domingo, março 30, 2008

O novo PSD é um perigo


Menezes veio hoje a público defender que a ser eleito, em quatro anos alinharia os impostos de Portugal pelos de Espanha. Palavra por palavra, defendeu a harmonizaçao fiscal entre os dois países.

Numa altura de eleitoralismos (nomeadamente socialista, com a baixa de IVA), este é apenas mais um anuncio para cativar votos, à custa mais uma vez da sanidade da economia Nacional.

Depois da entrada na moeda única, Portugal perdeu uma das poucas politicas que detinha para intervir na economia (leia-se politicas legitimas de uma economia de mercado): a política cambial/monetária. Soberania perdida para o ECB.

Resta apenas a política fiscal/orçamental.

Ora, harmonizando a politica fiscal por Espanha, Portugal perde essa soberania imagine-se(!) para Espanha...

A política fiscal é uma arma fundamental para qualquer Governo, e até pode casuísticamente ser optimo alinha-la por Espanha, mas nada o garante...

Um tiro no pé (mais um...) de Menezes...

1 comentário:

Rui Guerra Macedo disse...

Caro Carlos,

Admira-me que apenas diga que só o “novo PSD” é que é um perigo, após toda a polémica gerada pelo Exmo. Sr. Vereador com o pelouro da Educação da Autarquia de Aveiro, relativamente ao novo modo “inventado” de venda de senhas para as refeições escolares.
Quando li o seu comentário, no blog do meu camarada Raul Martins (http://raulventuramartins.blogspot.com), quando este escreveu o “post” – “Novas (e exemplares) medidas da CMA – O Serviço de Refeições Escolares”, pensei que iria escrever algo no seu interessante blog, o que até a data não constatei.
Sugiro assim, que leia a edição de hoje do Diário de Aveiro “online” e que me diga se não é o "PSD todo" que é um perigo?

Cumprimentos.