sábado, fevereiro 02, 2008

Black Monday '08: Helicopter Ben


Foi como um acordar para o abismo. É o melhor que posso definir a sensação de estar numa sala de trading num dia de crash.

Feriado nos EUA, Martin Luther King Day, e futuros dos principais indices europeus a cair fortemente ainda nao eram 8h da manha. Estranho no mínimo. Com o decorrer do dia e com a chegada dos traders americanos (por volta das 12h) o cenário foi-se acentuando, com os futuros dos Indices americanos também a tombar, Nasdaq, S&P e Dow Jones incluidos. Tudo isto sem negociaçao no floor dos EUA. Depois de uma semana dificil com um flow de noticias particularmente mau, ainda com resticios da crise do subprime a ecoarem, nesta segunda feira tudo parecia estar encaminhado para a calma. Mas foi "nothing but". Sem qualquer notícias os indices de futuros foi simplesmente caindo, minuto atras de minuto, e pouco havia a fazer.

Terça feira, ainda antes do Mercado americano abrir depois do feriado, Ben Bernanke corta as taxas de juro de referência da Reserva Federal Americana em 75 bp (o maior corte intermeeting de sempre), depois de reuniao de urgencia do FOMC na noite de segunda.

Quarta de manha a notícia estoura: um novo "Nick Lesson" havia aparecido, desta vez na Soc Gen. De seu nome, Jerome Kerviel. Perdeu 4900 milhoes de euros, em posiçoes de notional que ultrapassavam os 50 000 milhoes em futuros de indices europeus.[seguirei com este tema noutro post].

Nesse momento percebeu-se que a (pouca) credibilidade da Fed tinha desvanecido. Ben Bernanke acabava de cortar a taxa de juro 75 bp por causa de um trader frances e não como dizia no statement por causa da economia americana. Mais tarde veio a saber-se que não só o presidente do Banco Central Frances como o próprio Trichet desde segunda feira já saberiam do caso Kerviel. Ben Bernanke fica agora numa posiçao delicada, com reunião ordinaria do FOMC para a semana seguinte (esta semana). Ou reverte o corte, ou continua com a politica de easing de taxa de juro, baixando ainda mais. Preferiu continuar a baixar, e esta semana mais 50 bp de corte foram anunciados, fixando em 3% a taxa de juro de referencia. Isto com a inflação dos US a rondar os 3%.

Sem sequer falar, Tricher e o BCE sairam muito mais fortalecidos e credibilizados de tudo isto. Resta agora saber o que resulta desta politica agressiva da Fed, ja que o mercado todo ja sabe que Ben Bernanke (ou Helicopter Ben ou Banana Bernanke, como muitos lhe chamam) cede às suas pressoes, prescindindo frequentemente do combate à inflação.

1 comentário:

RM disse...

Caro Carlos Martins
Não foi coisa para que já não te tivesse avisado. E quem ainda acredita na eficiência das políticas monetarias e na independência dos Bancos Centrais bem pode ir começando a pôr o resto das barbinhas de molho.
Porque esta crise, a meu ver, ainda não vai ficar por aqui.
Infelizmente. Mas adivinhar é dificil principalmente quando é para o futuro.
Sê bem regressado. Eu vou espreitando. Até para saber se, contrariamente a alguns "barões" do teu partido, tens independência (e coragem) suficientes para falar da gestão do HIP.
Abraço
Raul Martins