quarta-feira, março 19, 2008

Mais MoveAveiro


Supreende-me ( ou provavelmente nao...) a forma como é abordado a temática da MoveAveiro pelos políticos aveirenses.

Os de extrema-esquerda são pragmáticamente conta a iniciativa privada, porque o lucro e a eficiencia são inimigos da opulencia de postos de trabalho obsoletos e nao produtivos. É um pragmatismo, logo nao se discute.

Já o PS tem um discurso "interessante".

Desde logo, não apresenta uma única solução para continua situaçao deficitária da empresa. Foi criada no seu tempo de governação, o que logo à partida faria supor que saberiam como tornar essa empresa municipal sustentável. Nao sabiam e nao sabem.

Mas acima de tudo, o discurso de que deve ser o Contribuinte em geral a pagar a má gestao e falta de sustentabilidade da empresa, so porque privatizar é pouco popular para os votos dos ruidosos trabalhadores da MoveAveiro...é absolutamente lamentável e demagogico. Sugerir que nao so se deve remunicipalizar como também continuar a subsidiar o erro é talvez o maior simbolismo daquilo que é e sempre foi o PS: despesismo exacerbado e gestao ruinosa à custa do contribuinte, sob o chapeu falsamente keynesiano que deve ser o Estado a suportar tudo.

Subsidiar a MoveAveiro improdutiva e ineficiente não me parece nada boa ideia como contribuinte. Admito contudo que é possível nao privatiza-la, mas para isso é preciso saber gerir, e os actuais gestores não me parecem minimamente capazes (ou nao terão vontade de ser impopulares).

Se privatizar a MoveAveiro é a melhor opçao para a CM de Aveiro, então é um humilde assumir de incapacidade de gestão, mal do qual também o executivo PS sofria.

Fala-se imenso das reduçoes dos trajectos menos rentáveis. Mas ninguem falou ainda da eficiencia dos recursos, nem tao pouco da mobilizaçao e sensibilização para o uso de transportes publicos. Acredito piamente que esta ultima se deve a graves incompetencia dos gestores.

Se a MoveAveiro for privatizada, então é perfeitamente natural que se pague por uma gestao de qualidade. A alternativa actual é manifestamente mais cara.

Se a MoveAveiro for privatizada, os trabalhadores devem capacitar-se que a produtividade é a grande qualidade de um trabalhador, e nao a exigencia ruidosa de mais direitos, numa clara atitude egoista perante a sociedade que se pretende de mérito. Os direitos merecem-se, nao se aquirem por "lutas" e manifestaçoes de indole comunista ou sindicalista, numa cultura de proletariado que se quer erradicar a bem de todo o País.

Se a MoveAveiro for privatizada, então que Aveiro ganhe com isso, poupando uma quantidade apreciavel de recursos que podem ser canalizados para outros projectos, melhorando a qualidade de vida dos Aveirenses. Como contribuinte agrada-me essa opçao, à falta de qualidade de gestao para melhor. Mas também isso é um bom acto de gestão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro, Carlos Martins:
Muitos preconceitos tem um jovem como você!
1º - O juízo de valor, que tem, sobre "extrema-esquerda" é totalmente inadequado ... o Bloco de Esquerda não é, nunca foi, um Partido extremista e, é facto, que hoje vivemos sob várias leis de autoria desse Partido, quer lhe agrade ou não.
Será que o seu Partido, CDS/PP é de extrema Direita?!
2º - Existem empresas, assim como organizações que estão fóra dessa sua lógica, aritemética, de que tudo tem de dar lucro. A MoveAveiro é uma delas, pelo simples facto de ser uma empresa que presta serviço público.
O Carlos Martins e o CDS/PP são contra o "Serviço Público"?
Não me admira que seja porque, a vossa lógica é a do capital extremista!
Cuidado com os extremismos...

Carlos Martins disse...

Sou contra o serviço publico se este for ineficiente para os cofres publicos e portanto dos contribuintes. Ou seja, se o privado conseguir fazer melhor com menos recursos, é irrelevante se daí extrai lucro ou nao, porque houve um movimento de Pareto.