quarta-feira, fevereiro 18, 2004

Um pouco de "política"...

Dia: 17 de Fevereiro de 2004
Local: Tribunal de Aveiro

Já há muito que nos habituamos a ver as mais incríveis formas de demagogia política, praticadas pelos nossos partidos políticos mais à esquerda. Ora são os dirigentes ao lado dos trabalhadores que infelizmente perdem o seu emprego (é curioso porque se sentimentos são tão nobres porque é que tem que estar lá sempre um câmera de televisão?), ora nas mais manifestações anti-globalização (que acabam sempre com uma carga policial sobre os manifestantes dado o seu bom comportamento) ou de qualquer outro cariz anti capitalismo.

O que vimos esta terça feira, foi um inadmissível aproveitamento político, de um caso que por si é polémico. Não faço qualquer crítica à posição destes partidos, mas sim à forma como usaram o tribunal para mais uma fantochada política. Os portugueses foram sondados e, apesar da fraca adesão do referendo, disseram não há despenalização do aborto. Como o resultado não agradou à nossa esquerda tão democrática, argumenta-se agora que o referendo não teve um carácter vinculativo, dada a fraca adesão.

Agora eu pergunto: se o resultado tivesse sido favorável as suas posições, será que estes aceitariam um novo referendo promovido por quem em consciência defende a não despenalização do aborto? É lógico que não. Merece este tema um debate sério, dada a gravidade do assunto em questão? Sem dúvida. Agora não se utilizem os tribunais, símbolos de um verdadeiro Estado democrático, para mais circos e minutos em prime time nas televisões.

Sem comentários: