segunda-feira, março 17, 2008

Bear Stearns implodiu e foi salva... antes de reabrir o mercado


Momentos históricos nos mercados são assim. Imprevisiveis, excitantes e altamente dinamicos e voláteis.

Na ultima sexta feira a JP Morgan (terceiro maior banco americano, cujo fundador foi o maior responsável pelo salvamento dos mercados em 1929) apresentou um plano de refinanciamento da Bear Stearns, o quinto maior banco de investimento americano e um dos epicentros da crise do subprime. Nesse mesmo dia soube-se da extrema dificuldade de liquidez que a Bear Stearns apresentava. Hoje soube-se que chegou a haver resgates e levantamento de fundos de cerca de 17 mil milhoes de dollares em apenas dois dias.

O Fed interveio facilitando uma linha de 30 mil milhoes USD para a JP Morgan "ajudar" a Bear. So nesse dia a BS caiu mais de 50%. Mas ninguem estava preparado para o que vinha no fim de semana. Era de esperar que a JPM adquirisse a BS, embora ninguem soubesse quando nem por quanto, mas seria rapido.

Antes dos mercados asiáticos abrirem esta segunda feira, o Fed corta as taxas de redesconto entre bancos para 3,25% (vindo de 3,5%) e a JPM anuncia a compra da BS por apenas 240 milhoes de dollares, ou seja, 2 USD por acção. Isto signifcava uma queda de mais de 88% sobre o preço de fecho de sexta feira. Era o anuncio do fim de um banco de investimento com 85 anos de história, que tinha inclusivamente sobrevivido à Grande Depressão e ao crash de 1929.

A JPM fica com os negócios... e os activos em colapso da BS...

Sem comentários: