quarta-feira, junho 07, 2006

Natalidade

Os incentivos de natalidade propostos pelo Governo foram contestados pelos sindicatos e pelo patronato. Pergunto-me qual competencia da concertação social nesta política governamental...

Por outro lado, muitos dos argumentos contra estas propostas referem-se à injustiça face a casais sem filhos ou a quem prefere ficar solteiro. Ora, é precisamente esta situação que o governo pretende alterar. Não me parece que em países onde tais políticas - bem mais apetecíveis, é certo - são implementadas haja este tipo de problemas. O Estado não tem de ser igual para todos (nem o Estado soviético o era...). Tem é de implementar a suas políticas tratando igual o que deve ser tratado igual.

Por outro lado, só espero que estas propostas não sejam uma forma encoberta de resgatar mais impostos. Os incentivos à natalidade devem ser superiores à cobrança de impostos a famílias não elegíveis, senão nem vale a pena.

Para terminar, há que ter coragem de implementar políticas que realmente incentivem os casais a ter mais filhos. E já agora, a fixarem-se no interior.

Claro que depois fecham-se maternidades... O estudo científico diz que não há condições técnicas... Pois arranjem-nas... Com tanto desemprego ainda não houve nenhum iluminado que incentive e permita universidades a formarem mais técnicos em cuidados médicos?

Sem comentários: