quarta-feira, julho 09, 2008

Empresas Municipais de Aveiro

Novo folego para a reorganização das empresas municipais em Aveiro foi agora dado pelo actual executivo. Há muito se espera a extinção de muitas destas gorduras, criadas em tempo fartura (virtual, é certo, era apenas ilusão contabilistica).

Resta esperar para ver qual as decisões a tomar, sendo que há obvias sinergias a obter na fusão de varias empresas municipais, e até forma de formar um package mais interessante para eventual venda. Não haja dúvida que o grande cancro reside no EMA, sendo a sua concessão por 60 milhoes de euros eufemisticamente utópica a meu ver, pelo que o caminho passa indubitavelmente pela constituição de um grupo empresarial municipal, capaz de gerar receitas e sinergias, assim como mais-valias para o municipio, sempre tendo em conta que o problema reside na genese (ou seja, na criaçao das empresas para camuflar divida) e nas eventuais tentativas de resoluçao do problema.

Nao obstante, a entrada de capital privado é assim mais facil e deve ser incentivado. Torna-se menos importante em que peso a CMA participa, mas convem ter algum poder de decisão, caso contrario mais vale vender a totalidade. Uma perda marginal de peso no capital que pode ser decisivo, é muito mais valioso que o preço simples da percentagem de capital, e isto deve ser introduzido em possiveis negociações, ou em alternativa, com a criação de obrigações contratuais que defendam os interesses dos municipes. Ou entao, a total privatização (a melhor opção sempre que possivel), apesar de constituir a aceitaçao da total incapacidade de gerir rentavelmente, a manutenção do erro é sempre pior.

E que nao haja duvidas, a MoveAveiro só terá futuro sendo privatizada. A gestão municipal é incompetente, a actividade sindical inaceitavel e prejudicial para a propria empresa e a politica de subsidio-dependencia apenas adia o inevital: a ruptura total.

1 comentário:

Anónimo disse...

É sempre o mesmo. Chamem os iluminados que criaram estas empresas para resolver a merda que fizeram. Ah esperem: esqueci-me que o Sócrates arranjou alguns tachos para premiar a brilhante gestão autárquica anterior.