domingo, julho 02, 2006

Novo MNE

Um político mediocre e um diplomata de alto nível deixou o MNE alegando motivos de doença.

Desde já os votos para que a condição física do Prof. Doutor Freitas do Amaral melhore rapidamente. Sinceramente. Sem hipocrisias.

Mas os votos também para que este político sem coerencia, sem pátria, sem brilho e sem palavra não volte ao palco político. Fundador de um partido de Cristão, Centro-Direita, acaba por apoiar um partido Social Democrata (muito pouco de Centro-Direita e que acaba por eventualmente formar Governo curiosamente com o Partido que havia fundado mas decidira não apoiar) e por último apoia um partido socialista (pouco de esquerda). Ou seja, a posição que tomou foi sempre a zona cinzenta de ninguém e de todos. Curiosamente, sempre aquela que mais probabilidades tinha de vencer...

Resta o mérito de ter sido Presidente da Assembleia das Nações Unidas, empurrado por Guterres. E ficam também as posições "estranhas" pró-Irão e as posições incoerentes tomadas no Parlamento e a destempo nos jornais.

Como já disse, votos de boa saúde.

7 comentários:

Migas (miguel araújo) disse...

Amigo Carlos
A história política portuguesa sempre nos demonstrou situações em que as convicções acabam, muitas vezes por serem supra-partidárias.
Quando ainda não tinhas nascido (e eu ainda sou um teenager) já eu corrias as ruas da cidade a colar cartazes, o país a acenar bandeirnhas em campanhas ou em congressos.
Mas digo-te que desde há cerca de 12 anos para cá, para esta "guerra" eu já dei. Não me torna este facto um renegado. mas sim mais livre e mais pessoal. E acredita, muitas vezes mais homem.
Não sei se o Professor alguma vez terá abdicado da sua condição de democrata-cristão.
O seu passado político, muito mais pesado do que queres fazer passar através das tuas palavras, deu-lhe o mérito de poder tornar-se um homem político livre.
E não percebo esta indigestão do partido pelo facto de ele ter assumido a pasta do MNE. Não percebo. Quantos e quantos mudam de convicções, de partido, de independências...
O CDS não tem que renegar a sua história e os seus fundadores. O professor, pelo seu perfil e competência política, não tem que demonstrar nada a ninguém.
Se calhar não foi Freitas do Amaral que mudou... se calhar foi o próprio rumo do cds-PP.
No entanto, concordo contigo que a sua passagem pelo MNE não foi a mais subliem.
Mas isso também é um problema do PS.
Um grande abraço amigo.

Anónimo disse...

Caro Migas, deixe-me dizer-lhe que para quem tanto deu e de forma tão intensa para uma "guerra" que, creia-me, também conheci, o meu amigo está a caír na análise simples e até fácil do perfil do homem que o Carlos Martins aqui trouxe.

Não concordo também com tudo o que o Carlos escreveu e concordo consigo quando diz que a História não se renega, nunca. Com ela se aprende, com ela traçamos novos rumos, com ela redireccionamos a nossa acção e procuramos chegar onde antes não chegávamos.

O meu amigo sabe muito bem, muito melho que eu porventura, que aquele de que agora falamos não seria ninguém, e isto numa primeira e fria análise, como fundador do CDS se ao seu lado não estivesse um homem como Amaro da Costa, esse sim, o verdadeiro ideólogo do CDS, o homem sombra, aquele que, longe das luzes da ribalta tinha a extraordinária capacidade de ver mais longe do que todos os Freitas do CDS que então nascia e queria afirmar-se.

O meu amigo também sabe que o homem de quem falamos começou a preparar o seu próprio caminho assim que, ainda presidente do CDS e já depois da morte (assassinato?) de Amaro da Costa, o CDS sofreu os primeiros desaires eleitorais. Político brilhante? Que resultados obteve à frente do partido? Que estratégia tinha para o crescimento do partido que liderava? Não se recordará o caro amigo da debandada geral (Rui Pena, Vitor Sá Machado, etc?)?

Político brihante, concordarei consigo, só se fôr a traçar o seu próprio destino, colando-se sempre áqueles que estariam circunstancialmente melhor posicionados para ganhar. E não se esqueça que o senhor em causa saíu do CDS há já bastante tempo; quem renegou a História foi ele, uma História que ele próprio ajudou a construir; outros com incomparáveis mméritos ficaram: Adriano Moreira, Cavaleiro Brandão, João Morais Leitão, José Luis Nogueira de Brito, etc..

E não me venham com as historietas de grande estadista...
Não conseguiu aguentar o Governo AD após a morte de Sá Carneiro e Amaro da Costa, nem sequer manter vivo o projecto; não conseguiu unir o CDS em torno de si próprio; apenas ( o que não foi pouco, admita-se) congregou a direita contra Mário Soares numa candidatura presidencial e mesmo assim perdeu. Cavaco Silva agora ganhou. É tão simples ver a diferença!

O CDS mudou de rumo, claro que sim; tão legítimo como as pessoas mudarem de ideologias; não se esqueça caro Migas, dos constantes ataques e humilhações escritas e feitos na praça pública por esse senhor, até conseguir o que queria.

