sábado, julho 15, 2006

TAP

Estava ontem a ver a entrevista de Fernando Pinto, o CEO da TAP, e qual não foi o meu espanto ao perceber que só desde este ano é que a TAP efectua hedging face ao petroleo...

Pior ainda, fiquei ainda a saber que a justificação para que tal não fosse feito antes foi que a maioria dos analistas indicavam que o petroleo nao iria subir mais.

Ora, apesar de toda a consideração pelo trabalho do Fernando Pinto na TAP, que considero excelente, não posso estranhar esta tomada de posição. A TAP é uma empresa de aviação, não é um especulador ou negociador de petroleo. O seu core business é o transporte de pessoas e cargas via aérea. O preço de petroleo é um risco do seu negócio o qual não consegue conhecer, pois não tem competencias para tal. É para estas situações que servem os mercados de futuros e derivados... Para eliminar este risco, isto é, a flutuação do preço do combustivel. Ou seja, através do hedging (contratos de futuros) seria possivel à TAP eliminar grande parte deste risco. Não cabe à TAP tentar especular quanto à evolução do preço do crude.

Para acabar, Fernando Pinto ainda avisou que só está protegido por hedging ate ao fim de Julho...

1 comentário:

José Manuel Dias disse...

Subscrevo a leitura efectuada. Uma exposição aos riscos da evolução preço do petróleo desnecessária...
Cumps