terça-feira, junho 06, 2006

Aveiro Basket: Levem!

Parece que também há interessados na compra do Aveiro Basket! Ao que parece são os Castro Brothers. Só não digo já "levem!" porque não se sabe as condições ao certo. Alias, na notícia, leu-se "aumento de capital" para os Castro entrarem e em nenhum lado alienação de capital da Camara.

Curioso vai ser ver a reacção dos partidos da esquerda não democrática portuguesa (sim, o BE e o PCP). Quando chegaram as notícias da MoveAveiro, houve grande pseudo-amor pela coisa publica e despesista; pelos postos de trabalho; pelo serviço. E o Aveiro Basket ? Já pode ser privado é? Então aqui ja convem que o mercado funcione...

7 comentários:

Al Berto disse...

Viva Carlos:

É como diz...ainda que não queira entrar nessa de rotular os partidos que refere.

De facto também sou defensor da sustentabilidade das actividades, sejam elas quais forem, obviamente com ressalva para aquelas que, pela sua própria natureza, o não podem ser.

Não é seguramente o caso da MoveAveiro, da Aveiro Basket e similares.

É por isso que, por exemplo, penso que a CMA há muito deveria ter mandado o Sr. Capão Filipe enquanto presidente do Beira-Mar dar uma volta "ao bilhar grande".
Está o concelho "de cócoras" por causa dele e ainda fala grosso.

As pessoas estão habituadas a somente olhar para o "seu umbigo".

Cumprimentos.

Nelson Peralta disse...

O Bloco é esquerda não-democrática? Não existe democracia interna? Não defende a democracia para fora!? Não pugna por mais democracia, mais transparência e mais participação!? Sem dúvidas que sim. Portanto o único argumento de que o Bloco não é democrático é o facto de não concordar com as suas ideias. Isso sim uma concepção nada democrática.

O que escrevi sobre a MoveAveiro no Diário de Aveiro pode ser lido num destes dois locais:
http://emblocoporaveiro.org/2006/06/para-onde-se-moveaveiro.html
http://ailusaodavisao.blogspot.com/2006/06/para-onde-se-moveaveiro.html

Nota nesse texto "A privatização da empresa de transportes públicos, um bem essencial para a população (...)"

Um bem essencial para a população...

Carlos Martins disse...

Quanto à democracia interna do BE, desconheço. Nunca vi nenhum congresso ou coisa que o valha. Mas acredito que exista.

No entanto, devo dizer que entendo ser impossivel haver democracia sem economia de mercado, assim como economia de mercado sem democracia. Pelo menos de uma forma eficiente. Por conseguinte, não me parece que nem uma ideologia Marxista-Leninista nem uma trotskista permita a existencia de mercado. Por isso das duas uma: ou se assume que se que impor uma economia central ou se larga a ideologia enterrada nas cinzas do muro de Berlim. Ficar no meio é simplesmente incoerente.

Interessante a referencia à MoveAveiro, porque ficou-se sem se saber exactamente quais as ideias do BE...

Carlos Martins disse...

Quanto ao Aveiro Basket, ainda vou esperar para ver. Como ex-praticante desejo que Aveiro tenha uma equipa competitiva na Liga. Como contribuinte, não percebo porque terá a CMA de deter capital de um clube praticante de um desporto profissional.

Nelson Peralta disse...

Portanto para ti a democracia apenas existe se forem as tuas ideias as mais votadas. Se forem as dos outros trata-se de anti-democracia, interessante!

Para ti a democracia só existe com uma economia de mercado desregulada nem que condene milhões à pobreza, fome e morte. Nem Adam Smith iria tão longe...

Carlos Martins disse...

as minhas ideias ? não uso de tal falta de modestia...

Mercado sem democracia, é um caos. Eu defendo que o Estado deve ter um papel fiscalizador.

Uma democracia sem mercado (ou economia planeada) não conheço nenhuma... A China é uma ditadura, é mesmo assim ja é uma economia de mercado. Cuba é uma ditadura e usa economia de mercado no turismo. A Russia não sei muito bem o que é, talvez democracia jovem e tambem é economia de mercado, embora em estado embrionário. Quanto à antiga União Soviética, era uma economia planeada em que um tal de Estaline matou um tal de Trostky. Perfeitamente democrático...

A democracia é uma questão de escolha. Oportunidade de escolha. Liberdade de escolha. Escolha e mérito. Tudo o que uma economia planeada não tem.

Ah e claro, não havia pobres, famintos e mortos na União Soviética...Claro...

E só mais uma nota: eu nunca falei em economia de mercado desregulada. Eu percebo a confusão, mas pode regular-se sem se planear.

Cumprimentos

Anónimo disse...

mesmo nas experiências mais libertárias de que os bloquistas tanto gostam, havia uma economia absolutamente liberal. E não era regulada. Por isso acabaram mal essas tentativas.

AG