sexta-feira, julho 14, 2006

Spin-off

O termo não é muito habitual em Portugal. Não há assim tantas empresas por estas paragens que tenham subsidiarias para que o possam fazer. No entanto, há rumores que a PT poderá vir a fazer um spin-off da PT Multimédia (PTM). Interessa portanto clarificar o conceito.

Spin-off é o desanexar de uma subsidiária da empresa mãe, grosso modo. Há varios motivos que podem levar a uma decisão de spin-off. O mais usual é a intenção de reconcentrar-se no core business, tentando "vender" a subsidiária sem mudar a estrutura accionista. Isto verifica-se porque aquando do spin-off, são oferecidss aos accionistas da empresa-mãe acções da subsidiária. Por outro lado, pode também ser uma forma de valorizar a subsidiária para poder rentabiliza-la no mercado, vendendo-a lentamente, consoante a vontade da estrutura accionista da empresa-mãe. Esta operação pode levar a um buyout (e é normalmente este o interesse) por parte de um dos accionistas. O spin-off pode ainda resultar apenas de uma imposição regulatória.

2 comentários:

Al Berto disse...

Viva Carlos Martins:

Como não sou economista a minha análise muito simplista diz-me que me resta tão só desejar que a PT me continue a prestar o serviço ao meu telemóvel através da TMN.

Já não vejo a coisa da mesma maneira se for o merceeiro-mor de Portugal a fornecer-mo.

Um abraço,

Carlos Martins disse...

Caro Jose Alberto Mostardinha,

Antes de mais, queria ressalvar que este post refere-se à PT Multimédia (PTM) e não à TMN e Optimus, um caso bem mais bicudo e polemico.

Quanto à sua questão, deveria ser-lhe indiferente se o seu telemovel TMN funcionasse atraves de um controlo da PT (como agora) ou da Sonae.com, isto claro, se os preços e qualidade de serviço fossem pelo menos os que são de momento. Para o consumidor interessa o serviço e o preço...

Mas eu percebo-o. Quando e se a optimus e TMN forem um só, se calhar há menos concorrencia... Se calhar os preços serão mais facilmente "acertados" em conluios escondidos com a Vodafone... É natural, há mais poder de mercado... É precisamente isto que a Autoridade da Concorrencia está a estudar. Dois operadores moveis em Portugal é manifestamente pouco, ainda para mais quando uma fusao optimus TMN abrangeria uns 60% do mercado pelo menos... Uma das soluções avançada foi a cedencia de banda para entrada de um novo operador... A questão é quem cede essa banda... Se for só a Optimus/TMN, dificilmente é aceite pelos novos donos; se for repartida pela vodafone, é injusto para a vodafone, que sem ter voto na materia para alem de ter um novo e reforçado concorrente ainda tem que ceder a sua banda para mais um... Questões complexas...

Mas vistas bem as coisas, tudo se resume para nós meros mortais a duas coisas: preços e serviços...

Se o Eng. Belmiro é merceeiro ou não...é la com ele. O dinheiro é dele, faça o que quiser com ele... E se nao gostar de pagar os seus serviços moveis ao Eng. Belmiro, sempre pode mudar para a Vodafone. Agora ate ha serviços para manter o mesmo numero e tudo... Haja é concorrência!