domingo, julho 20, 2008

Casamento para todos ? Claro

Se me perguntarem se tenho algo contra o "casamento" - leia-se contrato entre duas pessoas - de pessoas de sexo igual, a resposta é não. Cada um deve ser livre de optar pelo que muito bem entender.

Contudo, nesse caso, a igualdade deve também ser..."progressista" como advoga a JS. Ou seja, beneficios fiscais zero para todos os casais e incentivos à natalidade. Nada mais justo ou igualitário.

2 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa por usar este meio para lhe fazer uma pergunta que nada tem a ver com o post, mas aproveito o facto de se identificar como "trader" para lhe perguntar: o que é que quer dizer "operação de compra passiva" (sic)? O que é que isso acarreta, em termos de admisão, ou não, à negociação bolsista?
Obrigado pela resposta e desculpe o abuso.

Carlos Martins disse...

Pelo que me parece, a questao vai no sentido do chamado "buy and hold". Ou seja, operaçoes activas de compra de acções implica diversos movimentos de compra e venda, isto apesar de manter um sentimento bullish na acçao. Uma operaçao passiva, resume-se a comprar e esperar que a acçao atinja determinada valorizaçao.

Ha no entanto outra definiçao de compra activa e passiva, provavelmente a mais usada. Na compra activa, um investidor decide activamente que peso quer dar ao seu portfolio, enquanto na compra passiva, o investidor limita-se a replicar determinado indice no seu portfolio.

Pelas suas outras questoes, pergunto-me se estara a referir-se a operaçoes de compra propria de acçoes por parte de uma empresa. se for o caso, presumo que operaçoes activas sejam aquelas em que a empresa compra de forma discricionaria no mercado o numero de acçoes que quiser segundo determinadas regras, enquanto a operaçao passiva passa pela compra de determinada percentagem do volume diario ate atingir o montante de acçoes pretendido.


Espero ter ajudado.

Cumprimentos