Duvido que a operação à coluna resulte. Sabe porquê? Porque Coluna é algo que ainda não se transplanta e para esse senhor que nunca teve postura vertical, só mesmo uma nova, ou transplantada de alguém que sempre tenha andado na vida de cabeça levantada.

E não me venham agora com o centrismo. Quem não concorda com as mudanças de rumo deste ou daquele partido, sendo parte integrante e figura de prestígio dele mesmo, é dentro dele que luta contra elas; não é saindo como este senhor fez.

Pois que saia de vez, como diz o Carlos Martins, da cena política e seja feliz a escrever as suas novelas. Lá jeito não lhe falta.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Lendo o que se lê, conclui-se uma coisa simples: mais do que os valores, importa o "seguidismo". A democracia não é isso...Primeiro os valores, sempre! A direita mais retrógada se nem os seus respeita, como pode respeitar o povo?
Vejamos se têm a mesma leitura para para o Basílio Horta que coopera com o Governo? Para a memória do Lucas Pires, grande ideólogo da direita, que teve de sair do CDS...Para o Manuel Monteiro traído pelos mais próximos e que teve de fundar um partido, com os valores do CDS? Para o prestigiado Adriano Moreira que não se revê no CDS...
O único puro é o ex-JSD Paulo Portas? Deixem-me rir...
É por estas e por outras que têm menos votos que os extremistas do Bloco de Esquerda. Uma última nota cavaco ganhou é certo mas com o apoio de muitos eleitores do PS, pois é, defacto, o maior aliado de Sócrates nas mudanças que o Governo vem fazendo.

Atenciosamente

Zé Centrista

ET : Ainda têm a mesma opinião do Amaro da Costa? É que ele foi Ministro no Governo do PS, com O Soares...ou esqueceram?

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Primeiro Anónimo
Não misture, porque eu também não misturei, nem nunca misturarei, a memória infindável desse grande HOMEM que foi Adelino Amaro da Costa (de quem Aveiro tem miseravelmente esquecido e de quem ele tanto gostava) com o que eu e o Carlos nos referimos.
Porque nada tem a haver. Não comparei ninguém, nem me parece que haja qualquer comparação. O que não retira em nada o que eu disse. A minha opinião (e tenho direito a tê-la, como cidadão e como centrista, repito centrista, por convicção e não por conveniência)é que Freitas do Amaral teve um percurso político na história portuguesas de louvar. Independentemente do "final da história".
E digo-lhe também que o facto da minha militância ter-se esmurado, não significa que alguma vez na vida tenha abandonado o partido, mesmo não concordando com o seu rumo. E acredite que se o mesmo virar "muitos" graus isso não significará a lógica mudança dos tempos, mas sim a sua descaracterização e a sua consequente derrocada.
E quando digo que para essa "guerra" já dei, significa tão só que dei alguns anos e muito do meu tempo. sem qualquer arrependimento nem exigência de contrapartidas.
Com todo o respeito pelos amigos que lá estão e que dão muito mais do que eu, precisei de descanso. E ao descansar a vida levou-me para outras paragens (não políticas, caro).
Foi altura de dar lugar a outros, mais importantes do que eu.
Quanto ao facto do abandono de Freitas do Amaral do partido, como o meu caro diz, há mudanças. E essas ficam para quem as tem por opção, com todas os riscos, virtuedes e defeitos.
mas isso nada tem a haver com a história. Ou melhor alterou-se a história.
Cumprimentos centristas.

Anónimo disse...

Caro Amigo:

Reiterando e estimando as melhores do Prof. venho apenas congratulá-lo pela iniciativa da criação de mais um espaço de reflexão da Direita!

Pela Pátria e pela Grei lutai!

Forte Abraço!

MF

Anónimo disse...

Meu Caro:

No meio de tamanho tédio e monotonia política, aqui fica um desabafo de um Patriota que anseia por melhores dias desta Pátria Lusa!

E Quarta-Feira subiremos mais um degrau na longa e espinhosa escadaria do Título de Campeões Mundiais!

Avé Portucale!

MF

Migas (miguel araújo) disse...

Diogo
É claro que a confiança e o relacionamento que temos dar-te-á, publicamente, a liberdade para me tratares como te convier.
Vamos a ver se me explico, melhor, de uma vez por todas.
Quem, mais ou menos assiduamente, tiver lido o meu blog, reparou que critiquei o que entendi que deveria criticar, quer a ida para o governo do Freitas do Amaral, os vários posicionamentos em relação a diversos temas e a sua viragem (!) de convicções.
Até aqui, por mais que queiram, estmos perfeitamente de acordo.
Agora... em consciência, e pelo que directamente lidei e vivi, não posso "deitar" para o lixo a sua passagem, quer queiramos quer não, de algum peso pela política nacional e pel prórpio partido. É tão simples quanto isto.
Aliás, caro amigo, até te digo mais... acho que sobrevalorizámos a questão com tanta polémica em torno da personalidade.
É como diz o ditado: quanto mais mexes na, mais ela cheira.
Não me parece lógico, coerente e racional querermos apagra o passado, como não me parece importante, relevante ou de qualquer benefício para o partido, estarmos agora preocupados com quem nos abandonou.
É só isto.
Com bons panos, com muitas nódoas, com o que quiseres!
Um grande e forte abraço