sábado, fevereiro 02, 2008

MoveAveiro: o que ninguem quer dizer






Há duas coisas que ninguem quer dizer:

1. É mal gerida há anos.
2. Os trabalhadores tem medo do sector privado.

E estes dois pontos nem sequer são "acontecimentos independentes" como se diz na estatística.

É mal gerida porque os gestores publicos tem uma tendencia "estranha" em não administrar eficientemente os recursos, nem a maximizar o uso dos activos. E os trabalhadores tem medo do sector privado porque sabem que sendo mal gerida no sector publico, não lhes é exigida a produtividade, qualidade e rigor que o sector privado impõe.

nota: eventuais comentários criticos a este post, antes de mais providenciem um exemplo de uma empresa publica bem gerida.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já não passava pelo seu Neoliberalismo há uns tempos. Hoje entrei e deparei com a sua observação sobre empresas públicas e privadas. Depois reporta-se à produtividade...
Eu penso que há de tudo num lado e noutro, público ou privado.
O meu Amigo melhor que qualquer outro sabe que a falta de produtividade não se deve aos trabalhadores mas sim à má gestão de recursos humanos, e essa má gestão começa logo no não pagamento de salários dignos, e outras condições sociais.
Os trabalhadores estão sempre disponíveis para dar o melhor de si em prol da sua empresa mas a grande maioria das vezes, essa empresa que eles julgam que também é sua, não os olha como parte importante e interessada, e apenas os vê como um filão a explorar com o menos custo possível. A mentalidade patronal na maioria dos casos é obsoleta, não consegue raciocinar em termos modernos, estagnou, não tem interesse para o país. Temos exemplos de empresas privadas que são bem geridas no nosso país, com lucros fabulosos e que consideram os seus trabalhadores e que os estimulam, veja-se o caso aqui bem perto da Vulcano e da Renault. Qual é o trabalhador que não gostaria de lá trabalhar e porquê?
Os trabalhadores têm medo é dos gestores incompetentes.
Depois há empresas publicas que são bem geridas veja-se o caso da Caixa Geral de Depósitos, com capital publico de 99%, e como esta, há mais, Compª de Seguros Fidelidade, Mundial Confiança etc.
Mas admito que a MoveAveiro é mal gerida, aliás, ao que ali se passa nem sequer é passível de ser gerida.
Uma empresa que não paga aos seus trabalhadores, ou que paga tarde e a más horas, como pode ter autoridade moral para gerir ou exigir seja o que for?
Cumprimentos Caro Carlos Martins

Carlos Martins disse...

Caro Terra&Sal,

Corrija-me se estou enganado, mas o seu comentario não contrariou muito do que escrevi no post... se calhar nao estamos assim em tanto desacordo...

Cumprimentos

Terra e Sal disse...

Não o quero corrigir Caro Carlos Martins mas admita que há bons gestores publicos. É certo que são pagos a preço de ouro e têm bons recursos humanos e materiais.
Só não entendi muito bem a sua expressão no parágrafo que se segue, que para mim é confuso:
"E os trabalhadores tem medo do sector privado porque sabem que sendo mal gerida no sector publico, não lhes é exigida a produtividade, qualidade e rigor que o sector privado impõe"
Mas deixe lá, ainda bem que comungamos do essencial.
Cumprimentos e continuação de bom fim de semana

Anónimo disse...

Empresas publicas bem geridas em Aveiro??

Aveiro Expo
Teatro Aveirense
EMA (do Greno)