Trichet, para alem de fazer subir o Euro face ao Dollar, fizeram também disparar o preço do ouro negro, que curiosamente é um dos motivos do aumento da expectativa de inflação.

Por ultimo, o aumento das taxas provoca imediatamente uma subida das já sufocantes prestações das hipotecas, pelo que não so as pessoas veem o seu poder de compra afectado, como também os bancos veem o nivel de incumprimento aumentar.

Claro que a inflação é o único mandato do ECB, pelo que parece a acção ser correcta nesse sentido estrito...mas a que preço ?e

Sem comentários: