sábado, junho 03, 2006

GNR em Timor Leste

Que dizer ao processo que começou na decisão de enviar tropas (neste caso forças especiais da GNR) até ao momento em que os soldados de facto deixaram o território nacional rumo a Timor Leste? Sui generis, é o mínimo.

O poder de resposta de Portugal a uma situação de urgencia é arrepiante! Mais de uma semana para decidir se se envia ou não alguem, uns dias para decidir se são GNR ou Exercito, enfim.

Depois, como se já na bastasse, é um tal esperar pelo voo charter, ou na low cost company que aceite leva-los para Timor.

Pelo meio, a Austrália, que já depositou o seu exércio no território timorense ha semanas, para além de obviamente deter inteligence no local que avisou a tempo do evoluir dos acontecimentos, num tom de voz estranhamente autoritário mas fisicamente realista, quer obrigar Portugal a subjugar o comando dos nossos GNRs ao seu comando. Não aceitando - a meu ver bem, mas com reticencias - o nosso MNE coloca os nossos soldados numa posição que pode revelar-se incomoda no minimo. Isto é, ao colocar os GNRs sob o controlo do PM e do Presidente Xanana pode estar-se 1. a criar uma falta de consenso ao nivel do proprio Estado timorense; 2. a apoiar inusitadamente um possivel golpe de Estado; 3. a colocar a GNR como tropas neutras, no meio do fogo cruzado; 4. a colocar os soldados numa posição estratégica indefinida com consequencias que podem ser devastadoras.

Como se já não bastasse, um facto curioso: ao que parece mantimentos, equipamentos, carros e blindados portugueses irão todos no mesmo avião-bus. Ou seja, um tiro certeiro de um qualquer país arabe amigo de Freitas do Amaral, e toda a comitiva está em causa. Obviamente que esperemos que não, mas não deixa de ser um cenário possível, mesmo que indesejado e indesejavel. Va la que as tropas vão num voo comercial...

Por fim, esperemos que de facto a situação em Timor Leste melhore e a Paz seja restabelecida rapidamente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interestedhttp://indexmachine.info/2414.html or http://indexmachine.info/1510.html and http://google-index.info/2656.html