terça-feira, agosto 29, 2006

Livros escolares

Quando ouço falar em "fixação de preços" ou "congelamento de preços" fico logo de pé atrás. Desde logo porque sou neo-liberal e acredito no mercado e porque os preços claramente elevados dos livros têm que ter uma explicação lógica e cuja solução jamais pode ser administrativa.

Os livros escolares são caros. Uma explicação possível é que são caros porque a sua produção e distribuição é cara. Claro que se olharmos para as edições anuais, praticamente identicas de um ano para o outro, esta ideia é algo abalada.

Então a razão tem estar em alguma falha do mercado. Existem diversas editoras, pelo que não se pode por a questao de monopólio. Mas ha um factor importante: cada escola escolhe o seu livro. Este livre arbitrio cuja decisão devia ser tomada consoante o mercado livre, pode ser um factor de criação de falha de mercado, desde logo porque não se sabe muito bem o processo de decisão.

E depois há obviamente suspeita de conluio entre as diversas editoras. E se assim for, a solução passa pela Autoridade da Concorrência, em vez da fixação de preços ou congelamento destes.

Curioso também foi ver a reacção da Associação de Pais que exige - pasme-se - a diminuição do peso dos livros! Em vez de resolverem o problema, dão argumentos às editoras para aumentarem o preço dos livros, enquanto se mostravam agradados com as medidas do Governo. Assim não!

Sem comentários: