sexta-feira, setembro 29, 2006

Ditadura Comunista na venezuela usa imagem de PM português

A (louca) política Aveirense ( II ) [actualizado]

Carlos Santos (vereador da CMA e Presidente da mesa da Assembleia Concelhia do PSD Aveiro) esclarece hoje no Diário de Aveiro [não disponível online] que Raul Martins (Presidente do PS Aveiro) citou excertos de uma versão de um artigo seu que nunca chegou a ser publicado.

Ora aí está uma situação que não é dificil confirmar. Se bota não der com a perdigota, é porque alguem permitiu acesso a versões anteriores ao artigo realmente publicado e Raúl Martins não foi suficiente cauteloso para verificar...

_________________ :: __________________

Só agora pude constatar que o blog do Dr Raul Martins Margem Esquerda já retomou a actividade, com os dois artigos de opinião publicados no Diário de Aveiro aqui (artigo em causa nos paragrafos anteriorese deste post) e aqui.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Nova Lei das Finanças Locais

Relembro hoje o post de Junho, aqui. Ainda continua actual, não obstante todo o ruído e poeira que entretanto se levantou.

Consultar a proposta: aqui, aqui e aqui.

quarta-feira, setembro 27, 2006

Aznar

Jose Maria Aznar, ex-PM espanhol e conferencista profissional esteve no programa Prós e Contras da RTP (a custo zero, ao que dizem). Só ontem de madrugada tive oportunidade de ver o programa, mas ainda assim, ficam alguns comentários.

Gostei francamente da abertura com que o debate (??) / entrevista decorreu. Ficou provado que os espanhois afinal entendem perfeitamente a Lingua Portuguesa.

Mas o que mais saliento foi a frontalidade e clareza do discurso de Aznar, que resumiu em poucas palavras o porquê de Espanha em 10 anos ter disparado em relação a Portugal em termos económicos: flexibilização, mobilidade, diminuição do peso do Estado, liberalização, simplificação e menos impostos. Em suma, uma economia mais liberal.

Ah! E também comentou a provocação sobre a alegada precariedade do trabalho em Espanha. Curioso é pouca gente em Espanha se queixar disso, enquanto que em Portugal...

Claro que em Espanha, a flexibilização laboral foi inserida numa estratégia de liberalização. Em Portugal é uma consequencia da rigidez laboral...

terça-feira, setembro 26, 2006

Então e o mérito?

«Gago salva universidades com mau desempenho

Prémios de mérito prometidos há um ano às melhores universidades vão assegurar a sobrevivência das instituições com os piores indicadores de eficiência.

Há um ano, o ministro Mariano Gago definiu uma fórmula de cálculo de financiamento que prometia recompensar a eficiência com acréscimos de verbas. Afinal, para assegurar a sobrevivência das universidades com pior desempenho, a fórmula foi afastada. As melhores instituições vão acabar por receber menos


in Diário Económico, 2006-09-26

segunda-feira, setembro 25, 2006

Função Pública

82% dos funcionários públicos tem vinculo vitalício.

Uns chamam estabilidade no emprego, outros, como eu, chamam-lhe desincentivo total à produtividade, rigidez de adaptação a novas realidades, gordura do Estado.

Estabilidade no emprego é saber que se formos produtivos estaremos a contribuir para um todo que confia nos seus colaboradores, pelo que lhes garantirá e remunerará no futuro consoante o mérito.

Cavaco em Espanha e no El Pais

A primeira entrevista de Cavaco Silva depois da eleição para PR foi a um jornal espanhol. Ao mesmo tempo o semanário SOL indica que quase 1/3 dos portugueses não se importaria de ser um todo com a Espanha... Deve ser por estas coisas que chamam ao PR o representante máximo da Nação...

De relevar da visita: a inegável necessidade das empresas portuguesas se virarem para o mercado vizinho e o facto de ser umas das comitivas mais pequenas de sempre em visitas oficiais. Sendo Espanha tão longe e necessidade de investimento no mercado espanhol tao grande, se calhar preferiria que tal recorde fosse batido em visitas mais afastadas do território nacional (leia-se mais caras).

AM Aveiro

Reúne hoje a Assembleia Municipal de Aveiro extraordinariamente para discutir a temática da Saúde em Portugal e no Concelho em particular face às recentes medidas de encerramento do SAP em Aveiro.

Teaser: E a regionalização? Terá alguma coisa a ver?

OPA à PT

Já la vão 8 meses desde o anuncio de intenções da Sonae.com e da AdC...nada. Só rumores. Demasiada política e demasiado tempo estão a assombrar este caso. E os mercados ressentem-se. Não pode economia saudável sem mercados eficientes...E esta é uma clara ineficiencia do nosso mercado de capitais.

Ainda para mais, quando parece haver exigências novas da AdC e o Governo a querer intervir onde não é chamado.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Novo Bispo de Aveiro

É com grande tristeza que vejo o ainda bispo de Aveiro, António Marcelino deixar a nossa Diocese. Mas sendo uma imposição de idade, só tenho que desejar as maiores felicidades para actividades futuras do nosso querido D. António Marcelino. E já agora, porque não, felicitar e receber o nosso futuro bispo de Aveiro, até aqui bispo auxiliar de Braga, D. António Francisco dos Santos.

Oh não..! É o dia Europeu sem carros...

É o que vai certamente no pensamento de muito boa gente hoje. Em cidades sem a minima preparação para se circular em transportes publicos muito menos de bicicleta, as coisas hoje complicam-se bastante... Até o dom que o dia tinha de se lembrar o assunto se vai esbatendo com o tempo...

Compromisso Portugal

Subscrevo inteira e totalmente as posições e propostas do grupo Compromisso Portugal. É tudo o que sempre defendi para Portugal.

E vale pena tentar perceber outra coisa. Aqueles gestores, economistas e académicos não são politicos na sua esmagadora maioria. Nem querem ser. No entando, apresentam propostas com elevadíssima qualidade, mesmo que se discorde. Claro que estes senhores não estão na política também porque auferem melhores rendimentos nas suas respectivas profissões (além de pouparem desgaste de imagem pública)... E isto dá que pensar...

quinta-feira, setembro 21, 2006

A Política Aveirense

Tem estado em crescendo de intensidade a política aveirense nesta reentrada após férias. O grande evento parece ser o relatório do IGF que ainda não saiu oficialmente (pelo menos a versão final) mas todos já leem e comentam, parecendo não querer perder o comboio da análise ao dito documento. Por outro lado, aparecem as questões sempre pertinentes (??) levantadas pelo vereador da oposição Marques Pereira que nunca chegam a ter eco na Concelhia do PS local....

Mas retomando o relatório do IGF, sobre o qual só me pronunciarei em sede própria e depois de terem sido exercidos os respectivos direitos ao contraditório, parece que muita poeira já levantou. O Diário de Aveiro tem sido um autentico campo de b atalha entre o líder do PS Raúl Martins e o vereado e vice-presidente Carlos Santos. Esgrimem-se argumentos sobre um documento preliminar, mas o que transparece para a opinião pública é...pouco ou nada. O primeiro acusa a CMA de não fazer nada e ter aumentado a dívida, o segundo reclama da dívida astronómica em mãos (pelo meio também o segundo secretário da mesa da AM tem metido as suas colheradas...).

Para mim, os número falarão por si. Para o bem ou para o mal. De Aveiro, entenda-se. Aqui reagi à notícia do JN sem saber o que tinha o documento preliminar. Mas agora é tempo de analisar o documento do IGF e tirar conclusões concretas e não conduzentes a interpretações políticas. Para o bem e para o mal, é Aveiro que está em jogo.

nº3 da Revista "Pontes e Virgulas"

Mais uma mudança de Estação e mais um número da Revista Cultural da CMA "Pontes e Virgulas". Pelo que já pude ver, as melhorias qualitativas face aos primeiros números são surpreendentemente grandes!

Os primeiros números não primavam pela riqueza de conteúdos. Compreende-se, dado ser um projecto novo. Parece que já está a atingir a maturidade ao fim de 3 numeros... De facto, a revista agora já se pode com rigor chamar-se de "cultural". Até aqui, nem por isso. Um bom sinal, sem dúvida.

quarta-feira, setembro 20, 2006

Que crescimento temos afinal?

Ao contrário da tendência que parece estar a começar a verificar-se de diminuição da taxa desemprego (que não a homologa, o que logo à partida me deixa muito apreensivo...), também o desemprego entre os licenciados parece continuar a aumentar.

Dir-me-ão, este mês é natural, pois muitos licenciados acabaram de sair das universidades. Certo. Certíssimo. Custa-me a crer é que 12% de aumento da taxa neste particular possa ser recuperado facilmente com o modelo de crescimento que estamos a ver implementado em Portugal. Tanto no investimento privado (principalmente FDI) como na orientação da politica de educação...

terça-feira, setembro 19, 2006

VisaBeira vai dispersar capital em Bolsa

Segundo o Jornal de Negócios hoje, o Grupo Visabeira, detentor de 49% da empresa PDA (conjuntamente com a CM de Aveiro, que detem o restante capital), vai dispersar até 30% do seu capital em bolsa.

É este o modelo de futuro?!

Gastos ou Investimento? Cortar nas despesas estruturais ou não investir? Parece que o Governo nem pensou duas vezes...

SCUTS

A geração actual usa, não paga, deixa dívidas e País com impostos elevados...

...e a geração futura, por decisão da geração actual, é que vai pagar.

segunda-feira, setembro 18, 2006

Portugal piorou no ranking da Governance

Para ler aqui. Parece que é a corrupção e a eficácia das medidas orçamentais que nos tramaram no ranking nos últimos 4 anos. Nada de novo, portanto.

domingo, setembro 17, 2006

Edíficio "Gherkin" à venda


O mais emblemático (e recente) edíficio da City de Londres (a zona financeira da cidade) está à venda. O proprietário, a Swiss Re (empresa seguradora) está disposta a aceitar propostas no valor de 600 Milhoes de Libras (cerca de 900 milhões de Euros). O edifício de 40 andares nunca chegou a ver a sua capacidade esgotada, mas parece haver já interessados, caso da familia real de Abu Dhabi e a Prudential. De referir ainda que este edificio foi construído apos um atentatdo do IRA em 1992. Ultimamente, a City tem perdido alguma da sua imponencia em termos de grandes companhias financeiras para a nova parte financeira de Londres, Cannary Wharf, onde já localizam inumeros bancos comerciais e de investimento.

Fonte: Financial Times Weekend Edition. 16 de Setembro 2006

quinta-feira, setembro 14, 2006

"Geração Recibos Verdes"

«Acabei mais um molho de recibos verdes. Mais um. Outros estão à espera. Porque isso dos "direitos adquiridos" não é para a minha geração. Não sou da geração rasca. Sou da geração recibos verdes, a primeira da história a ser explorada pelos pais e pelos avós. Este contrato social está falido. Mas não está falido apenas economicamente. Está podre, acima de tudo, do ponto de vista moral. A geração recibos verdes não merece o respeito dos pais e dos avós, que só pensam nos "direitos adquiridos". Os meus filhos nem sequer aparecem no mapa deste mundo de "direitos adquiridos". Uma sociedade que não respeita aqueles que estão por nascer não merece o meu respeito. Mas vai roubando o meu dinheiro. Ando a pagar luxos a reformados com 48 anos. O dinheiro que me faz falta para construir a minha família vai para uns "direitos adquiridos" que apenas vi uma vez - um reformado deu-me 100 paus para comprar um "rajá" -; direitos adquiridos que serão má ficção científica para os meus filhos.»

Henrique Raposo no http://revista-atlantico.blogspot.com/

Citado e retirado do sempre brilhante Blasfémias

FMI acredita em 1.4%

Revisão em alta do FMI para o crescimento económico Português.

Contudo...

"(...) Esse ritmo é metade daquele que o FMI estima para a Zona Euro, com Portugal a divergir em termos reais dos países da moeda única pelo quinto ano consecutivo.

Tal tendência deve manter-se em 2007, com a instituição internacional a manter a previsão de um crescimento de 1,5% em Portugal, menos 0,5 pontos percentuais do que na Zona Euro. (...)

Diario Digital 14-09-2006

Jeronimoooooooooooooo!

Mais uma bela estirada do Sr Jerónimo. Desta vez propõe que as empresas com mais lucros contribuam mais para a a Seg. Social...

Oh Sr Jerónimo, se elas tiverem que contribuir mais, vão fazer tudo para ter menos lucros, ou pelo menos encontrar o ponto que optimiza a rentabilidade dos accionistas, que será necessariamente inferior ao actual. E isso significa mais dificuldades para os "seus" trabalhadores...

Inspecção IGF à CMA

Serei o único que ainda não viu o documento !?

quarta-feira, setembro 13, 2006

Ainda dizem que a crise está a passar...

...porque é que nunca ninguém se tinha já lembrado disto ?! Afinal temos um tesouro ao longo de todo o País!!!

terça-feira, setembro 12, 2006

Revisão em alta, acho eu!

«É possível que a dinâmica do segundo trimestre venha a justificar uma nova revisão em alta sa nossas previsões.»

Foi assim que Vítor Constâncio se referiu à eventual alteração da previsão do crescimento. O Governador do Banco de Portugal diz que "é possível"... Admirável a precisão das declarações...quase politizadas...

segunda-feira, setembro 11, 2006

Frases Soltas

"O Futuro é muito imprevisível"

"Eu também me senti americano"

"O Afeganistão está pior do que estava naquela altura"

"O Afeganistão HOJE é o maior produtor de ópio e é controlado por senhores da guerra"

"Os americanos só dizem mal do Bush"

Mario Soares, Prós e Contras 11 de Setembro 2006

Antecipação à nova Lei das Finanças Locais

Várias Autarquias estão a fazer uma jogada de antecipação face à nova lei das finanças locais, antecipando receitas através de entidades bancárias antes que tal seja impedido pela nova legislação.

É obvio, tal como Fernando Ruas adiantou prontamente que não se trata de uma ilegalidade, contudo, não posso deixar de pensar que se trata de uma atitude (caso seja premeditada) imoral. Nem me refiro ao facto de se hipotecar receitas futuras (tão ou mais grave que hipotecar capacidade de endividamento futura...), refiro-me antes ao facto de se aproveitar o periodo antes de entrava em vigor da lei (não será um vacatio legis, porque ainda não foi aprovada...) para se praticar algo que o espirito e letra da nova lei impede expressamente.

Sou obrigado a concordar que tal não favorece a imagem das autarquias locais. Espero não estar a falar antes de tempo, mas acho que Aveiro não está incluida neste cesto. Mas se estiver, mantenho a minha opinião.

9/11 - Mais que lembrar o horror, recordar as vítimas...





















Foto de Richard Drew, tirada as 9:41:15 am de Nova Iorque, no dia 11 de Setembro de 2001. A foto foi intitulada por "The Falling Man".

sexta-feira, setembro 08, 2006

Muita parra...

PS e PSD firmaram um acordo histórico para a reforma da Justiça. E não há duvidas que a Justiça precisa de uma reforma urgente, com acordo alargado à maior franja possível do espectro político.

Não vou criticar a não inclusão do CDS-PP no acordo nem a actuação do PR deixando-o de fora, porque julgo nem ser o essencial.

O essencial aqui é que ambos os partidos - Governo incluido - estão a dar enorme enfase ao acordo, mas daquilo que realmente interessa, ou seja, a reforma propriamente dita e os meios para a atingir e implementar, ninguém sabe de nada... E aproveitamento político desta situação de bloco central julgo servir mal os interesses do Estado, apesar de ser precisamente o contrário que têm sido apregoado.

A ver vamos no que dá...

quinta-feira, setembro 07, 2006

Terroristas no Avante! ou a solidariedade comunista

FARC marcam presença na festa do PCP! Veja aqui e aqui.

Para quando o Bin Laden e o Jerónimo a cantarem juntos a "internacional" !?

A "maquete"

Alguem viu a reportagem da SIC onde aparecia aquilo a que o jornalista chamou de "maquete" do arquitecto Frank Gary para o Parque Mayer, a qual terá custado varios milhões de euros...?

Eu sei que percebo muito pouco de arquitectura, mas aquilo parecia-me mais um amontoado de pedaços de madeira grosseiramente cortados e amontoados aleatoriamente, com uns plasticos por cima...

Não sei...

quarta-feira, setembro 06, 2006

IA, maldito IA

Há anos que defendo que o IA (Imposto Automóvel) em Portugal devia ser abolido. Há anos que pretendo uma forma de tributação não so mais justa (evitando a dupla tributação) como mais eficiente em termos ambientais.

É irrelevante para o ambiente se um audi a4 tdi tem 2.0 de cilindrada e está na garagem parado, e um smart forfour tem 1.1 de cilindrada a gasolina e anda todos os dias. Qual o mais tributado? O Audi. Qual o que mais prejudica o ambiente? O Smart. Imposto ridículo, isto é, se o objectivo do imposto é persuadir a compra de automóveis poluentes. E se não é, devia ser.

O imposto é, portanto, estupido na sua essencia. O imposto sobre o que gastamos em gasolina, portanto, poluição que criamos, estará nos combustiveis. O IA será mais um imposto de circulação. Tudo bem, mas ao menos cobrem consoante o que circularmos, e não a cilindrada.

E se há tanta preocupação com o ambiente, porque razão a estrutura tributária incide tanto sobre o Toyota Prius ?

De qualquer forma, parece que o Parlamento Europeu quer mudar alguma coisa. A ver aqui.

terça-feira, setembro 05, 2006

Aldeia Global

Eram quase 2 da manha ontem e eis que me deparo a falarl via MSN com uma amiga... Nada de extraordinário, não fosse esta amiga chamar-se Peng, estar em Shanghai e dizer-me bom dia, pois para ela já eram 9 da manha.

Hoje em dia é algo perfeitamente normal, eu sei, mas não consigo deixar de ficar surpreendido sempre que estas coisas acontecem. Uma aldeia verdadeiramente global.

Prós e Contras Mateus

José Luis Arnaut defendeu, lembrando o caso da compra do PSG em que o accionista maioritário prometeu 18% de retorno em vez do campeonato, que este não é o modelo "desportivo europeu".

Pergunto eu: se não ha retorno, porque haveria alguem de comprar acções de uma SAD ?! Por amor ao clube?! Ou talvez não se queira as SADs, então continuamos no secXIX do amadorismo?

segunda-feira, setembro 04, 2006

A Máfia Americana e os empresários portugueses

O BE está em grande. Cada tiro, cada melro. Ou seja, não diz uma para a caixa. Nem para a caixa nem lado nenhum. A demagogia está a atingir niveis nunca vistos e começa a ser preocupante. O populismo que costumam apelidar a direita portuguesa parece aparecer com contornos absurdos no BE.

Agora, parece que os empresários portugueses foram comparados à Máfia Americana. Ver aqui.

Que bom seria se essa "Máfia" fosse investir noutro país, não era Dr Louçã?

Alias, melhor seria que essas empresas mantivessem trabalhadores em excesso ou não produtivos e fossem à falência para depois serem nacionalizadas, não era Dr Louçã?

A empresa é um organismo vivo. Não é uma instituição de solidariedade social. Apesar de poder e dever ter politicas para dotar os seus trabalhadores de bem-estar no trabalho, não deve abdicar das suas responsabilidades perante os accionistas. A criação de um bom estado da economia deve-se, já que estamos num Estado tão intervencionista, partir de uma boa política económica governativa.

Ou então deixem o mercado funcionar e deixemos a extrema-esquerda com as suas hipocrisias populistas que infelizmente florescem em alturas de maior crise e desemprego.

Emprego e trabalho

BE quer menos trabalho com o mesmo salário. Aliás, o BE quer que os empresários deixem os trabalhadores deixem de trabalhar tanto e invistam em novas tecnologias. Mas claro, mantendo os salários. E os postos de trabalho, está visto.

Aliás, o BE acha que reduzindo o horário de trabalho se cria mais emprego.

Porque é q nunca pensámos nisso antes !? Claro que vamos produzir menos, mas que interessa, desde que haja emprego!

Uns marcham pelo emprego (e com menos horas) outros esforçam-se para que haja trabalho e produtividade.

Uma lufada de ar fresco (liberal) no mofo

Ribeiro e Castro em declarações particularmente felizes (raras de ver hoje em dia...) não só concorda com a baixa do IRC como demonstra ser apologista de políticas mais liberais em termos orçamentais, ou seja, desagravamento de impostos após corte na despesa publica em vez do tradicional aumento de impostos para cobrir a receita. A ver aqui.

Liberalização do mercado da electricidade ? Que mercado

Uma liberalização de mercado é sempre de aplaudir e convenhamos, não é todos os dias que assistimos a uma passagem de preços tabelados para mercado concorrencial (pelo menos em economias desenvolvidas).

A questão, contudo, é mais estranha do que à partida poderia parecer. A juntar-se à EdP neste mercado teremos...a EdP. Ou seja, vai poder passar a praticar preços monopolísticos. Algo está errado neste mercado, e nem deve ser dificil adivinhar o que é...

Ao fim ao cabo esta liberalização não passa de uma loja de conveniencia no meio da autoestrada...

domingo, setembro 03, 2006

Farewell Andre!!!


Foi em lágrimas que Andre Agassi jogou o último ponto da carreira e se despediu dos courts, após saír derrotado frente a Benjamin Becker. Jogou toda a partida em clara inferioridade fisica, mas até ao último momento, saiu como um campeão que sempre foi. Com sacríficio e dando tudo pelos fans.

Agora começa uma vida de gestor e filantropo, que já lançou as bases no passado. Jogou ténis desde os 2 anos de idade. Fez o 15º US Open este ano. O último. Agora começa uma nova vida.

Até sempre Andre!

A questão é...ainda há ?!

O chamado Movimento Compromisso Portugal defende a alienação por parte do Estado das suas posições minoritárias em diversas empresas. [ver aqui]

Já nem pergunto o porquê do Estado deter estas posições. Decerto não será uma forma de diversificar investimento nem tão pouco uma atitude centralista de controlo de decisões em empresas privadas...

Pergunto antes, porque motivo um Estado numa economia de mercado mantém estas posições... Talvez esteja à espera de uma melhoria do mercado para as vender... Ainda se fosse esse o motivo...nem era um mau motivo.

sábado, setembro 02, 2006

A demagogia em estado puro

"O crescimento da Bolsa portuguesa é à custa dos desempregados"
Francisco Louçã

sexta-feira, setembro 01, 2006

A democratização do Avante

Ao que pude ler aqui, parece que todos vão ter que pagar 4,50EUR por almoço na cantina do recinto do Avante, incluindo o líder comunista Jerónimo de Sousa.

Ora, o interessante da questão é a ressalva: só não paga quem não tiver condições financeiras.

1. - A organização irá por acaso pedir declaração de rendimentos?

2. - Se pedir a declaração, irá ao acaso verificar se o contribuinte fugiu ao fisco?

3. - E a partir de que rendimentos anuais o PCP considera "pessoa sem condições financeiras" ? Porque convenhamos, a 4,50EUR, não serão poucos...

Ainda mais curioso, é que este facto só por si é em termos de teoria politica muito interessante. Parece que então no Avante já não se comemora o comunismo - leia-se, os bens ou o almoço era de todos (ou do PCP...), feito por todos, compartilhado por todos - comemora-se antes o socialismo, com distribuição e transferência de rendimentos, do rico para o pobre - leia-se, quem for tanso paga o almoço, quem não for tem - imagine-se - ALMOÇO GRÁTIS! Afinal há !!!

O Cunhal deve andar às voltas na campa...

Quote of the Year Award...

"Alberto Souto garante existirem ainda outras incorrecções e chama a atenção para o facto do relatório ter somado dívidas de curto prazo com as dívidas a 20 anos, o que, sublinha o ex-presidente da autarquia aveirense, «induz em erro a opinião pública». "

in Diário de Aveiro, 1 de Setembro 2006

(ver notícia completa aqui)

Madrugada épica


Hoje mal dormi, mas não se excitem já caríssimos socialistas, não é peso na consciencia pelo post de ontem...

Dormi mal, mas não me arrependo depois de ter assistido a um épico encontro de Ténis, durante a madrugada de hoje.

Um grande senhor do Ténis está para se despedir, mas parece querer adiar o mais possível a saída neste seu último torneio da carreira.

Um grande senhor que apesar da idade (36), conseguiu apresentar melhor condição física que o seu adversário de apenas 21 (!!!), isto após quase 4 horas de jogo!

Estou a falar, é claro, do homem que desde pequenino estou habituado a associar a ténis e que tem já uma carreira com 20 anos...ganhou tudo o que havia para ganhar mas... não é o melhor jogador lá de casa dele!! Estou a falar portanto de Andre Agassi, o fabuloso tenista norte-americano que ainda hoje fez as delícias de 24 000 espectadores ao vivo e mais uns milhões pela televisão.

Agassi venceu este encontro da 2ª eliminatória do US Open, por 6-4, 6-4, 3-6, 5-7 e finalmente 7-5. Uma batalha incrível, com Agassi a estar em vantagem por 2-0 em sets e 4-0 no parcial do 3º set e o seu adversário, o jovem cipriota Baghdatis a dar uma excelente réplica. No final do 5º e decisivo set as caimbras afectaram o cipriota, e Agassi pode comemorar mais uma vitória fantástica!

Ainda teremos oportunidade para pelo menos mais uma vez ver Agassi em campo... mas a jogar assim ainda se arrisca a chegar ainda mais longe no US Open...