quinta-feira, julho 20, 2006

Por detrás da propaganda

Para isto não há anuncios pomposos e formais, cheios de powerpoints e foguetes...

«Estado recebe 10 mil novos funcionários em seis meses

Função Pública engrossou no primeiro semestre de 2006, tendo agora mais funcionários do que no início do ano, e complicando assim os planos de José Sócrates para emagrecer a Função Pública em 75 mil efectivos até ao final da legislatura.
DE

O Governo não está a conseguir reduzir o número de funcionários públicos. Nos primeiros seis meses deste ano entraram para a Função Pública 22.420 pessoas, mas apenas se reformaram 12.254. Ou seja, houve um aumento líquido de 10.166 efectivos no universo de trabalhadores. Os números constam do boletim da Direcção-Geral do Orçamento. Esta tendência contradiz os objectivos do Governo para o conjunto da legislatura, que apontam para uma redução de 75 mil funcionários.»

Diário Económico 2006-07-20

4 comentários:

Francisco Dias disse...

Tal como se passa nos funcionários públicos, passa-se com o défice e com tudo o que diz respeito a indicadores de gestão por parte do Estado. E acredito que as coisas não mudem devido a um modelo de gestão governamental totalmente ultrapassado, burocrático e portanto, ingovernável. É por esta razão que, em primeiro lugar, o Governo devia pensar em organizar-se a si mesmo, antes de querer organizar um país.

Al Berto disse...

Viva Carlos Martins:

A velha história dos "velhos do Restelo"...
As contas fazem-se no fim.

Um abraço,

José Manuel Dias disse...

Caro Carlos Martins

O tema da redução do peso da FP é aliciante e merecedor de adequada reflexão. Não comentei anteriormente este " post" porque carecia de informação adicional. O debate ontem realizado na AR, trouxe, entretanto dados novos, que gostaria de partilhar. Por razões práticas permito-me transcrever o comentário que já fiz no Blogue " Estados Gerais".

"Como já referi no meu Blogue algumas das medidas do Governo são merecedoras de aplausos.
Ficámos ontem a saber pelo Ministro das Finanças que no primeiro semestre deste ano houve uma redução de 4.345 funcionários públicos, conforme dados discriminados de entradas e saídas na FP no 1º semestre deste ano, distribuído pelos deputados, e não um aumento de 10.166 como apareceu referido na imprensa. Teixeira dos Santos, refere o DN de hoje " denunciou o facto das autarquias não estarem a contribuir para a redução do número de funcionários públicos, avançando mesmo com novas contratações". No ranking das que mais contrataram estão as Câmaras sociais democratas de Lisboa, Coimbra e Maia, e de Oeiras ( coligação independente) e a comunista de Moura.
Reduzir o peso da função pública é uma tarefa ciclópica porque contraria as lógicas do clientelismos partidário...Como dizia Perez Metello, na coluna Opinião, do citado jornal " Os partidos à direita arrepelam as barbas e rasgam as vestes, jurando ser seu grande desiderato o emagrecimento do aparelho de Estado. Coisa que nunca puseram em prática quando estiveram no poder. Mas ele está a dar os primeiros passos."
Cumps

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Buy xenical uk what is fioricet Honda hobbit Japanese hirgana flash cards Electric cooking units 1970 911 porsche