quinta-feira, julho 10, 2008

Robin Hood, Sheriff de Nottingham e o King Richard

OK. O Robin Hood roubava as colectas de imposto ao Sheriff de Nottingham, mandado pelo King John, para redistribuir pelos pobres.

Pergunta: Os escaloes de IRS e a tributação chamada "progressiva" ja nao é supostamente uma forma de redistribuição de riqueza? Então e que dizer dos infindáveis subsídios que o Estado dá aos desbarato sem saber exactamente se cumprem o fim para o qual foram criados ?

Claro que o tirano King John tentava cobrar o máximo de imposto aos cidadãos, e o Sheriff de Nottingham era o cobrador coersivo.

Pergunta: O Estado já nao cobra demasiados impostos?

A situação do povo em geral na floresta de Sherwood era de facto precária. Ao fim ao cabo, por mais que trabalhassem e recolhessem de riqueza, sabiam que mais cedo ou mais tarde o Sheriff lhes retiraria o proveito do seu trabalho.

Pergunta: A cobrança desmedida de impostos incentiva à produtividade ?

Pergunta: Cobrar impostos a quem mais conseguia ganhar (uns menos pobres que outros, mas todos pobres, todavia, em Sherwood) resolvia as desigualdades sociais ou tornava todos igualmente paupérrimos ?

Como centro da revolta popular, Robin Hood decide roubar ao Sheriff e ao King John, para devolver o dinheiro aos pobres, nao se sabe ao certo em que proporções.

Pergunta: Já nao há quem fuja ao fisco ?

Pergunta: Entre tirar e voltar a redistribuir, porque nao deixar tudo como está?

Pergunta: Já nao pagamos demasiados impostos (não esqueçamos que neste "nos" incluo as empresas que nos pagam salarios)?

Depois da chegada do King Richard, tudo ficou diferente. Presume-se que os impostos tenham baixado, porque Robin Hood viveu feliz para sempre com a Lady Marion.

Pergunta: Mas será que foi pelos roubos do Robin Hood ou por uma política diferente ?

Pergunta: O King Richard perguntou quem era o mais rico ou quem é que produzia mais ferro ou mais vestidos de cetim para a Lady Marion e passou a cobrar lhes mais imposto por isso so porque eram bens com elevada procura ?

2 comentários:

José Manuel Dias disse...

"O líder do CDS-PP, aproveitou o Debate do Estado da Nação, para uma vez mais exigir ao primeiro-ministro, a garantia de que a aplicação da taxa “Robin dos Bosques” não representa mais um aumento para os consumidores".
Retirado do Site do CDS-PP
Mas essa medida não foi tb reclamada pelo Ppaulo Portas?! existe mt gente desorientada..

Carlos Martins disse...

desorientados sao aqueles que acham que a filiaçao ou cor partidaria obrigam a uma opiniao unica. pelo menos na direita é assim...

esta é das medidas mais populistas - no pior sentido da palavra - a que ja assisti. nao tem a menor hesitação em considera la um erro gravissimo para uma economia de mercado.

cumprimentos