sexta-feira, fevereiro 27, 2004

Mais um debate...

Sempre achei piada aos debates parlamentares. Porque nunca servem para grande coisa. Governo e oposição entram com as suas ideias, e saem de lá exactamente com as mesmas. Ainda está para surgir um debate onde no final se oiça: "eles afinal até têm razão".
Mas porque é que isto nunca se ouve? Porque raramente alguém tem razão. No debate de hoje as ideias chave eram: o governo a congratular-se pelos 2,8% do défice orçamental; a oposição a criticar a polítca económica seguida pelo governo.
A questão é que nem o governo tem motivos para se orgulhar do seu feito, nem a oposição tem argumentos válidos para afirmar que o caminho seguido é errado. Porque não é. O Banco de Portugal e o Banco Central são muito claros ao dizer que não restava outro caminho a seguir, sem ser o de rigor orçamental. Por outro lado, Durão Barroso não tem motivos para enaltecer tanto o seu feito de descer o défice abaixo dos 3%. Da forma que o fez até o Engº Guterres o poderia ter feito. O problema era que nessa altura, ninguém sabia realmente qual era o nosso défice. Ou se o sabiam, não sabiamos nós.

Nota: Claro que sempre há a teoria do deputado Luís Fazenda do BE, onde a recuperação económica deveria ser feita através do aumento dos salários, de forma a incentivar o consumo privado e, por conseguinte, estimular a economia nacional... Isto até aconteceria. O problema seria a inflação decorrente desse processo,e aí, já não havia volta a dar.

Sem comentários: