Que dizer ao processo que começou na decisão de enviar tropas (neste caso forças especiais da GNR) até ao momento em que os soldados de facto deixaram o território nacional rumo a Timor Leste? Sui generis, é o mínimo.
O poder de resposta de Portugal a uma situação de urgencia é arrepiante! Mais de uma semana para decidir se se envia ou não alguem, uns dias para decidir se são GNR ou Exercito, enfim.
Depois, como se já na bastasse, é um tal esperar pelo voo charter, ou na low cost company que aceite leva-los para Timor.
Pelo meio, a Austrália, que já depositou o seu exércio no território timorense ha semanas, para além de obviamente deter inteligence no local que avisou a tempo do evoluir dos acontecimentos, num tom de voz estranhamente autoritário mas fisicamente realista, quer obrigar Portugal a subjugar o comando dos nossos GNRs ao seu comando. Não aceitando - a meu ver bem, mas com reticencias - o nosso MNE coloca os nossos soldados numa posição que pode revelar-se incomoda no minimo. Isto é, ao colocar os GNRs sob o controlo do PM e do Presidente Xanana pode estar-se 1. a criar uma falta de consenso ao nivel do proprio Estado timorense; 2. a apoiar inusitadamente um possivel golpe de Estado; 3. a colocar a GNR como tropas neutras, no meio do fogo cruzado; 4. a colocar os soldados numa posição estratégica indefinida com consequencias que podem ser devastadoras.
Como se já não bastasse, um facto curioso: ao que parece mantimentos, equipamentos, carros e blindados portugueses irão todos no mesmo avião-bus. Ou seja, um tiro certeiro de um qualquer país arabe amigo de Freitas do Amaral, e toda a comitiva está em causa. Obviamente que esperemos que não, mas não deixa de ser um cenário possível, mesmo que indesejado e indesejavel. Va la que as tropas vão num voo comercial...
Por fim, esperemos que de facto a situação em Timor Leste melhore e a Paz seja restabelecida rapidamente.
2 comentários:
Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»
Here are some links that I believe will be interestedhttp://indexmachine.info/2414.html or http://indexmachine.info/1510.html and http://google-index.info/2656.html
Enviar um comentário